Entenda que é PDV, quais são os tipos e como funciona na prática!

Saiba quais são os principais recursos desse sistema e quais as vantagens dele para o seu negócio!

Escrito por Thainá Cunha

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Saber o que é PDV pode ser uma boa alternativa para quem deseja investir em um ambiente estratégico para o marketing e as vendas de um negócio.

Isso porque, com esse programa, é possível receber clientes, apresentar produtos, e fechar vendas mais facilmente, de modo que se torna um recurso valioso para automatizar os processos em varejos.

Podendo ser físico ou online, esse é um tipo de sistema completo para a gestão de vendas, visto que, além de registrar todas as transações, ele também permite oferecer diferentes meios de pagamento, integrar outras áreas do negócio e várias funções.

Além disso, esse sistema também otimiza a rotina com rapidez no seu processamento e com maior segurança na leitura de dados.

No entanto, diversos gestores podem ter dúvidas sobre o que é PDV, quais são os recursos disponíveis desse sistema, dentre outros questionamentos.

Nesse caso, vale a pena conferir esse conteúdo para esclarecer se vale a pena utilizar o software, as suas vantagens e funções. Confira!

O que é PDV?

PDV é a sigla utilizada para abreviar “ponto de venda”, podendo ser um ambiente físico ou online que processa as vendas de produtos ou serviços das empresas. Esse software pode ser implementado em:

Nesses locais, o sistema permite que os clientes escolham os produtos e realizem o pagamento de maneira facilitada.Além disso, o sistema também permite:

  • identificar métodos de pagamentos;
  • registrar quantidade, preços e descontos;
  • integrar com um TEF (sistema de máquina de cartão);
  • integrar com áreas de finanças, estoque e contabilidade.

Logo, o PDV é mais que uma ferramenta que auxilia um vendedor a fechar uma compra. Isso porque, o software representa uma tecnologia que processa compras de clientes de modo que as informações de cada operação sejam integradas ao financeiro e ao estoque.

Com essa tecnologia também é possível aumentar as chances de fechar vendas utilizando estratégias como aumentar a satisfação do cliente e reduzir o tempo de processo.

Quais são os tipos de PDV?

Ainda, para entender o que é PDV de forma mais completa, é importante saber que existem dois tipos. 

É ideal considerar a melhor opção na hora de escolher o mais adequado para um negócio, visto que cada um deles possui características e recomendações de uso. Confira a seguir mais detalhes:

PDV online

O PDV online é um tipo de software baseado na nuvem. Assim, ele pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo móvel, como, por exemplo, smartphones e notebooks.

Por esse motivo, essa modalidade permite que o vendedor atenda os seus clientes de qualquer lugar, sendo, portanto, ideal para lojas virtuais.

Além disso, o PDV online é considerado uma alternativa escalável, o que significa que o sistema consegue crescer em conjunto e na mesma velocidade de um negócio, mantendo o nível de qualidade. 

PDV fixo

O PDV fixo, também conhecido como offline, é o mais comum em lojas físicas, uma vez que ele necessita de maquinários e equipamentos para funcionar de maneira correta, como, por exemplo, uma caixa registradora, leitor de código de barras, máquina de cartão e impressora para recibos.

Além disso, no PDV físico também é necessário um computador convencional ou notebook para conectar os aparelhos.

No entanto, é importante saber que o sistema também funciona como PDV online, garantindo que todas as compras sejam concluídas de forma rápida e segura para otimizar a rotina do negócio de maneira facilitada.

Como funciona o sistema de PDV?

Para saber o que é PDV, é fundamental saber como funciona o seu sistema de vendas. Na prática, o software opera realizando a automação de processos no ponto de venda com objetivo de otimizar uma gestão.

Assim, todas as atividades são integradas, facilitando o trabalho dos funcionários, além de proporcionar mais qualidade para o atendimento dos clientes. 

Isso porque o sistema para loja PDV dispõe de diversos recursos que auxiliam na gestão de um negócio em tempo real, sendo desde a emissão de documentos fiscais até a gestão de estoque.

Além disso, o software salva todas as operações em um único ambiente, para facilitar a gestão e controle de operações.

Quais são os recursos disponíveis?

A otimização e a qualidade dos processos fornecidos por um sistema PDV vem na maioria dos seus recursos, que funcionam de maneira integrada, como dito no tópico anterior. Conheça a seguir!

Frente de caixa

A frente de caixa é uma etapa fundamental do processo de qualquer compra, sendo o último processo para o cliente aproveitar sua compra.

Nesse sentido, essa fase deve tornar a experiência do comprador mais rápida, agradável e evitar adversidades, seja com o produto ou com o vendedor.

Por isso, entender o que é PDV ajuda a implementar uma frente de caixa eficiente, que finaliza vendas em até 7 segundos e aceita diversas formas de pagamento.

Emissão de notas fiscais

Um dos grandes benefícios de entender o que é PDV e utilizá-lo é poder contar com o auxílio da tecnologia para emitir notas e cupons fiscais.

Esse software agilizar a rotina dos vendedores na frente de caixa, bem como facilita o trabalho do setor financeiro e da contabilidade, visto que emitir notas fiscais de forma manual, especialmente em varejos, pode ser um ponto crítico no processo de vendas.

Porém, com um PDV, basta inserir os dados, definir um valor e obter os comprovantes rapidamente. Com poucos cliques, a nota fiscal é emitida e, automaticamente, enviada ao contador.

Gestão de estoque

Uma boa gestão é fundamental para o sucesso de um negócio, e entender o que é PDV auxilia nesse ponto, uma vez que é possível integrar todos os dados de frente de caixa com os do estoque.

Assim, cada vez que uma venda é efetuada e o vendedor der baixa no sistema, o mesmo acontece no armazenamento, mantendo as informações da empresa sempre atualizadas.

Além disso, vale ressaltar que um bom ponto de vendas também irá dispor de algumas funcionalidades adicionais, como o recurso de emitir alerta quando um produto estiver próximo do fim, ajudando o gestor a programar os gastos e entender sobre o giro de estoque.

Quais são as vantagens do PDV?

Saber o que é PDV e quais as vantagens o sistema pode proporcionar para uma empresa é essencial para avaliar se o software vale a pena ou não. 

Nesse caso, veja a seguir os principais benefícios da tecnologia:

Mais controle financeiro

Devido a sua funcionalidade de emissão e registro de notas fiscais, o PDV auxilia a manter o controle financeiro e fiscal de um negócio, uma vez que a tecnologia permite ter um registro sobre as vendas realizadas e dos valores a serem recebidos.

Isso porque, com a automatização do envio de dados fiscais para o departamento responsável, é possível manter a organização do dia a dia com mais facilidade, evitando erros que podem gerar retrabalho para o setor de contabilidade.

Segurança de dados

Outra vantagem do sistema de ponto de vendas é garantir mais segurança de dados com o armazenamento em nuvem, visto que as informações podem ser protegidas por meio de tecnologia de criptografia.

Além disso, o recurso também proporciona backup dos arquivos, evitando perda de dados importantes sem precisar investir em infraestrutura mais cara, uma vez que o software é utilizado de maneira online.

Agilidade no atendimento

A tecnologia do PDV também possibilita oferecer atendimento mais rápido para os clientes de uma empresa devido à automatização de processos.

Assim, em vez de lidar com diversos equipamentos ou com um sistema lento que pode gerar filas, o vendedor dispõe de um software ágil, sendo possível executar todos os procedimentos de frente de caixa.

Portanto, além de facilitar o trabalho dos funcionários, o estabelecimento também terá mais caixas livres para atendimento rápido, uma facilidade faz a diferença no dia a dia dos clientes.

Maior conhecimento sobre o cliente

O PDV é um dos principais componentes de operações digitalizadas, sendo uma das fontes de dados mais importantes sobre os clientes de um estabelecimento.

Nesse sentido, esse recurso permite que o vendedor aprofunde grau de conhecimento sobre os comportamentos dos consumidores, suas necessidades, e até mesmo as suas tendências de compras.

Assim, é possível definir uma segmentação nova para enviar ofertas personalizadas, buscando fidelizar e maximizar o ciclo de compras de um cliente.

Como aumentar as vendas no PDV? 

Conhecer algumas táticas para aumentar as vendas no PDV é fundamental para quem deseja ter sucesso no seu empreendimento. Nesse sentido, conheça algumas ações estratégias que podem ser aplicadas sem dificuldades na rotina de um negócio. Confira!

Planeje um roteiro de visita

planejar um roteiro de visitas do grupo comercial é fundamental para aumentar as vendas no PDV. Isso porque, quem planeja, pode executar melhor. 

Estabeleça atividades a serem executadas no PDV

Organizar a execução do trabalho em campo, é estratégico para aumentar as vendas no PDV, uma vez que um planejamento prévio facilita o trabalho dos vendedores e da gestão.

Defina metas para o time de vendas

Definir metas é essencial para direcionar ações e esforços a serem realizados no PDV. Assim, é importante definir metas que estejam de acordo com a realidade da equipe.

Além disso, monitore a equipe de vendas em campo, visto que, não basta apenas planejar, é fundamental acompanhar a jornada de todas as estratégias estabelecidas, sendo um fator importante não deixar para conferir como foi a execução das atividades somente no final do mês. 

Vale a pena utilizar um PDV?

Se você deseja investir em um sistema estratégico para gerir o marketing, vendas e administração de um negócio vale a pena utilizar um PDV.

Isso porque, independente do empreendimento ser de pequeno ou médio porte, contar com um software para otimizar a sua gestão pode proporcionar vantagens competitivas frente à concorrência, o que significa maior lucratividade.

Ainda, com o software também é possível obter melhor organização na contabilidade da empresa, visto que ele oferece recursos para emitir notas fiscais relatórios e previsões para realizar um bom planejamento, além de controlar o estoque de forma precisa.

Assim, devido às vantagens e a facilidade que sistema pode proporcionar na rotina de uma empresa, vale a pena considerar saber o que é PDV, para assim escolher a melhor alternativa para o seu negócio.

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Perguntas frequentes

  1. Qual é o significado de PDV?

    PDV é a sigla utilizada para abreviar “ponto de venda”, podendo ser um ambiente físico ou online no qual ocorrem vendas de produtos ou serviços das empresas aos seus clientes.

  2. Como funciona o sistema de PDV?

    O sistema de PDV funciona realizando a automação de processos no ponto de venda com objetivo de otimizar uma gestão, integrando e facilitando o trabalho dos funcionários e proporcionando mais qualidade para o atendimento dos clientes. 

  3. Quais tipos de PDV existem?

    Existem dois tipos de PDV, sendo eles o online ou físico, sendo que cada um deles possui características e recomendações de uso.

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