Auxílio Brasil de 240 reais? Entenda o desconto no benefício

Somente pessoas que pegaram o empréstimo consignado do Auxilio Brasil terão o benefício reduzido para 240 reais. Saiba mais sobre o desconto.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A partir deste mês de novembro, aqueles que pegaram o empréstimo consignado do Auxílio Brasil terão o benefício descontado para o pagamento da primeira parcela da dívida. Com isso, valor será de 240 reais.

No entanto, alguns beneficiários do programa estão reclamando de cobrança antes do esperado e algumas pessoas que não solicitaram o empréstimo, ou até solicitaram, mas não receberam o valor, também estão tendo o benefício descontado. Saiba mais.

Auxílio Brasil de 240 reais? Entenda

Nesta semana, muitos beneficiários do Auxílio Brasil tiveram uma surpresa nada agradável ao abrir o aplicativo Caixa Tem para conferir o valor do benefício que será pago em novembro.

O app mostrava somente o valor de 240 reais a ser recebido, ou uma quantia próxima a essa. Além disso, o Caixa Tem também não mostrava os 200 reais do benefício complementar, previsto para ser pago até dezembro.

Isso aconteceu porque, neste mês de novembro, as parcelas do empréstimo consignado já começaram a ser descontadas da fonte, ou seja, diretamente do benefício.

Entretanto, a grande reclamação dos beneficiários é que a cobrança veio antes do esperado. Eles relatam terem sido informados pelas instituições financeiras que as parcelas só seriam descontadas a partir de dezembro ou janeiro do próximo ano.

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil

No mês de junho, já durante a campanha eleitoral, o governo anunciou a criação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, um crédito garantido pelo benefício social, em que as parcelas seriam descontadas diretamente da fonte de pagamento.

As regulamentações do empréstimo só foram divulgadas de setembro, em que foi estabelecido o limite de juros de 3,5% ao mês ou 51,5% ao ano, acima da média de outros consignados, segundo dados do Banco Central.

Enquanto o Auxílio Brasil de 600 reais começou a ser pago em agosto, o consignado até 2 mil 600 reais passou a ser pago a partir do dia 10 de outubro, justamente entre o primeiro e segundo turnos das eleições.

Em apenas 11 dias, ou seja, até o dia 21 de outubro, a Caixa já havia liberado R$ 4,3 bilhões em empréstimos para 1,7 milhão de beneficiários. 

Além da Caixa, outras 11 instituições financeiras privadas também estão autorizadas a conceder o empréstimo na modalidade consignado.

Porém, no dia 4 de outubro, a Caixa comunicou a suspensão temporária da modalidade de crédito até o dia 14, para que fosse possível processar a folha de pagamentos do Auxílio Brasil do mês de novembro.

Calendário de pagamentos do Auxílio Brasil em novembro

Confira abaixo o calendário de pagamento do Auxílio Brasil no mês de novembro.

Final do NISData de Pagamento
117 de novembro
218 de novembro
321 de novembro
422 de novembro
523 de novembro
624 de novembro
725 de novembro
828 de novembro
929 de novembro
030 de novembro

Tire suas dúvidas sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Veja a seguir as respostas para as principais dúvidas sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil e o benefício de 240 reais.

1- Por que o Caixa Tem está mostrando que vou receber somente 240 reais em novembro?

De acordo com a portaria que regulamentou a modalidade, quem tomou o empréstimo consignado poderá ter até 40% do Auxílio Brasil descontado para o pagamento das parcelas.

Dessa maneira, a parcela tem valor máximo de 160 reais, ou seja, 40% de 400 reais (que é o valor do benefício permanente), e não de 600 reais.

Vamos a um exemplo prático: quem pegou emprestado 2 mil e 600 reais, vai pagar 24 parcelas de 160 reais. No total, o valor pago será 3 mil e 840 reais. Ou seja, quase 50% a mais do valor do empréstimo.

2- Fui informado que o desconto só aconteceria em dezembro. Por que estou sendo cobrado agora?

A Caixa informou que trabalha como agente operador do Programa Social, e que os descontos obedecem a averbação realizada pelos bancos junto à Dataprev.

3- Por que no Caixa Tem ainda não aparece o benefício complementar de 200 reais?

A Caixa foi procurada, mas não respondeu a esse questionamento. Vale ressaltar que em novembro não haverá pagamento do Auxílio Gás, uma vez que o benefício é bimestral e já foi pago em outubro.

4- Não fiz o empréstimo ou ainda não o recebi, mas já estou sendo descontado. Como agir?

Caso o beneficiário não reconheça o empréstimo que está sendo descontado, a Caixa orienta que ele procure o banco em que o contrato foi celebrado para saber o que está acontecendo.

A informação sobre o banco pode ser obtida junto ao Ministério da Cidadania, pelo telefone 121.

5- Estou com o benefício bloqueado ou fui excluído do Programa. Mesmo assim preciso pagar as parcelas?

Sim. Como qualquer outro empréstimo, é necessário honrar com o compromisso assumido e pagá-lo, uma vez que o valor emprestado foi recebido.

Em caso de cancelamento do Auxílio Brasil, seja por qualquer motivo, a Caixa passará a descontar o valor por meio do débito em conta.

Se não for possível, o beneficiário poderá emitir a 2ª via do boleto com o valor atualizado no site da Caixa.

Quer continuar acompanhando notícias como esta, sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp