Provavelmente você já se perguntou se solicitar um empréstimo pelo WhatsApp é seguro, não é mesmo? A resposta é sim, porém é preciso tomar alguns cuidados.
A internet facilita bastante a vida de todos e pode tornar a contratação de serviços bem mais tranquila, rápida e segura.
Nesse cenário, o WhatsApp desempenha um papel muito importante, visto que é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas no mundo e, por esse motivo, foi amplamente aceita no atendimento ao consumidor.
Por isso, bancos, instituições financeiras e fintechs também aderiram ao mensageiro para facilitar e agilizar o atendimento aos clientes.
Por todas essas razões, podemos afirmar que é seguro fazer um empréstimo pelo app, ainda que existam diversos tipos de golpes pelo WhatsApp.
Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas fundamentais para que você se proteja dos golpistas de plantão e consiga fazer o seu empréstimo pelo WhatsApp com toda segurança necessária. Acompanhe a leitura!
Afinal, fazer empréstimo via WhatsApp é seguro?
Desde que você tome algumas precauções, fazer empréstimo via WhatsApp é seguro.
Quando você for contratar o serviço pela internet, a primeira coisa a ser feita é se certificar de que está lidando com uma empresa de confiança, que tem o claro objetivo de fornecer o empréstimo com boas condições e taxas de juros e não com pessoas que têm somente o intuito de dar um golpe.
As empresas sérias que criam suas plataformas online prezam bastante pela segurança da sua base de dados.
Sendo assim, quando você contratar um empréstimo pessoal online no WhatsApp, as informações que você enviar serão encaminhadas à equipe responsável, sendo totalmente confiável.
Mas você pode estar se perguntando: como vou saber se estou lidando com empresas sérias ou com golpistas? Isso é o que veremos a seguir.
Dicas para garantir que o empréstimo pelo WhatsApp é seguro
1- Tenha certeza de que o WhatsApp é oficial
Para saber se é seguro fazer empréstimo pelo WhatsApp, antes de solicitar o empréstimo pelo aplicativo, tenha certeza que está entrando em contato com o número oficial da empresa.
Para isso, basta pesquisar na internet e nas páginas oficiais dos bancos ou das instituições financeiras. Lá, certamente o número oficial será apresentado. Além disso, procure observar se o selo de verificação consta ao lado do nome do contato.
2- Nunca faça pagamento antecipado
Você deve ter em mente que bancos e financeiras sérias não costumam exigir o pagamento de nenhum tipo de taxa de conveniência para a liberação do empréstimo. Inclusive, essa regra vale para as principais modalidades de crédito, como o consignado e o pessoal, por exemplo.
Quando você estiver tentando conseguir um empréstimo pelo WhatsApp confiável e a empresa estiver cobrando qualquer tipo de depósito antecipado para garantir a liberação do crédito, não pague em hipótese alguma, sob pena de cair no golpes de empréstimo pelo WhatsApp.
3- Desconfie de ofertas muito atraentes
Você deve prestar muita atenção na oferta que foi feita diretamente a você, uma vez que quanto mais atraente ela for, maiores são as chances de que seja um golpe. Nessa hora, é fundamental respirar, manter a calma e consultar mais informações sobre a empresa antes de solicitar o crédito.
Afinal, não faz muito sentido uma empresa do nada entrar em contato com você oferecendo mundos e fundos, concorda?
4- Pesquise antes de contratar
Se uma empresa te procurou via WhatsApp oferecendo um empréstimo e você se interessou, faça uma pesquisa completa sobre ela na internet.
Você pode começar apenas colocando o nome dela no Google a fim de saber se realmente a empresa existe, se é confiável e se tem o hábito de abordar possíveis clientes por meio do aplicativo de mensagens.
Você deve estar ciente que é muito mais seguro realizar empréstimos com instituições que tenham boa reputação no mercado e são autorizadas pelo Banco Central.
5- Cuidado com os links que você clica
Os golpistas utilizam o WhatsApp para promover diversos tipos de golpes distintos. Alguns deles conseguem clonar seu número de telefone ou sequestrar seus dados pessoais, o que pode gerar muita dor de cabeça e causar graves prejuízos financeiros.
A maioria dos golpes é aplicado por meio do envio de um link via WhatsApp, que serve como uma espécie de “porta de entrada”.
Uma vez que você clica nele, pode estar abrindo espaço para um desses criminosos virtuais aplicar os mais variados tipos de golpes não só em você, como também nos seus contatos.
6- Saiba como proteger o WhatsApp
Você pode proteger o seu WhatsApp contra fraudes sem ter que esperar pelo aperfeiçoamento na segurança do processo de transferência por parte das operadoras de um número para outro chip. Existem quatro dicas que são bem fáceis de serem implementadas. Confira:
6.1- Evite utilizar a verificação via SMS em duas etapas
Teoricamente, sequestrar uma linha não é um processo muito complicado. Qualquer pessoa que tiver acesso ao número da vítima consegue passar pela recuperação de senha, ainda mais se esta for configurada via SMS em duas etapas.
Aqui, a dica é fazer uso de apps que geram tokens de acesso, como o Google Authenticator e o Microsoft Authenticator, por exemplo.
6.2- Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp
A verificação em duas etapas do WhatsApp possibilita ao usuário definir um código de seis dígitos que será exigido quanto o mensageiro for instalado em outro dispositivo. Veja o passo a passo de como fazer:
- abra o app e toque em “Configurações”;
- em seguida toque em “Contas”;
- toque em “Confirmação em duas etapas”;
- toque em “Ativar”;
- defina um código de seis dígitos;
- Pronto! A verificação em duas etapas está ativada.
Atenção: em algumas situações pode ser que o WhatsApp peça para que seja adicionado um e-mail de recuperação caso você esqueça o código que criou.
Nesse caso, é de suma importância que esse e-mail também esteja protegido pela verificação em duas etapas que, evidentemente, não seja via SMS.
6.3- Proteja o seu chip (SIM card)
Ativar o código PUK e PIN do chip faz com que cada vez que o aparelho for reiniciado ou caso o chip seja colocado em outro dispositivo seja necessário inserir a senha PIN do Sim card para que os serviços da operadora voltem a funcionar normalmente.
Esse tipo de proteção é muito válido em casos de roubo ou perda do chip. Mas, mesmo assim, é uma medida de segurança que não deve ser negligenciada.
6.4- Observe os sinais
Se porventura o seu chip for clonado, o seu smartphone não terá mais sinal disponível para acessar a internet ou realizar ligações. Portanto, se estiver sem conexão com a sua operadora por um longo período, procure saber se os serviços da empresa estão funcionando perfeitamente.
Caso constate que os serviços estão normais, ligue para a central de atendimento para comunicar o possível crime.
Bancos que fazem empréstimo pelo WhatsApp de forma segura
Veja a seguir os principais bancos que oferecem empréstimo pessoal de forma segura pelo WhatsApp:
Antecipação do saque-aniversário FGTS Banco BMG
O Banco BMG é uma das instituições financeiras mais antigas do Brasil, e nasceu com o propósito de facilitar o crédito para empresas e pessoas físicas.
Os produtos da empresa envolvem cartões de crédito, investimentos e empréstimos. Dentro desse último serviço, temos o empréstimo com a antecipação do Saque-Aniversário do FGTS, disponível para pessoas com carteira assinada ou que tenham algum saldo em conta inativa.
O WhatsApp oficial da instituição é o (11) 4002 7007. O assistente virtual irá te responder e mostrar o caminho para pedir empréstimo.
Empréstimo pelo WhatsApp do Banco do Brasil
O Banco do Brasil (BB) é mais um banco que oferece empréstimo pelo WhatsApp. Inclusive, vale o registro de que o banco foi o primeiro no país a disponibilizar a contratação de crédito pessoal pelo aplicativo de mensagens de forma totalmente segura.
E o pioneirismo do BB não se limita ao empréstimo seguro pela internet via WhatsApp, o banco também foi o primeiro do país a disponibilizar serviços pelo mensageiro, que teve início somente com consultas de saldos.
A contratação do empréstimo via WhatsApp no Banco do Brasil é feita totalmente online. Para isso, o cliente deve adicionar o número oficial do banco (61) 4004-0001 e iniciar uma conversa.
O banco oferece a assistência de sua inteligência artificial, que conseguirá simular todas as condições do empréstimo, com o valor das parcelas, dos juros e data de vencimento.
Dessa maneira, é possível saber todas as informações sobre o empréstimo antes de efetuar a contratação de fato.
Além disso, o WhatsApp também pode ser utilizado pelos clientes do BB que já possuem empréstimos pessoais ativos com o banco, porém, nesse caso, somente para monitoramento por meio do extrato das operações.
Empréstimo pelo WhatsApp da Sim
Fintech do grupo Santander, a Sim tem o claro objetivo de facilitar o acesso ao crédito de forma totalmente digital, responsável e segura.
Embora a empresa tenha sido criada em setembro de 2019, ou seja, é relativamente nova no mercado, a empresa conta com mais de 5,6 milhões de clientes e possui uma carteira de crédito que supera a casa dos R$ 1,6 bilhão.
A Sim também oferece a possibilidade de simulação e contratação de empréstimo pessoal via WhatsApp. Para isso, basta adicionar o número (11) 3003-4362 a sua lista de contatos e iniciar uma conversa.
Mas atenção: verifique se o contato possui o selo de verificação antes de iniciar a solicitação de crédito e, caso seja solicitado qualquer tipo de pagamento de forma antecipada, saiba que trata-se de golpe. A Sim deixa bem claro no seu site oficial que não solicita valores antecipados aos seus clientes.
Empréstimo pelo WhatsApp da Crefisa
A Crefisa é uma instituição financeira de contratação de empréstimo consignado e pessoal, que foi criada em 1964.
A companhia oferece a possibilidade de concessão de crédito para funcionários públicos, sem a necessidade de consulta aos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa, SPC ou SCPC (Boa Vista), o que dá a possibilidade da pessoa que estiver negativada também conseguir o empréstimo, mediante análise de crédito.
A Crefisa procura facilitar a rotina financeira e, por esse motivo, conta com práticas rápidas e eficientes nesse sentido. Sendo assim, também disponibiliza a contratação de empréstimo via WhatsApp, e isso pode ser feito por meio do número oficial da empresa (11) 98806-0603, de forma totalmente segura.
Lá, você conta com a Assistente Virtual da Crefisa, a Cris, que irá te orientar de forma bem simples como contratar o serviço.
Empréstimo pelo WhatsApp do Itaú
O Itaú é outro entre os bancos mais tradicionais que aderiram à opção de empréstimo pelo WhatsApp. Através do canal oficial da instituição, é possível fazer uma simulação e pedir um empréstimo pessoal.
Segundo o site da empresa, o WhatsApp da empresa conta com uma inteligência artificial que atende também além de empréstimos, realizando consulta de saldos, renegociação de dívidas e outras funcionalidades.
O contato, por sua vez, pode ser feito salvando o número (11) 4004-4828 em sua agenda.
Além disso, o Itaú ressalta que o número é verificado (tem check verde ao lado do número) que garante a confiabilidade apenas deste canal e que nenhum funcionário ou inteligência artificial fará solicitação de senhas.
Existe empréstimo consignado pelo WhatsApp?
Sim, inclusive o empréstimo consignado é um dos mais procurados por trabalhadores, aposentados e pensionistas de todo o país. Por esse motivo, várias instituições financeiras estão incorporando a possibilidade de realizar a contratação pelo WhatsApp.
Caí no golpe do empréstimo pelo WhatsApp. O que devo fazer?
Se você já se certificou que realmente foi vítima do golpe do empréstimo pelo WhatsApp e não o que fazer, reunimos algumas maneiras seguras de você ter a possibilidade de tentar recuperar o seu dinheiro. Veja a seguir:
Entre em contato com o seu banco
Entrar em contato com o seu banco é a primeira coisa a ser feita. Há possibilidade de cancelar a transferência caso você tenha feito um DOC que será compensado somente no próximo dia útil.
Cheque a opção “Agendamentos” na sua conta via app do banco e observe se a transferência ainda está lá. Caso afirmativo, você poderá cancelá-la. Caso contrário, entre em contato com a sua instituição financeira e solicite auxílio.
Registre um Boletim de Ocorrência (BO)
Formalizar o ocorrido é muito importante para que você tenha chance de recuperar o seu dinheiro. Por meio de um BO, o seu caso poderá ser investigado pelas autoridades competentes.
Além do comprovante de depósito, junte tudo que possa servir como prova, faça prints da conversa no WhatsApp, da tela do site que ofereceu o empréstimo ou da possível troca de e-mails. De posse de tudo isso, compareça a uma delegacia mais próxima e registre a ocorrência.
Se preferir, também é possível procurar a delegacia virtual do seu estado para efetuar o registro de forma online.
Comunique o banco que recebeu o depósito
Entre em contato o mais breve possível com o banco fornecido pelos golpistas, ou seja, aquele que recebeu o seu depósito.
Informe-os sobre o crime e envie o Boletim de Ocorrência. Em algumas situações, o gerente pode conseguir bloquear a conta temporariamente. Caso fique comprovado que a conta bancária que recebeu o depósito foi criada com documentação falsa ou adulterada, o banco será obrigado a lhe reembolsar integralmente.
Registre o caso no Procon
Comunique o Procon da sua região sobre o golpe do qual foi vítima. A depender do estado brasileiro, isso poderá ser feito de forma virtual ou via telefone.
O procon tem o poder de notificar e processar a “empresa” que aplicou o golpe, caso ela realmente exista e possua um endereço físico.
Em caso de “phishing”, faça uma denúncia para o Google
Para quem não sabe, “phishing” é o nome dado ao golpe na internet quando alguém usa a grande rede para se passar por outra pessoa ou empresa (geralmente de renome no mercado). Se esse for o seu caso, faça uma denúncia ao próprio Google.
Para isso, clique aqui e adicione o link do site falso. Dessa maneira, é possível que outras pessoas não caiam neste mesmo golpe.
Procure a justiça
Se mesmo depois de seguir todos esses passos, você não conseguir reaver o seu dinheiro, procure pela justiça para saber o que pode ser feito na sua situação. Você pode buscar um advogado particular ou recorrer à Defensoria Pública do seu estado.
Compare outras opções de empréstimo com o iDinheiro Empréstimos!
Conclusão
Hoje em dia, os golpistas estão cada vez mais se adaptando às novas modalidades de tecnologia e o golpe do WhatsApp é uma nova forma encontrada para tirar recursos de outras pessoas.
Se você se deparou com algumas das situações mencionadas acima, não se esqueça: se está desconfiado de um empréstimo, não avance; se pediram depósito antecipado, não faça; e se caiu no golpe, denuncie.
Acompanhe outros artigos que possam te ajudar a entender melhor tais situações relatadas e conhecer financeiras confiáveis para garantir crédito seguro.
- É possível fazer empréstimo pelo WhatsApp negativado?
- BV Financeira faz empréstimo pelo WhatsApp?
- Banco Safra faz empréstimo pelo WhatsApp?
- 4 empresas que oferecem empréstimo pelo WhatsApp
- Empréstimo com agiota online é seguro?
- Como e onde fazer empréstimo na conta de luz pelo WhatsApp
Por fim, você pode também comparar empréstimos ou até mesmo fazer uma simulação de empréstimo em nossa plataforma. Ative as notificações e fique por dentro dos conteúdos financeiros mais atuais!
Perguntas frequentes sobre Empréstimo pelo WhatsApp
- Qual banco faz empréstimo pelo WhatsApp?
Entre os bancos, no momento, somente o Itaú e o Banco do Brasil fazem empréstimo pelo WhatsApp. Mas existem também financeiras e outros tipos de instituições bancárias que oferecem essa via de aquisição de crédito.
- Fazer empréstimo pelo WhatsApp é seguro?
Sim, desde que o usuário tome os devidos cuidados mencionados neste artigo, como por exemplo, se certificar por meio de pesquisa na internet, que está lidando com uma empresa séria e de confiança.
- Principais dicas para garantir que o empréstimo pelo WhatsApp é seguro
Entre as principais dicas para garantir a segurança no empréstimo via WhatsApp, podemos destacar:
– certifique-se que está falando com o WhatsApp oficial da instituição;
– não faça nenhum tipo de pagamento antecipado;
– desconfie de ofertas muito atrativas;
– pesquise bastante sobre a instituição antes da contratação;
– saiba como proteger o WhatsApp de possíveis fraudes.