Pagamento recorrente: o que é, como funciona e quais os tipos?

O pagamento recorrente é um modelo que se popularizou nos últimos anos. Entenda como ele funciona e quais os benefícios de contratar!

Escrito por Thainá Cunha

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O pagamento recorrente é uma alternativa de cobrança que vem se popularizando no mercado, e traz diversos benefícios para os consumidores e empresas.

Esse formato permite descontos automáticos para renovar assinaturas, produtos e serviços, simplificando o controle financeiro dos consumidores.

Além disso, é um modelo prático, com diferentes opções para escolher, e traz mais facilidade para quem deseja aproveitar serviços de maneira ininterrupta.

No entanto, ainda podem existir dúvidas sobre essa cobrança, e é importante entender como ela funciona antes de aderir.

Por isso, confira mais informações sobre o que é pagamento recorrente, como contratá-lo e quais as vantagens de optar pela cobrança automática das suas assinaturas.

O que é pagamento recorrente?

Pagamento recorrente é o nome dado ao tipo de cobrança que ocorre com periodicidade, por meio de acordo pré-determinado entre vendedor e cliente.

Os períodos variam, sendo, geralmente, um débito mensal. No entanto, também existe a possibilidade de realizar inscrições bimestrais, semestrais ou anuais, por exemplo.

Uma vez que o consumidor concorda com a contratação, sua forma de pagamento permanece inscrita para desconto automático após o encerramento do prazo negociado inicialmente.

Dessa forma, não precisa se preocupar em informar seus dados novamente para o cadastro, pois a cobrança acontece de forma recorrente. 

O método mais conhecido para os débitos é por meio de cartões de crédito, mas algumas empresas também trabalham com desconto na conta-corrente ou por meio de dedução do saldo em carteiras virtuais.

Esse formato de recebimento se tornou popular com empresas de streaming de serviços, mas já era utilizado por companhias de telecomunicação e serviços públicos, como água e energia. Posteriormente, também possibilitou a criação de clubes de assinatura, de serviços e produtos.

Como funciona?

O pagamento recorrente funciona de maneira simples para o consumidor. Uma vez que ele concorda com a compra e permite os descontos, sua forma de pagamento ficará registrada e terá o abatimento do valor combinado a cada novo ciclo.

Inicialmente, é preciso realizar um cadastro inicial na plataforma ou empresa que está cedendo o serviço ou produto. Isso porque é necessário ter as informações do cliente no banco de dados, para realizar a dedução.

No entanto, com o registro, o consumidor já terá seus dados salvos e não precisará se preocupar em fazer os pagamentos novamente após encerrar o período de utilização.

Assim, se o contrato de assinatura é mensal, em vez de renovar o serviço todos os meses, o pagamento recorrente debita o valor diretamente da forma de pagamento disponibilizada e mantém o acesso ativo.

Caso exista algum problema com o saldo, como falta de limite no cartão ou valor insuficiente na conta, a plataforma entra em contato com o cliente e informa que a tentativa não foi bem-sucedida. 

Se não houver cadastro de uma nova forma de pagamento ou sucesso no desconto, o serviço é cancelado.

Para as empresas de serviços e produtos, essa rotina é possível por meio de um sistema integrado ligado diretamente à base de dados de clientes.

Ele identifica os ciclos e emite a ordem de pagamento de forma automática após confirmar o cadastro do consumidor.

No entanto, para receber e repassar o valor, é necessário que a empresa seja uma instituição autorizada a administrar recursos financeiros. Dessa forma, o gestor poderá receber seus pagamentos e transferí-los para sua conta.

Veja também como funcionam outros meios de pagamento, como QR Code, link de pagamento e carnê!

Quais são os tipos de pagamento recorrente?

Para oferecer o pagamento recorrente para os clientes, a empresa pode trabalhar com diferentes tipos de cobrança. Conheça a diferença entre as principais e quais as características que destacam cada modalidade:

Assinaturas

A assinatura de serviços ou produtos é uma das formas mais tradicionais de pagamento recorrente utilizado pelas empresas. 

Também é uma estratégia de fidelização do cliente, pois permite que o cliente receba as mercadorias em sua casa, com praticidade, além da possibilidade de ter recompensas exclusivas.

É o caso de assinaturas de clubes de revistas, por exemplo, que garante ao cliente continuar consumindo as edições e tornando-se mais fidelizado.

Além disso, existem diversos tipos de assinaturas, como mensal, trimestral ou anual. O valor é fixo conforme o contrato, e se destaca, principalmente, pela comodidade de receber os benefícios que a companhia disponibiliza em casa.

Planos

Enquanto isso, planos são propostas apresentadas pelas empresas para atrair novos clientes, e costuma trazer características diferentes para cada opção.

Embora o serviço ou produto principal não mude, cada plano traz mais ou menos benefícios para o consumidor, dependendo da escolha que melhor se adequar ao seu perfil.

Por exemplo, serviços de streaming oferecem planos com valores distintos e possibilidades como assistir em mais telas simultaneamente, ou ter conteúdo em qualidade ampliada.

Ou, ainda, planos de serviços como academias, que incluem aulas diferentes ou mais acesso durante a semana conforme o que o cliente escolher.

Nessa alternativa, também existe a possibilidade de mudar o pagamento recorrente, melhorando o plano para ter mais benefícios.

Ainda, o cancelamento do plano não encerra o acesso imediatamente, e permite que o consumidor continue aproveitando até o fim do ciclo, independente do desconto programado ou não.

Mensalidades

As mensalidades também são uma forma de pagamento recorrente para o uso de um produto ou serviço, mas, ao contrário das demais opções, não possui flexibilidade na escolha do ciclo de cobrança.

Isso porque os descontos são apenas mensais, e costumam ser valores fixos, mas com menor burocracia na mudança de custos de um mês para o outro.

A renovação do contrato para mensalidades também pode incluir outros períodos. Por exemplo, é o caso de universidades e instituições de ensino particulares. 

Embora o aluno precise pagar pelo serviço todos os meses, seu contrato costuma ser semestral ou anual. Se o cliente optar pelo cancelamento, pode ter que pagar multas.

Além disso, é uma forma de serviço mais convencional, mas que também se modernizou, permitindo o pagamento recorrente automático.

Como gerar um pagamento recorrente?

Para gerar um pagamento recorrente, geralmente o usuário deve concordar com o serviço e informar um meio de pagamento válido.

O sistema de cobrança exige um cadastro inicial, para inscrever as informações do cliente no banco de dados. Dessa forma, será possível seguir com os descontos durante os ciclos de contratação.

Assim, o consumidor poderá escolher o serviço ou produto que mais combina com seu perfil, e aceitar os termos e condições da empresa. Esse documento informa todas as regras de débito automático.

Uma vez que o cliente aceitou esse formato de cobrança, basta seguir com a contratação, informando sobre a forma de pagamento. No caso de cartões de crédito, é necessário salvar o número e código de segurança.

Outras opções, como carteira virtual e gateways, também possibilitam o pagamento recorrente, desde que a empresa que oferece o serviço trabalhe com esses canais.

Em alguns casos, a adesão ao pagamento recorrente é automática, como o caso de serviços de streaming, por exemplo.

Dessa forma, a menos que o consumidor cancele a cobrança ou altere a forma de pagamento, o desconto acontecerá normalmente.

Ainda, existe a opção de escolher uma assinatura com data de validade, como planos de três ou seis meses. Assim, não é necessário cancelar para evitar a cobrança, pois ela se encerra após o fim do período.

Se o cliente alterar seu cadastro ou mudar o plano do pagamento recorrente, o ciclo irá recomeçar a partir da data em que realizou essa troca.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Utilizar o pagamento recorrente apresenta algumas vantagens e desvantagens para o cliente e para o vendedor. 

Veja os principais pontos de avaliação e saiba o que considerar antes de tomar uma decisão:

Vantagens do pagamento recorrente

Alguns dos pontos positivos do pagamento recorrente para os clientes inclui:

  • praticidade e comodidade;
  • acesso ao serviço ou produto renovado;
  • maior controle financeiro.

Isso porque a cobrança ocorre de forma automática, sem a necessidade de se atentar para prazos ou renovações.

O acesso ao serviço continua até o momento de encerramento do ciclo, trazendo mais praticidade para a rotina.

Além disso, é um modelo de desconto que realiza os débitos nos mesmos dias, com o mesmo valor. Dessa forma, o consumidor poderá organizar suas finanças com maior certeza, pois terá controle sobre o saldo e sobre o serviço que consome.

Enquanto isso, o pagamento recorrente também é vantajoso para vendedores e empresas, pois:

  • diminui inadimplências;
  • centraliza as cobranças;
  • automatiza o serviço.

O gestor não precisará mais administrar cada etapa das cobranças dos clientes de forma manual, contando com um sistema que centraliza todas as informações e recebimentos.

Além disso, com o desconto automático no canal de pagamento, diminuirá as chances do consumidor esquecer o pagamento ou deixar de renovar o plano.

Ainda, é uma forma de automatizar e modernizar as cobranças da empresa, destacando-a para o mercado.

Desvantagens do pagamento recorrente

Por outro lado, existem alguns pontos menos positivos quanto ao pagamento recorrente, principalmente quanto à autonomia do cliente e do vendedor.

Para quem assina os planos ou assinaturas com essa cobrança, não existe forma de flexibilizar os descontos, como dividir o preço em mais de uma opção de pagamento.

Além disso, se desejar trocar de conta ou cartão, terá que iniciar o ciclo novamente, o que pode comprometer sua organização financeira.

Enquanto isso, para os vendedores, também é um sistema que diminui sua autonomia, pois ele realiza todas as etapas de gestão financeira.

Desde o cadastro dos clientes, emissão de cobranças, até recebimentos e transferência para a conta, tudo dependerá de uma única plataforma.

Além de ficar dependente das taxas da empresa escolhida, o gestor também deverá se atentar para que o serviço esteja funcionando em tempo integral, ou terá problemas com os pagamentos automáticos.

Qual maquininha faz pagamento recorrente?

Por ser um serviço financeiro, existem algumas maquininhas de cartão de crédito que trabalham com o pagamento recorrente, como PagSeguro, PayPal e Wirecard.

Nesse caso, além de ter o aparelho para trabalhar com cartões físicos, o vendedor também poderá acionar a plataforma de cobrança automática para incluir na sua empresa.

Uma vez que o funcionamento é semelhante na maioria das empresas, as diferenças entre as operadoras de maquininhas se concentra nas taxas de transação e soluções adicionais para a empresa que oferece o serviço recorrente.

Além disso, existe a possibilidade de trabalhar com outras instituições de pagamento

Nesse caso, elas não oferecem, necessariamente, uma maquininha de cartão, mas permitem a instalação da plataforma e integração das informações para o cliente.

Quando vale a pena usar o pagamento recorrente? 

O pagamento recorrente é uma alternativa que vale a pena quem deseja ter mais controle financeiro e aproveitar produtos e serviços de forma ininterrupta.

Esse modelo permite que o consumidor possa aproveitar as ofertas e planos sem se preocupar com renovação manual ou inserir novamente seus dados para pagamento.

Além disso, é o formato que mais se popularizou em ofertas relacionadas a streaming e outros recursos de utilidade virtual.

Assim, para quem deseja aproveitar benefícios de serviços digitais com mais praticidade, ou receber benefícios e recompensas na comodidade de casa, vale a pena optar pelo pagamento recorrente no dia a dia.

E uma vez que a maioria das empresas está optando por esse tipo de modalidade de cobrança, a opção se tornará a principal em alguns segmentos.

Se familiarizar com a alternativa e conhecer como ela funciona é essencial para o cliente ter mais confiança nessa opção e adotá-la para facilitar seu dia a dia.

Conclusão

O pagamento recorrente está se tornando cada vez mais a principal forma de cobrança das empresas, por conta das vantagens que oferece para o negócio, enquanto é uma opção prática e cômoda para os consumidores.

Por esse motivo, é importante entender como ela funciona e qual a diferença para as principais formas de atuação.

Dessa forma, será possível escolher a melhor alternativa para o seu perfil, e aproveitar serviços e produtos com mais facilidade e controle.

No entanto, lembre-se de ter atenção para as cobranças, para não se perder na organização e evitar descontos na forma de pagamento errado. A recomendação é acompanhar o pagamento recorrente no seu controle financeiro, para não ter surpresas a cada mês.

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Perguntas frequentes

  1. Como funciona o pagamento recorrente?

    O pagamento recorrente realiza descontos periódicos para realizar a manutenção do serviço ou produto do consumidor. A cobrança acontece automaticamente na forma de pagamento informada.

  2. O que é pagamento recorrente no cartão de crédito?

    O pagamento recorrente no cartão de crédito é o desconto automático de uma assinatura ou plano após contratação. O cliente continua com acesso ao serviço ou produto, e o valor é debitado no seu cartão, incluso na fatura.

  3. Como fazer cobrança recorrente no cartão de crédito?

    Para optar pelo pagamento recorrente no cartão de crédito, o cliente deverá selecionar essa opção durante a primeira contratação. Empresas que desejam trabalhar com essa opção precisam de uma plataforma integrada para isso.

  4. Qual maquininha faz pagamento recorrente?

    Algumas das maquininhas que trabalham com pagamento recorrente inclui PagSeguro, PayPal e Wirecard.

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