O que vender no Dia das Mães? 10 melhores ideias para lucrar em 2023!

As datas comemorativas são excelentes oportunidades para quem deseja lucrar mais no negócio. Por isso, confira quais são as principais sugestões para vender no Dia das Mães!

Escrito por Thainá Cunha

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Da confeitaria às joias, são muitas as possibilidades que podem ser exploradas na hora de decidir o que vender no Dia das Mães.

Mesmo diante de toda a concorrência que se acirra nesta data, com grandes promoções nas lojas físicas e no e-commerce, com criatividade e dedicação, é possível inovar e se destacar para evoluir no seu negócio.

Muito mais que utensílios de cozinha e eletrodomésticos, se você deseja conquistar mais clientes, é preciso oferecer novas e diferentes opções para agregar valor e atrair compradores.

A seguir, confira 10 sugestões criativas para decidir o que fazer para vender no Dia das Mães!

O que vender no Dia das Mães?

De acordo com a pesquisa feita pela GFK, que é uma empresa referência em inteligência de consumo e mercado, o Dia das Mães é a segunda melhor data para se vender, ficando atrás apenas do Natal.

Com isso, o dia se torna uma excelente oportunidade para quem quer começar o seu negócio ou mesmo quem já tem uma empresa, seja vendendo de terceiros ou fazendo seus próprios produtos.

Afinal, mesmo com a concorrência, o fato do setor de vendas estar em uma retomada de crescimento, oferece espaço para quem oferece produtos de qualidade e com diferenciais.

Confira, abaixo, algumas opções que valem a pena investir para obter um bom retorno financeiro e acompanhe os detalhes sobre cada uma delas em seguida!

  1. Artesanatos personalizados
  2. Cestas de presentes
  3. Chocolates e doces
  4. Produtos de beleza
  5. Kits de Spa
  6. Álbuns de fotos personalizados
  7. Almoços especiais
  8. Roupas e acessórios
  9. Passeios em família
  10. Joias e semi-joias

1. Artesanatos personalizados

Artesanato é sempre um segmento muito interessante quando se trata de presentear em determinadas ocasiões, e com o Dia das Mães não seria diferente.

O número de opções para criação e personalização de produtos é muito grande, assim como a variedade de materiais à disposição.

Vasinhos de plantas, canecas, almofadas, cadernos costurados à mão. Seja um presente unitário ou um kit, quando se trata de artesanato, o importante é despertar o talento e caprichar na criatividade para garantir um mimo diferente e único para cada cliente.

2. Cestas de presentes

Que tal arrumar mimos diversos em uma cesta bem decorada? Das mais tradicionais às que fogem do óbvio, as cestas de presente são ótimas para presentear as mães e conquistar clientes.

Na hora de confeccionar ou comprar as cestas que você vai vender aos seus clientes, leve em consideração os mais diferentes estilos, para agradar um público o mais abrangente possível.

Snacks, queijos e vinhos para as mães mais tradicionais, alimentos saudáveis para mamães num estilo mais fitness, produtos para aquelas que gostam de culinária ou de costurar, por exemplo.

Além das cestas já prontas, também vale a pena diversificar as opções e preços de produtos para que seus clientes possam montar sua própria cesta, um diferencial que dá um toque de exclusividade ao presente.

3. Chocolates e doces

Chocolates e doces podem ser verdadeiros coringas para quem está em dúvida sobre o que vender no Dia das Mães. Além de serem muito populares em datas como a Páscoa, por exemplo, as opções de formatos, ingredientes e sabores são suficientes para agradar uma ampla clientela.

Bombons de ninho, creme de avelã, licor, em unidades ou caixinhas decoradas com sabores variados, podem atender pedidos específicos de clientes, abrangendo diferentes faixas de preço.

Também são boas opções os doces caseiros, compotas e geleias de frutas, além de cupcakes e tortas, para adoçar essa data tão especial.

4. Produtos de beleza

As mamães mais vaidosas não poderiam deixar de ser lembradas, e os produtos de beleza são uma ótima aposta para conquistar essa clientela.

Aqui também vale investir nos kits, mas também oferecer os produtos individualmente, para que o cliente monte o seu de acordo com o gosto e o orçamento que mais lhe agrade.

Além dos produtos mais conhecidos, de marcas e empresas já conhecidas do público, os produtos de beleza como sabonetes, shampoos, cremes e sais de banho artesanais são algumas opções que têm conquistado um público cada vez maior.

5. Kits de Spa

Os kits de Spa são presentes criativos, que agradam em cheio quem quer proporcionar produtos especiais para o relaxamento e autocuidado de suas mães.

Máscaras hidratantes, esfoliantes, óleos corporais, velas aromáticas, óleos essenciais. O Kit Spa é um mimo ideal para quem gosta de dar atenção aos detalhes especiais que demonstram carinho e cuidado.

6. Álbuns de fotos personalizados

Papelaria artesanal, personalizada é um nicho bastante popular quando se trata de presentes para datas comemorativas.

Um álbum de fotos personalizado pode ser uma forma perfeita de proporcionar ao cliente a oportunidade de presentear sua mãe com uma boa dose de emoção e lembranças de momentos felizes.

7. Almoços especiais

Dia das Mães é um ótimo momento para reunir a família em um almoço de domingo especial, mas sem deixar a homenageada assumir as panelas. Pensando nisso, vender uma refeição sob encomenda pode ser uma ideia para quem busca o que fazer para vender no Dia das Mães.

Prepare um cardápio variado, com opções para todos os gostos, refeições tradicionais, mais leves ou mesmo culinárias típicas de determinadas regiões.

O importante é organizar tudo com antecedência para ter o tempo necessário que a cozinha sob demanda exige, e também caprichar na divulgação antecipada para atrair a clientela.

8. Roupas e acessórios

Se você já tem ou pretende iniciar um negócio com venda de roupas e acessórios femininos, tenha em mente que o Dia das Mães pode ser muito lucrativo para esse setor, mas também exige um bom planejamento e estratégias para aproveitar essa data.

Diversifique seu estoque e garanta, além da variedade, novidades em mercadoria, dentro das tendências mais atuais desse mercado.

Invista em uma boa vitrine, bem decorada, ou um mostruário criativo que chame a atenção do seu público alvo.

Capriche nas promoções especiais para a data e também na divulgação, para atingir e atrair o máximo de clientes.

9. Passeios em família.

Muitas famílias procuram presentear as mães com programas que saiam do comum no Dia das Mães.

Uma alternativa interessante é oferecer passeios, com opções diversas e acessíveis a todos os públicos, que permitam ao cliente presentear sua mãe com uma experiência marcante e única.

Organizar um piquenique no parque, um dia na praia, visitas a pontos turísticos e lugares como museus e teatros são ótimas opções a serem exploradas para incrementar suas vendas.

10. Joias e semijoias

Joias e semijoias são alternativas de presentes versáteis, de uso pessoal e que vão dialogar diretamente com vários perfis de mães, das tradicionais às mais modernas e descoladas, de todas as idades.

Discretas, minimalistas, antenadas, clássicas, é importante oferecer opções para todos os perfis, assim, o seu cliente pode escolher o que melhor combina com a mãe que vai ser presenteada.

Outra boa aposta, sempre em alta, é a das joias e semijoias com temas religiosos, como escapulários e outras peças em geral, discretas, sóbrias e tradicionais, para as mães que gostam de acessórios que representam suas crenças. 

Como vender mais no Dia das Mães?

Não basta apenas saber o que fazer para vender no Dia das Mães. É preciso se planejar, traçar estratégias e estar atento a todos os detalhes para atrair clientes e aumentar suas vendas.

Um bom planejamento, além de garantir a renda extra, pode fidelizar novos clientes que voltarão a comprar em outras datas.

A seguir, confira algumas dicas para se destacar, superar a concorrência e melhorar suas vendas nessa data.

Ofereça kits de produtos

Além dos produtos unitários, os kits geram mais opções de personalização e podem atender a todos os perfis nas mais variadas faixas de preço.

Use a internet a seu favor

Utilize as redes sociais para divulgação, faça campanhas criativas, que gerem engajamento. Nesse sentido, canais, como o e-mail para uma divulgação mais ampla e o WhatsApp para comunicar de forma mais direta sobre novidades e promoções, podem fazer toda a diferença.

Aposte em vendas adicionais

Invista na estratégia de venda baseada na oferta de itens extras para aquele cliente que já vai comprar de você. Por exemplo, se a filha comprar um sabonete para a mãe, dê a sugestão de adicionar um hidratante ou monte um combo de produtos, pois isso pode gerar vendas adicionais.

Capriche no atendimento

O atendimento deve ser um diferencial se você quer se destacar.

Se prepare, treine sua equipe para lidar com um volume maior de clientes, pense em todos os cenários, desde facilitar a tomada de decisão do comprador a lidar com o cliente que deixa para a última hora.

Presencial ou online, o atendimento deve ser atencioso e oferecer respostas rápidas, para evitar que o cliente procure a concorrência.

Faça parcerias com empresas de outros segmentos

Procure firmar parcerias com empresas de segmentos que possam agregar valor aos produtos que você vende.

Estúdios fotográficos, floriculturas, confeitarias, lojas de bijuterias, são algumas parcerias que podem ajudar a montar e diversificar seus kits, por exemplo.

Ofereça brindes e mimos extras ao seu cliente

Invista em mimos para oferecer ao cliente uma atenção extra, um detalhe além do que ele esperava.

Cartões, rosas, um produto para degustação, um bombom. Use esse mimo extra também como forma de divulgação, personalizando o produto com sua logomarca, para que o cliente lembre da sua loja como primeira opção para uma próxima compra.

Como inovar nessa data?

Inovar pode ser a chave para se destacar e alavancar suas vendas numa data com tanta concorrência como o Dia das Mães. É essencial conhecer seu público alvo, o comportamento do consumidor no cenário atual e, a partir disso, traçar suas estratégias e planejamento.

Confira alguns pontos que merecem atenção quando se trata de vender mais e melhor no Dia das Mães!

Público alvo

Em regra quem compra o presente nessa data são os maridos e os filhos, não as mães, e é essencial ter isso em mente na hora de elaborar sua estratégia de divulgação.

Promoções

As promoções são sempre atrativas para o cliente, e devem dar um senso de urgência e prazo limitado para os descontos oferecidos.

Frete grátis, cupons de desconto e preços especiais também são opções de promoções para atrair e fidelizar o cliente.

Formas de pagamento

Além dos meios tradicionais de pagamento, por máquinas de cartão e dinheiro, possibilite ao cliente pagar sua compra por meio de opções tecnológicas mais atuais, como Pix e QR Code.

Essa data é uma excelente oportunidade para aumentar seu faturamento, conquistar e fidelizar novos clientes e garantir a sustentabilidade do empreendimento.

Porém, é importante saber o que vender no Dia das Mães e criar um planejamento com antecedência, para que tudo possa correr da maneira mais organizada possível, ajudando a surpreender e fidelizar o cliente.

Perguntas frequentes:

  1. O que mais vende no Dia das Mães?

    Considerando os segmentos que mais vendem no Dia das Mães, podemos destacar chocolates, flores, cosméticos, eletrodomésticos, roupas, acessórios, cestas e kits de produtos.

  2. Como atrair clientes para o Dia das Mães?

    A melhor maneira de atrair clientes é investindo em estratégias de planejamento prévio, divulgação e organização do seu negócio.

  3. O que vender no Dia das Mães para ganhar dinheiro?

    As principais ideias são: artesanatos personalizados; cestas de presentes; chocolates e doces; produtos de beleza; kits de Spa; álbuns de fotos personalizados; almoços especiais; roupas e acessórios; passeios em família; joias e semi-joias

  4. O que é mais vendido no Dia das Mães?

    Segundo a pesquisa Behup realizada em 2021, os produtos mais vendidos no Dia das Mães são: roupas, perfumes, chocolates e doces, flores e calçados.

  5. Como vender no Dia das Mães?

    Para vender no Dia das Mães, vale a pena oferecer kits de produtos, usar a internet a seu favor, ter um bom atendimento, fazer parcerias com outros segmentos, oferecer brindes e promoções.

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