Empréstimo com garantia de imóvel Itaú
Se você está em busca de um empréstimo com garantia de imóvel e está na fase de pesquisa entre as opções do mercado, este conteúdo é para você! Hoje, vamos falar sobre o empréstimo com garantia de imóvel Itaú.
O banco promete oferecer para os seus clientes empréstimo com taxas de juros menores. Com essa modalidade, o contratante pode fazer o que planeja mantendo a rentabilidade dos investimentos. Isso acontece pois a instituição deixa claro que não é necessário resgatar as aplicações para fazer a contratação.
Contudo, deve-se ficar atento aos encargos no ato da contratação. Eles podem ser superiores ao rendimento dos seus investimentos!
Quer saber mais sobre essa linha de crédito do Itaú? Continue com a gente que vamos te explicar tudo. Boa leitura!
O que é o empréstimo com garantia de imóvel do Itaú?
O empréstimo com garantia de imóvel do Itaú, em inglês traduzida por Home Equity, é uma linha de crédito na qual você utiliza o seu imóvel como garantia do investimento, seja ele comercial ou residencial. Esse imóvel passa a pertencer ao banco até que a dívida seja completamente quitada.
Durante o período em que o contrato está em aberto, você ainda poderá utilizar o seu imóvel como quiser, não sendo apenas permitido vendê-lo ou trocá-lo. Importante mencionar que, nos casos de inadimplência, o banco usará o seu imóvel, que está como garantia, para quitar a dívida formada.
Atualmente, essa modalidade de crédito é ofertada somente para as pessoas que já são clientes do banco Itaú. Se você ainda não possui uma conta corrente no banco, pode abrir uma acessando esse link e, uma vez aberta, já poderá solicitar o seu crédito com garantia.
Como funciona?
O valor mínimo permitido para contratação do empréstimo com garantia de imóveis do banco Itaú é de R$ 30 mil e, o valor máximo, de 60% do valor total do imóvel. Já o prazo mínimo para o pagamento total das parcelas é de 12 meses (1 ano) e, o máximo, de 240 meses (20 anos).
A taxa de juros é fixa, a partir de 0,89% a.m além de, no processo de contratação, possui custos de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), cobrado pelo governo federal sobre todas as operações de crédito, custos cartorários e tarifa de avaliação do imóvel.
Além disso, os imóveis permitidos a serem usados como garantia são imóveis residenciais ou comerciais, quitados, avaliados a partir de R$ 53 mil.
Lembrando que o Itaú não aceita imóveis de terceiro como garantia, nem terrenos ou imóveis rurais.
Vantagens e desvantagens desse serviço oferecido pelo Banco Itaú
Como todo serviço, este também apresenta vantagens e desvantagens. Por isso sempre destacamos a importância da pesquisa detalhada.
As principais vantagens são:
- Não exige justificativa sobre o uso do dinheiro emprestado;
- Prazo longo de financiamento, se comparado com outras modalidades de empréstimo;
- Os bancos que disponibilizam esse serviço também garantem taxas baixas se compararmos com outros tipos de empréstimos.
Dentre as desvantagens, podemos citar:
- o fato de que o imóvel colocado como garantia deve ser próprio, estar em boas condições e ter as contas e os documentos em dia;
- assumir uma nova dívida e ter os bens bloqueados automaticamente e só poder movimentar após quitação do empréstimo;
- correr o risco de não conseguir pagar o empréstimo solicitado e perder o imóvel.
Por isso indicamos que cada contratante avalie bem os objetivos para os quais o empréstimo será empregado, para poder pagar dentro do prazo e não se sobrecarregar com as dívidas, podendo perder o imóvel.
Em casos de atraso, o banco Itaú age da principal forma:
Se o contratante atrasar o pagamento de qualquer parcela de seu empréstimo por mais de 10 dias, parte do investimento dado em garantia será utilizado de forma automática para a quitação da parcela em atraso.
Em casos de permanência dos atrasos (por exemplo, terceira parcela, quarta e etc) o valor total da garantia poderá ser utilizado resgatado para a liquidação das parcelas, podendo incluir as demais parcelas que restam.
Conheça o LIS Itaú, o cheque especial do banco que facilita a aquisição de valores de forma rápida.
Empréstimo com garantia de imóvel Itaú: simulador
Depois de alinhar bem os objetivos e enfim tomar a decisão de recorrer ao empréstimo com garantia de imóvel do Itaú, indica-se fazer uma simulação.
Usar o simulador de empréstimo dará uma ideia de como a operação ficará no “mundo real”.
Clique em simulador e faça a simulação da operação que você deseja. Neste endereço eletrônico também é possível encontrar as regras de financiamento de formas mais detalhadas.
Como este link é direcionado para o crédito imobiliário, ele irá pedir o valor do seu imóvel. Além disso, também já oferece os botões de acesso para a agência e conta do contratante e o enquadramento de valor no qual o imóvel deve se encaixar.
O interessante é já ter uma base de quanto seu imóvel está avaliado, para só então fazer a simulação. Dessa forma terá uma precisão mais adequada.
Passo a passo para a contratação do serviço
Vamos, agora, ao passo a passo completo para poder contratar o serviço.
Se você for fazer a contratação on-line, usando o computador/notebook, acesse sua conta corrente e clique em menu > crédito > crédito com garantia investimento.
Caso o acesso seja on-line, mas através de dispositivos móveis como celular, tablet e etc, acesse sua conta corrente e clique em: serviços > crédito > crédito com garantia investimento.
Se optar por fazer a contratação pelo caixa eletrônico Itaú, de forma física, a orientação é que insira o cartão > digite a senha e selecione crédito > simular e contratar crediário com garantia investimento.
Conclusão
Neste artigo falamos um pouco sobre o serviço de empréstimo com garantia de imóvel do Itaú, mas existem outros bancos que também oferecem essa modalidade. O importante é sempre checar todas as possibilidades.
Não esqueça também de assinar a nossa Newsletter e receber semanalmente no seu e-mail um material exclusivo sobre tudo o que importa para o seu dinheiro.