Nuvem

Saiba o que é armazenamento em Nuvem e como funciona!

Escrito por Heloisa Moraes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O que é Nuvem?

A nuvem, ou armazenamento em nuvem é o ato de utilizar a internet para guardar arquivos, dados e informações em um HD fora do seu computador. Em muitos casos os servidores que armazenam esses dados podem estar fora do país que você reside.

Definição aprofundada

Desde 1960, quando a internet foi criada, navegar pela rede tornou-se parte do cotidiano das pessoas. Com isso, os especialistas em tecnologia buscavam cada vez mais melhorar e inovar os sistemas de segurança e armazenamento dos arquivos.

Após alguns anos de experiência e utilização do mundo virtual, as melhorias começaram a  acontecer. Já em 1970, o termo nuvem começou a ser utilizado como metáfora para referir-se à internet. Posteriormente ele ganhou uma atualização e passou a ser conhecido pela função de armazenar informações e dados.

Com essa nova roupagem, o sistema de armazenamento em nuvem, ou cloud (termo em inglês) foi pensado para garantir que os usuários mantivessem seus dados guardados de forma segura utilizando um servidor online externo.

O sistema em nuvem não pode ser definido simplesmente como um programa pois é, na verdade, uma rede global de servidores e cada um deles pode ter uma função diferente. Além da função de armazenamento, é possível executar aplicativos, realizar transmissão de vídeos, acessar webmails, executar softwares que aumentem a produtividade ou mídias sociais e rodar jogos online. 

Exemplos de Nuvem

Uma empresa conta com inúmeros processos informatizados e armazenamento de arquivos diariamente. Se esses dados ficarem acumulados apenas nos computadores ou em um servidor local, corre-se o risco de perder todas as informações, caso aconteça alguma pane nas máquinas ou até mesmo uma invasão externa.

Para evitar que isso aconteça, o melhor caminho é contratar um serviço de nuvem, permitindo que todas as informações sejam enviadas diretamente para lá. Essa solução, além de passar muito mais segurança — devido aos seus mecanismos de defesa — torna os acessos às informações mais rápidos e elas ainda podem ser compartilhadas com outros setores da empresa.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp