Guia completo sobre o IPVA 2021: veja as informações por estado e como economizar na hora de pagar

Victor Leitao
Victor Leitão
guia-completo-ipva
O pagamento do IPVA 2021 tem uma função estratégica nas suas finanças pessoais. Por isso, veja como analisar o pagamento, organizar a despesa dentro do seu orçamento e muito mais.

Artigo originalmente publicado em blog.mobills.com.br. Conteúdos e comentários foram integralmente mantidos.

Guia completo sobre o IPVA 2021: veja as informações por estado e como economizar na hora de pagar

Começo de ano é sempre chatinho para nossas finanças pessoais, pois é aquela época de pagar alguns impostos, como o IPVA.

Continua após a publicidade

Se você é proprietário de um veículo, então é importante tirar todas as suas dúvidas sobre esse imposto anual.

Quanto mais informado você estiver, menos erros vai cometer, como perder o prazo do pagamento ou falhar na hora de escolher entre pagar à vista ou parcelado, por exemplo.

Continua após a publicidade

A começar pelo valor do IPVA 2021. Você já sabe quanto custa? O desconto para pagamento integral é interessante? Como pagá-lo? Aposto que você já se fez, pelo menos, uma dessas perguntas.

Por isso, reuni neste artigo as principais perguntas sobre como pagar IPVA em 2021. Carros isentos da cobrança, bancos que oferecem facilidades para o pagamento e muito mais.

Se você é um bom gestor das suas economias ou está estudando como otimizar seu orçamento pessoal, sabe que o pagamento dos impostos é uma parte importante, não é mesmo? Então, vamos lá!.

O que é IPVA 2021?

IPVA significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, um imposto estadual que serve para que o governo do estado arrecade dinheiro a partir de um percentual sobre os valores dos automóveis das pessoas, independentemente de qual seja o tipo de veículo.

Continua após a publicidade

A arrecadação é feita por cada estado de maneira individualizada, ou seja, o valor normalmente varia de estado para estado. Do total coletado, 50% é destinado ao próprio estado, enquanto o resto pertence ao município no qual o veículo foi emplacado.

Pagamento IPVA 2021: como o governo usa o seu dinheiro?

Diferentemente do que muitos pensam, ao pagar IPVA, você está contribuindo para o pagamento de despesas administrativas do estado e município onde seu veículo está licenciado.

O imposto foi criado pela Emenda Constitucional número 27, em novembro de 1985 que, além de autorizar sua cobrança, também determinou que 50% da arrecadação iriam para os cofres do governo estadual e os outros 50% para o município.

Porém, atualmente essa proporção mudou um pouco. Agora:

  • 40% fica na administração do estado;
  • 40% sob responsabilidade do município;
  • 20% vão para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

Ou seja, não adianta você reclamar que o IPVA está caro, mas as ruas da sua cidade continuam mal cuidadas!

Continua após a publicidade

O dinheiro serve para outros fins, como o pagamento de servidores, materiais utilizados nas escolas e hospitais públicos.

A mesma Emenda Constitucional, por exemplo, determina que 6% da arrecadação dos municípios seja investida na saúde.

Qual o cálculo para o pagamento do IPVA 2021?

Como eu disse no tópico anterior, o valor varia de estado para estado e é calculado com base no valor do veículo.

A alíquota também varia de estado para estado, algumas categorias de veículo podem ter valores diferenciados e tudo isso é determinado por cada governo levando em conta seus próprios critérios.

Continua após a publicidade

O que é melhor, pagar à vista ou optar pelo parcelamento do IPVA 2021?

O IPVA pode ser pago à vista ou parcelado. Se você escolher parcelar fique atento às datas finais de pagamento de cada parcela. Essas datas podem ser diferentes dependendo do estado e variam de acordo com o dígito final da placa dos veículos.

Também é possível obter desconto, caso você pague o valor total até a data estabelecida para pagamento do imposto em uma única parcela. Caso não respeite este prazo, não terá direito ao desconto.

O valor do desconto também varia de estado para estado, mas gira em torno de 3% do IPVA.

Assim, pode ser uma forma de economizar. Se você tem o dinheiro à disposição, ou mesmo, em um investimento que esteja rendendo menos que o valor do desconto, vale a pena aproveitar o desconto.

Continua após a publicidade

Você já viu o rendimento da poupança hoje, por exemplo? Em 2020, ele esteve abaixo da inflação em vários meses.

Ou seja, um recurso na poupança, que estaria perdendo para a inflação, pode ser usado para pagar um imposto obrigatório e fazer você economizar. Pense nisso!

Então, agora que você já sabe o que é o imposto, como ele é calculado e a forma mais estratégica de decidir entre fazer o pagamento do IPVA 2021, vamos para a parte prática e saber quais as alíquotas de cada estado.

Alíquota do IPVA 2021 por estado

Como explicamos acima, o cálculo do Imposto sobre propriedade de veículos automotores multiplica o valor venal do carro (que você pode consultar na tabela FIPE) pela alíquota que é determinada por cada estado.

Continua após a publicidade

Assim, organizei as alíquotas que já foram divulgadas por cada estado para facilitar para você.

Acre

As alíquotas de IPVA AC para veículos terrestres são:

  • 2% (dois por cento) para automóveis de passeio inclusive de esportes e de corrida, bem como para camionetas de uso misto e veículos utilitários.
  • 1% (um por cento) para veículos mencionados no inciso I, objeto de permissão para transporte público de passageiros, na categoria de táxi.
  • 1% (um por cento) para os demais veículos automotores, inclusive motocicletas e ciclomotores, registrados no órgão encarregado da administração do trânsito, ou na Secretaria de Fazenda.

O calendário para pagamento do imposto no estado segue o número final da placa. Quem optar pela parcela única terá 10% de desconto, o que é uma ótima economia.

Calendário de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores no Acre para 2021
Calendário de pagamento do IPVA AC 2021

Alagoas

Veja as alíquotas do IPVA 2021 em Alagoas a seguir:

  • 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, aeronaves e embarcações.
  • para motocicletas e similares a divisão é: 2% para não superior a 150 cilindradas, 2,75% para potência acima de 150 até 400 cilindradas, e acima dessa potência, 3,25%;
  • já automóveis de passageiro, de carga ou misto são divididos em: até 80 hp de potência o valor é de 2,75%, entre 81 hp e 160hp fica em 3% e acima de 160 hp, 3,25%.

Veículos com kit para uso de gás natural ou híbridos, com mais de um motor de propulsão tem a alíquota diferenciada de 1,5%.

Além disso, os proprietários que têm crédito da Nota Fiscal Cidadã podem usá-los para fazer o pagamento do IPVA. Para isso, precisam fazer a solicitação até o dia 31 de dezembro.

Continua após a publicidade

O estado também está oferecendo 10% de desconto para o pagamento em cota única, que começa a partir do dia 29 de janeiro.

Calendário para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos em 2021 no Alagoas
Calendário do IPVA 2021 Alagoas

OBS: Estão isentos de pagar o IPVA 2021 de Alagoas os veículos com mais de 20 anos de fabricação.

Amazonas

As alíquotas do IPVA AM 2021 ainda não foram divulgadas. Para referência, os valores de 2020 no Amazonas foram:

  • 3% para os automóveis, caminhonetes, embarcações recreativas e até mesmo esportivas, além disso, aeronaves não comerciais;
  • 2% é para ônibus, micro-ônibus, caminhões, motocicletas e similares.

O estado costuma oferecer 10% de desconto na cota única e 5% no IPVA adicional, quando o proprietário tem mais de um veículo. Porém, não existem informações se tais condições serão praticadas em 2021.

Continua após a publicidade

OBS: Estão isentos de pagar o IPVA 2021 de Amazonas os veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Amapá

As alíquotas do IPVA 2021 ainda não foram divulgadas pelo governo do Amapá. Assim, também podemos usar os valores de 2020 como referência. São elas:

  • 3% para automóveis, camionetes, veículos aéreos, aquáticos, motocicletas e similares, quando usados para uso particular;
  • 1% para caminhões, ônibus, além de veículos aquáticos e aéreos, quando usados para transporte de passageiro.

Para confirmar os valores, saber de descontos e condições de parcelamento do IPVA 2021, é preciso aguardar a divulgação oficial do governo do estado.

Bahia

As alíquotas do IPVA 2021 na Bahia consideram, dentre outras informações, o tipo de motor do veículo. Assim:

Continua após a publicidade

  • para veículos movidos a óleo diesel, a alíquota será de 3%;
  • veículos que usam outros tipos de combustível, 2,5%;
  • ônibus, caminhões, tratores e similares, 1%;
  • motos e similares, 1%;
  • embarcações e aeronaves, 1,5%.

Estão isentos de pagar o IPVA na Bahia os veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Ceará

O valor do IPVA 2021 do Ceará é calculado por uma alíquota própria sobre o valor do veículo.

Estão isentos de pagar o IPVA no Ceará os veículos com mais de 15 anos de fabricação, além de veículos de entidades filantrópicas registrados, veículos de aluguel, veículos oficiais e veículos adaptados para portadores de deficiência física.

As novidades para 2021 são a isenção também para veículos de transporte escolar e o desconto de 10% no pagamento em cota única para as pessoas físicas que participam do programa Sua Nota tem Valor.

Continua após a publicidade

Distrito Federal

As alíquotas do IPVA 2021 no DF são:

  • 2% será a taxa para motocicletas e similares.
  • 3% será a taxa para automóveis como caminhonetes, carros e utilitários.

OBS: Estão isentos de pagar o IPVA 2021 no Distrito Federal os veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Espírito Santo

As alíquotas do ano 2021 para quem vai pagar IPVA no Espírito Santo são:

  • 2% para carros de passeio e utilitários;
  • 1% para motos, caminhões, micro-ônibus e ônibus.

Para quem não vai fazer o parcelamento do IPVA em até 4 vezes, o governo oferece um desconto de 5% no valor do imposto à vista.

Goiás

De acordo com a Secretaria da Economia do estado de Goiás, o IPVA 2021 será 3,78% mais barato do que em 2020.

Goiás é um dos estados que oferecem mais descontos para os proprietários de veículos para o ano de 2021.

Continua após a publicidade

  • 1,25% para ônibus, micro-ônibus e também para os caminhões;
  • 2,5% fica para os automóveis de até 100 cilindradas e motocicletas;
  • 3% para motocicleta e similares;
  • 3,45% é o valor da alíquota para caminhonetes e utilitários;
  • 3,75% é o valor para os automóveis acima de 1.000 cilindradas.

Apenas veículos fabricados a partir de 2007 devem fazer o pagamento do imposto.

Adicionalmente, vale mencionar que proprietários de veículos populares (modelos 1.0 ou motocicletas de até 125 cilindradas) terão 50% de desconto no imposto.

O mesmo desconto também será aplicado para motoristas que estiverem com o IPVA em dia e não tiverem cometido nenhuma infração de trânsito em 2020.

Além disso, descontos de 5% a 10% também estarão disponíveis para quem tiver inscrito o CPF no programa Nota Fiscal Goiana.

Anexo I da Instrução Normativa que define datas em 2021 para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos em Goiás
Calendário IPVA 2021 GO | fonte: Secretaria da Economia

Maranhão

As alíquotas do IPVA 2021 no Maranhão são:

  • 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões e cavalo mecânico.
  • 1,5% para aeronaves.
  • 2% para motocicletas e similares.
  • 2,5% para qualquer outro veículo automotor.
Calendário da SEFAZ no Maranhão que determina a data de pagamento do imposto sobre veículos
Calendário de parcelamento IPVA 2021| fonte: SEFAZ – MA

Os proprietários que decidirem pagar a parcela única terão 10% de desconto no valor do imposto.

Continua após a publicidade

Minas Gerais

O governo do estado de Minas Gerais foi um dos primeiros a divulgar as alíquotas e calendário para quem precisa pagar IPVA em 2021.

Os valores das alíquotas, são:

  • 4% para automóveis de uso misto e utilitário;
  • 3% fica para caminhonetes de carga e furgões;
  • 2% para automóveis de uso para transporte público como, por exemplo, táxis e escolares;
  • 2% de alíquotas também é destinados as motocicletas e derivados;
  • 1% para os veículos locadores, ou seja, pessoa jurídica;
  • 1% no caso de ônibus, caminhão e caminhão trator.

Os proprietários que pagaram todas as obrigações referente aos seus veículos nos dois anos anteriores (2019 e 2020) recebem, automaticamente, 3% de desconto no IPVA 2021.

Escala de vencimentos das parcelas para pagamento do IPVA em Minas Gerais para o ano 2021
Calendário de parcelamento de IPVA 2021 MG | fonte: Secretaria de Estado da Fazenda MG

Além disso, para quem optar pela cota única, são mais 3% de desconto no valor do desconto. Assim, os mineiros podem aumentar, ainda mais, sua economia na hora de pagar IPVA.

Mato Grosso

As alíquotas do IPVA 2021 no Mato Grosso são:

  • 1% para ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos de transporte de passageiros e de carga. Também vale para moto, ciclomotor e similares com potência de até 180 cilindradas;
  • 2% para automóvel de passeio, carga ou misto, com potência de até 1.000 cilindradas cúbicas;
  • 2,5% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 180 até 300 cilindradas cúbicas;
  • 3% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 300 até 600 cilindradas cúbicas;
  • 3% para veículo terrestre de passeio, carga ou misto, jipe, picape e camioneta com cabine fechada ou dupla, veículo aéreo, veículo aquático e demais veículos não especificados;
  • 3,5% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 600 cilindradas cúbicas;
  • 4% para veículos de competição.

Diferentemente de outros estados, o Mato Grosso atrasou seu calendário do IPVA 2021 para março, justificando a decisão com os impactos da pandemia de Covid-19 nas finanças de seus cidadãos e empresa privada.

Continua após a publicidade

Escala de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores no Mato Grosso
Calendário IPVA 2021 | fonte: SEFAZ – MT

Mato Grosso do Sul

As alíquotas do IPVA 2021 no Mato Grosso do Sul, acompanhando os anos anteriores, são:

  • 1% para motocicleta;
  • 2% triciclo, quadriciclo, caminhão com qualquer capacidade de carga, ônibus ou micro-ônibus para transporte coletivo de passageiros;
  • 3,5% para carro de passeio, camionete, camioneta de uso misto e utilitário;
  • 4,5% para automóveis de oito lugares movidos a diesel;
  • 7% para veículos de corrida.

O desconto para pagamento em parcela única é um dos melhores no Brasil, 15% de abatimento. Além disso, caminhões, ônibus e veículos de passeio novos são isentos do imposto no primeiro ano.

Calendário para parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos no Mato Grosso do Sul
Calendário para parcelamento de IPVA 2021 | fonte: Portal Transparência do Mato Grosso do Sul

Pará

As alíquotas do IPVA 2021 no Pará ainda não foram divulgadas. Vale lembrar que em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, o calendário do parcelamento do IPVA foi prorrogado, não é mesmo?

Porém, os valores de 2020 podem ser uma referência para quem está organizando seu orçamento. Então, foram eles:

Continua após a publicidade

  • 3% para automóveis e caminhonetes;
  • 1,5% para caminhões, ônibus e motos;
  • 0,5% para aeronaves.

OBS: foram isentos de pagar o IPVA 2020 no Pará os veículos com mais de 10 anos de fabricação. Para 2021, é preciso aguardar a publicação do governo do estado.

Paraíba

As alíquotas do IPVA 2021 na Paraíba são:

  • 2% para veículos comerciais, leves e também as moto.
  • 1% para os caminhões, ônibus, micro-ônibus, tratores e também as motocicletas.

OBS: Estão isentos de pagar o IPVA 2021 na Paraíba os veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Calendário de parcelamento IPVA na Paraíba
Calendário de parcelamento IPVA
fonte: SEFAZ Paraíba

O desconto para pagamento único é de 10% sobre o valor do imposto mas, se o contribuinte preferir e tiver que conciliar com outras despesas de início de ano, pode fazer o parcelamento de IPVA conforme o calendário.

Paraná

A alíquota do IPVA, conforme site do Detran PR, varia entre 1% a 3,5% e os vencimentos das parcelas sempre começa em janeiro.

Continua após a publicidade

Porém, nenhum comunicado foi feito especificamente para o ano de 2021, ou seja, os valores e condições de pagamento diferenciadas ainda podem ser anunciadas pelo governo.

Pernambuco

Em Pernambuco o IPVA 2021 está organizado da seguinte maneira:

  • veículos de passeio, alíquota de 2,5%;
  • motos, 2%;
  • ônibus e caminhões, 1%;
  • motos com mais de 15 anos, R$ 35,00;
  • veículos das demais categorias com mais de 15 anos, R$ 55,00.

O estado oferece 7% para os contribuintes que optarem pagar à vista ou o parcelamento de IPVA em até 3 vezes conforme calendário abaixo.

Calendário de parcelamento de IPVA 2021 em Pernambuco
Calendário de parcelamento de IPVA 2021 | fonte: SEFAZ – PE

Piauí

O estado do Piauí também atrasou o calendário para parcelamento de IPVA em 2021.

Calendário de parcelamento do IPVA 2021 no Piauí
fonte: Instrução Normativa do IPVA 2021 PIAUÍ

No cálculo do imposto em 2021, as alíquotas foram organizadas da seguinte maneira:.

  • ônibus e caminhões, 1%;
  • motocicletas, ciclomotores e similares, 2%;
  • outros veículos do estado, 2,5%;
  • veículos que custam R$150 mil ou mais, 3%.

Conforme imagem da Instrução Normativa do Piauí sobre o IPVA 2021, quem pagar o imposto em uma única parcela até o dia 29 de janeiro, terá um desconto de 15%.

Outras duas oportunidades estão disponíveis para quem deseja pagar em parcela única com desconto, 26/02, com desconto de 10% e, 31/03, com um abatimento de 5% no valor do IPVA 2021.

Continua após a publicidade

Rio de Janeiro

Para quem tem veículos licenciados no estado do Rio de Janeiro e queira pagar em parcela única, o desconto será de 3% em 2021. Já suas alíquotas do IPVA 2021 são, respectivamente:

  • carros flex, 4%;
  • motos, 2%;
  • veículos GNV (Gás Natural Veicular), 1,5%.

Para quem optar pelo parcelamento de IPVA no estado é importante saber que, ao todo, serão 3 parcelas iguais.

Rio Grande do Norte

O calendário de pagamento do IPVA 2021 no Rio Grande do Norte foi divulgado junto com as orientações para o pagamento do licenciamento, taxa dos bombeiros e DPVAT conforme tabela abaixo

Calendário de pagamento do imposto sobre veículos no Rio Grande do Norte em 2021
Calendário de pagamento IPVA 2021 – RN
fonte: DETRAN RN

O desconto para quem optar pela cota única do imposto para veículos é de 5% e, conforme final da placa, tem uma data limite para adesão.

Continua após a publicidade

A alíquota do IPVA 2021 não foi alterada desde 2018, sendo correspondente a 3% do valor venal do veículo.

Rio Grande do Sul

O pagamento do IPVA 2021 no Rio Grande do Sul começou em meados de dezembro, ainda em 2020, com desconto de 3% para quem pagar o imposto até o dia 30.

Nesse caso, o proprietário de veículo ainda conta com o benefício de pagar pelo valor do imposto na Unidade de Padrão Fiscal (UPF) antes do reajuste de 3,54% que acontecerá na virada do ano.

Porém, os descontos não param por aí. Os contribuintes que fizerem o pagamento da cota única em janeiro terão 3% de desconto no valor do IPVA 2021.

Continua após a publicidade

Ainda existem reduções no valor do imposto para quem participa do programa Bom Motorista e Bom Cidadão.

Bom Motorista

No melhor desempenho, quem não recebeu multas ou atrasou tributos de novembro de 2017 até outubro 2020, vai ter mais 15% de desconto. Outros valores de abatimento estão disponíveis para os participantes do programa.

Bom Cidadão

Para os cidadãos inscritos na Nota Fiscal Gaúcha que tiverem acumulado pelo menos 150 notas fiscais com CPF terão 5% de desconto, entre 100 e 149 nf terão 3% de abatimento e, quem acumulou entre 51 e 99 pagará o IPVA 2021 com redução de 1% no valor original.

Os benefícios são acumulativos, ou seja, o proprietário que atender todos os requisitos dos programas pode chegar a um desconto de mais de 25% no valor do IPVA 2021.

Continua após a publicidade

As alíquotas para 2021 no estado do Rio Grande do Sul, são:

  • 3% para automóveis e caminhonetes;
  • 2% para motocicletas;
  • 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação.
Calendário de parcelamento do IPVA no Rio Grande do Sul
Calendário IPVA 2021 RS | fonte: https://www.rs.gov.br/

Rondônia

Calendário e alíquotas do IPVA 2021 do estado ainda não foram divulgadas oficialmente. Porém, como a SEFAZ tem adotado os valores dos anos anteriores, divulgamos aqui os valores das alíquotas de 2020. São elas:

  • micro-ônibus, ônibus e caminhões destinados a locação pagaram 1% em 2020;
  • automóveis de passeio e motocicletas até 1000 cilindradas pagaram 2% em 2020;
  • automóveis terrestres de passeio, caminhoneta, jipe e demais veículos não categorizados, 3% de alíquota em 2020.

O estado também ofereceu desconto para o pagamento em parcela única, por isso, vale acompanhar as notícias do iDinheiro para saber novidades sobre o IPVA 2021. Minha dica é: assine nossa newsletter.

Roraima

A Secretaria da Fazenda de Roraima ainda não divulgou os valores da alíquota do IPVA 2021.

Assim, para quem deseja provisionar um dinheiro para seu pagamento, pode usar os valores de 2020 como referência. São eles:

Continua após a publicidade

  • 3% para veículos de passeio;
  • 2% para veículos de cargas, motocicletas, ônibus;
  • 1% veículos utilizados para aluguel;
  • 0,5% transporte de terraplanagem.

Santa Catarina

Em Santa Catarina, assim como em outros estados, as alíquotas do imposto para proprietários de veículos licenciados serão as mesmas de 2020, ou seja:

  • 2% para veículos de passeio, utilitários e motor-casa, nacionais ou estrangeiros;
  • 1% para veículos de duas ou três rodas e os de transporte de carga ou passageiros (coletivos), nacionais ou estrangeiros;
  • 1% para veículos destinados à locação, de propriedade de locadoras de veículos ou por elas arrendados mediante contrato de arrendamento mercantil.

O calendário de pagamentos divulgado pela Secretaria da Fazenda de Santa Catarina mostra que quem vai optar pelo parcelamento de IPVA em 2021 começa a pagar suas três parcelas antes daqueles que farão o pagamento único.

Calendário de pagamento do IPVA 2021 em Santa Catarina
Calendário de pagamento do IPVA 2021 | fonte SEFAZ SC

Sergipe

O estado sergipano também vai oferecer 10% de desconto para quem fizer o pagamento do IPVA 2021 em parcela única.

Porém, quem optar pelo parcelamento do IPVA poderá usar o cartão de crédito e dividir em até 10 vezes.

Continua após a publicidade

As alíquotas do imposto separadas por categorias, são:

  • ônibus, caminhões e cavalo mecânico, 1%;
  • aeronaves, 1,5%;
  • motocicletas e similares, 2%;
  • automóveis e veículos utilitários, 2,5%;
  • automóveis e veículos utilitários com valor venal a partir de R$ 120 mil, 3%;
  • embarcações esportivas e recreativas, 3,5%.
Calendário de pagamento do IPVA 2021 em Sergipe
Calendário de pagamento do IPVA 2021 SE / fonte: Governo de SE

São Paulo

As alíquotas do imposto em 2021 sobre veículos no estado paulista são, respectivamente:

  • Veículos movidos a gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor venal;
  • Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, têm alíquota de 3%;
  • As picapes cabine dupla pagam 4%;
  • Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal.
  • Os caminhões pagam 1,5%.

O calendário, inclusive para quem deseja aproveitar os 3% de desconto no pagamento de parcela única começa em 07 de janeiro.

Calendário de vencimentos em São Paulo para IPVA, referente ao ano 2021
Calendário IPVA 2021 SP | fonte: Portal da Fazenda de São Paulo

Tocantins

De acordo com o site da Secretaria da Fazenda do Estado, a alíquota pode variar segundo a destinação e tipo do veículo (1%, 2% ou 3%), como foi nos anos anteriores.

Todavia, a SEFAZ estadual ainda não fez nenhum comunicado informando alterações ou descontos para o pagamento em parcela única.

Assim, para o contribuinte saber qual alíquota seu carro pagará, precisa fazer a consulta no site, que é o que vamos mostrar a seguir.

Continua após a publicidade

Porém, é valido que depois de dar essa volta pelo Brasil afora, você reflita sobre os benefícios de pagar a parcela única e, até mesmo, dirigir seguindo as normas de trânsito corretamente ou participando de programas da Nota Fiscal Cidadã.

Em outras palavras, ter uma reserva financeira, ter boas condutas fiscais e no trânsito podem ser formas de economizar!

Quando você analisa essas oportunidades individualmente, pode até esquecer ou deixar para “fazer depois”, não é mesmo?

Mas, um dos princípios da educação financeira é justamente esse: priorizar qualquer atitude que promova economias no seu orçamento. Já pensou em quantas notas fiscais você poderia ter cadastrado nas compras de natal, por exemplo?

Continua após a publicidade

Então, não deixe para depois, combinado?

Onde consultar o valor do IPVA?

Então, agora você já sabe quais são as alíquotas cobradas para cada tipo de veículo em cada estado. Porém, os sistemas do Detran e/ou SEFAZ fazem esse cálculo assim que você faz a consulta do IPVA 2021.

Assim, esses percentuais aplicados no valor do seu carro pela tabela FIPE devem corresponder ao cálculo apresentado para seu pagamento e, é claro, é importante que você confira se está certo.

Se tem outra dica essencial para sua saúde e organização financeira é sempre conferir qualquer cobrança, afinal de contas, isso pode evitar valores indevidos que são difíceis de reaver posteriormente, não é mesmo?

No Acre, a consulta é feita pelo site do Detran-AC usando o número da placa do veículo e do RENAVAM.

Continua após a publicidade

Em Alagoas, a consulta é feita pelo site da Sefaz-AL usando o número da placa e do RENAVAM.

Em Amapá, a consulta é feita pelo site do Detran-AP usando o número da placa do veículo e do RENAVAM.

No Amazonas, a consulta do IPVA é feita pelo site da Sefaz-AM usando apenas o número do RENAVAM.

Na Bahia, a consulta é feita pelo site site do Detran-BA usando apenas o número do RENAVAM.

Continua após a publicidade

Aqui no Ceará, a consulta é feita pelo site da Sefaz-CE usando o número da placa ou chassi e o número do RENAVAM.

No Distrito Federal, a consulta é feita pelo site da Sefaz-DF usando o número da placa do veículo, o número do RENAVAM e o ano de exercício.

No Espírito Santo, a consulta IPVA é feita pelo site do Detran-ES usando o número da placa e do RENAVAM.

Em Goiás, a consulta do imposto é feita pelo site do Detran-GO usando o número da placa do veículo e do RENAVAM. Porém, é preciso se cadastrar no site.

Continua após a publicidade

No Maranhão, a consulta do IPVA é feita pelo site do Detran-MA usando apenas o número chassi ou do RENAVAM.

Já no caso do Mato Grosso, a consulta IPVA é feita pelo site da Sefaz-MT usando apenas o número de chassi ou do RENAVAM e informando o ano de referência.

No Mato Grosso do Sul, a consulta é feita pelo site do Detran-MS usando o número da placa e do RENAVAM.

Em Minas Gerais, a consulta é feita pelo site do Detran-MG usando apenas o número do RENAVAM e informando o ano de exercício.

Continua após a publicidade

No Pará, a consulta de IPVA é feita pelo site da Sefa-PA usando o nome do fabricante ou modelo do veículo e informando o ano de referência + ano de fabricação.

Na Paraíba, a consulta IPVA 2021 é feita pelo site da SER-PB usando o número placa, do RENAVAM e do CPF ou CNPJ.

No Paraná, a consulta do imposto é feita pelo site do Detran-PR usando o número do RENAVAM e a data de pagamento.

Em Pernambuco, a consulta é feita pelo site da Sefaz-PE usando o número da placa do veículo e do RENAVAM.

Continua após a publicidade

No Piauí, a consulta de IPVA é feita pelo site do Detran-PI usando o número da placa, do RENAVAM e informando o ano de exercício.

Para os proprietários de veículos no Rio de Janeiro, a consulta é feita na Sefaz estadual ou pelo site do Bradesco usando apenas o número do RENAVAM.

No Rio Grande do Norte, a consulta é feita pelo site do Detran-RN usando o número da placa e do RENAVAM.

Os contribuintes do IPVA no Rio Grande do Sul devem fazer a consulta pelo site do Detran-RS usando o número da placa e do RENAVAM.

Continua após a publicidade

Em Rondônia, a consulta é feita pelo site da Sefin-RO usando apenas o número do RENAVAM.

A consulta em Roraima é feita pelo site do Detran-RR usando número da placa do veículo e do RENAVAM.

Em Santa Catarina, a consulta IPVA é feita pelo site do Detran-SC usando apenas o número do CPF ou CNPJ.

A consulta no Sergipe é feita pelo site da Sefaz-SE usando apenas o número do RENAVAM e informando o ano de exercício.

Continua após a publicidade

Em São Paulo, a consulta de IPVA é feita pelo site da Sefaz-SP usando o número da placa e do RENAVAM.

Para contribuintes em Tocantins, a consulta é feita pelo site da Sefaz-TO usando o número da placa do veículo e do RENAVAM.

O que é RENAVAM?

RENAVAM significa Registro Nacional de Veículos Automotores, que é um sistema que permite saber todo o histórico do veículo, como características, multas, furtos, licenciamento, etc.

Todas essas informações pertencem ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) que distribui para os Detrans de cada estado.

Continua após a publicidade

O código RENAVAM é o número identificador único de cada veículo e vem impresso no topo do seu CRLV (Certificado de Licenciamento do Veículo), como indica a imagem abaixo.

Imagem ilustrativa mostrando onde encontrar o RENAVAM na CNH

Esse é um documento importante e, por isso, quando você decide fazer um financiamento de veículo, essa informação deve constar no contrato de venda e sistemas da instituição financeira, por exemplo.

Onde e como pagar o IPVA 2021?

Primeiramente, você precisa saber qual valor pagará e ter em mãos os documentos de seu veículo.

Na sequência, precisa pagar em algum banco ou instituição que esteja habilitada pela SEFAZ do seu estado. Praticamente todos os bancos aceitam pagamentos de impostos, como o IPVA porém, os mais comuns são Banco do Brasil, Itaú e Bradesco.

Continua após a publicidade

Caso o Detran de seu estado tenha parceria com algum banco, fica mais fácil ainda descobrir os dados de pagamento do IPVA 2021, e assim, realizar o pagamento online; basta acessar o site/aplicativo ou os terminais de autoatendimento. Simples, né?

Se você não conseguir pagar online, então pegue as guias de pagamento e digite o código de barra no site/aplicativo. Imprima a guia e pague em alguma central de atendimento.

Para aqueles que sempre pagam as contas em dia, então temos uma boa notícia: pagar o IPVA no dia certo te garante desconto. Como já expliquei (e citei!) em tópicos anteriores, o valor do desconto depende de estado para estado.

Para facilitar sua consulta e até mesmo comparar as condições de cada estado, listei aqui os descontos para pagamento de parcela única do IPVA 2021. Confira:

Continua após a publicidade

EstadoValor
Acre10%
Alagoas10%
Amapáainda não foi divulgado
Amazonasainda não foi divulgado
Bahia10%
Ceará10%* (válido para Sua Nota tem valor)
Distrito Federal5%
Espírito Santo5%
Goiásaté 10%* (válido para Nota Fiscal Goiana)
Maranhão10%
Mato Grosso5%
Mato Grosso do Sul15%
Minas Gerais3% ( +3 % se não tiverem pendências tributárias anteriores)
Paránão foi divulgado
Paraíba10%
Paraná3%
Pernambuco7%
Piauí15%
Rio de Janeiro3%
Rio Grande do Norte5%
Rio Grande do Sulaté 25%*(com Programa Bom Motorista e Bom Cidadão)
Rondônianão foi divulgado
Roraimanão foi divulgado
Santa Catarinanão há desconto
Sergipe10%
São Paulo3%
Tocantinsnão foi divulgado
Descontos oferecidos pelos estados no pagamento de parcela única do IPVA 2021

Parcelamento do IPVA 2021 por estado

Inclusive é possível parcelar o valor, mas as regras também variam de estado para estado. Assim, temos:

  • Acre, com opção de parcelamento em 3 vezes;
  • Alagoas, que parcela em 6 pagamentos;
  • Amapá, que ainda não divulgou suas condições de pagamento e parcelamento do IPVA 2021;
  • Amazonas, ainda sem informações sobre como será a cobrança do IPVA em 2021;
  • Bahia, oferecendo o parcelamento em 3 vezes;
  • Ceará, com parcelamento em 5 vezes;
  • Distrito Federal, em 3 vezes;
  • Espírito Santo, parcelamento em 4 vezes;
  • Goiás oferece o parcelamento de IPVA em 3 pagamentos;
  • Maranhão, com opção de parcelamento em 3 vezes;
  • Mato Grosso, até 6 parcelas conforme calendário;
  • Mato Grosso do Sul, em até 5 pagamentos iguais e sem desconto;
  • Minas Gerais oferece a opção de 3 parcelas;
  • Pará ainda não divulgou suas condições de pagamento e alíquotas;
  • Paraíba, pagamento em 3 vezes;
  • Paraná, não tem informações atualizadas para 2021;
  • Pernambuco permite fazer o parcelamento de IPVA 2021 em 3 vezes;
  • Piauí, também garante o parcelamento em 3 parcelas;
  • No Rio de Janeiro, o parcelamento é de 3 vezes;
  • Rio Grande do Norte oferece o parcelamento em 5 vezes;
  • Rio Grande do Sul, em 3 três vezes com a possibilidade de desconto nos programas indicados;
  • Rondônia, não foi divulgado;
  • Roraima também ainda não divulgou suas condições de parcelamento de IPVA em 2021;
  • Santa Catarina, como nos outros estados, também vai permitir o parcelamento de IPVA em 3 parcelas;
  • São Paulo, parcelamento em 3 cotas (parcelas) iguais;
  • Sergipe, oferece a opção de parcelamento em até 10 vezes no cartão de crédito;
  • Tocantins, ainda não divulgou suas condições de parcelamento.

Parcelar uma despesa que vai impactar diretamente seu orçamento mensal é uma boa prática de gestão, afinal de contas, garante que você não fique inadimplente ou pague juros e multas por atraso.

Todavia, o melhor a ser feito é criar uma reserva para esses pagamentos anuais mais importantes. Você também pode se comprometer a guardar o décimo terceiro salário para quitar essas pendências e começar o ano economizando com alguns descontos, concorda?

Porém, se alguma despesas inesperada surgir no caminho e você atrasar a parcela do IPVA 2021, como proceder? Te conto a seguir. Veja.

Continua após a publicidade

Como pagar o IPVA 2021 atrasado?

Se você esqueceu de pagar ou não tinha dinheiro naquele momento, não se preocupe, existe um jeito de pagar o IPVA atrasado.

Entre no site do Detran do seu estado e consulte pelas pendências de seu veículo. Claro, vai aparecer que você não pagou o IPVA. Então, imprima a guia de pagamento que já estará atualizada com juros e correções monetárias.

Depois é só seguir os passos do tópico sobre como pagar o IPVA 2021 (ou qualquer outro que estiver pendente), lembrando que nessas situações, você não vai ter mais direito a desconto.

Caso você queira parcelar o IPVA atrasado, compareça à Sefaz em que seu veículo está vinculado portando os documentos originais do veículo, CPF e RG. Lá, o atendente te dirá as propostas de pagamento, bem como de parcelamento.

Continua após a publicidade

Ademais, evite ao máximo atrasar o pagamento do IPVA, pois existem vários riscos, como não poder fazer o licenciamento do veículo, ser negativado ou ter seu carro apreendido caso você o utilize e seja parado em uma fiscalização policial.

Aí, além de pagar os valores que estavam em atraso, você ainda terá despesas com o período que seu veículo permanecer no pátio do Detran, multas pela infração, pontos na carteira e todo o transtorno de ficar sem o veículo até que tudo seja resolvido.

Conclusão: como lidar com o IPVA 2021?

Por mais que pareça um pouco complicado entender a lógica do IPVA, isso ajuda na conferência do pagamento de suas obrigações.

Além do mais, você só precisa compreender as alíquotas e regras do estado em que você licenciou seu veículo, certo?

Continua após a publicidade

Sob o ponto de vista da estratégia financeira, é fundamental conhecer quais são seus custos anuais que reincidem e, portanto, devem estar provisionados no seu orçamento.

E o IPVA é um deles, principalmente se você precisa ou gosta de ter um veículo próprio.

Então, lembre-se: tente ao máximo pagar o IPVA no dia certo para não causar despesas extras. E se o orçamento apertar, opte por parcelar.

Ademais, espero que nosso artigo tenha te ajudado a tirar todas as suas dúvidas, e se ainda restou alguma, basta deixar um comentário perguntando que teremos o prazer de responder.

E se você gostou de ver o pagamento do IPVA 2021 como um fator estratégico das suas finanças, sugiro que assine a newsletter do iDinheiro para receber nossos outros conteúdos de finanças.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.