Empréstimo consignado Itaú: entenda tudo sobre, como contratar e quem pode solicitar

Conheça todos os detalhes sobre o empréstimo consignado Itaú: como solicitar, contratar, taxas, prazos e mais!

Escrito por Eduarda Fernandes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Procurado por diversos brasileiros como solução financeira pessoal, o empréstimo consignado é uma das modalidades com melhores condições de crédito para pessoa física no mercado.

Diversos bancos e financeiras oferecem esse serviço, entre eles o banco Itaú. O empréstimo consignado Itaú tem foco no público de beneficiários do INSS, funcionários de empresas privadas ou servidores de órgãos públicos conveniados ao Itaú.

Hoje vamos explicar todos os detalhes desse empréstimo: quais suas taxas e condições de pagamento e como você pode contratar. Vamos lá?

O que é um empréstimo pessoal?

Empréstimo Consignado público Itaú
Empréstimo consignado Itaú

As linhas de crédito pessoal são aquelas com foco em atender às pessoas físicas. O empréstimo pessoal é oferecido por bancos, financeira e fintechs e pode ser usado em diversas situações da sua vida, como:

  • Realização de viagem;
  • Reformas em casa;
  • Investimento em negócio;
  • Quitação de dívidas.

Por ser uma operação de risco para os bancos, uma vez que muitas pessoas não quitam a dívida do empréstimo pessoal, antes da liberação do crédito é feita uma análise de perfil do requisitante.

Isso significa que as instituições financeiras irão definir se o seu perfil tem um alto ou baixo risco de inadimplência. Para isso, é possível que seja necessário apresentar documentos como comprovante de renda, extrato bancários, entre outros. Além disso, pode ser que seu score no Serasa, por exemplo, seja avaliado.

Essa análise influencia na aprovação ou não do crédito, como também nas taxas de juros, quantidade de parcelas e prazo de quitação do empréstimo. Quanto menor o risco, melhores as condições de pagamento e taxas.

Como funciona o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é aquele crédito que é descontado diretamente na folha de pagamento. O público principal desta modalidade são aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos federais, estaduais e municipais.

Alguns bancos oferecem esse tipo de empréstimo também para funcionários de empresas privadas que possuem convênio com o banco em questão. Dessa forma, é possível que o desconto em folha seja feito pela instituição.

Por ter foco em um público com perfil de baixo risco, com desconto em folha e empregos “estáveis”, o empréstimo consignado é uma das modalidades que oferecem as menores taxas de juros do mercado.

O que é o empréstimo consignado Itaú?

O banco Itaú oferece uma ampla linha de crédito pessoal e o empréstimo consignado é uma das modalidades disponíveis. O público desse empréstimo são beneficiários do INSS, funcionários de empresas privadas e servidores de órgãos públicos conveniados ao Itaú.

Para contratar o empréstimo Itaú não é necessário ser correntista no banco, mas, como mencionado acima, é necessário que a empresa onde você trabalha possua convênio com o Itaú.

Mas atenção: esta modalidade não é oferecida para pessoas com CPF negativado.

É importante ressaltar que para contratar esse empréstimo é preciso ter margem consignável. A margem consignável é o limite de valor em que seu salário pode estar comprometido com empréstimos.

Hoje, não é permitido assumir parcelas de empréstimos que sejam maiores que 35% da renda mensal, sendo 30% para empréstimo consignado e 5% para cartão de crédito consignável.

Como contratar o empréstimo consignado Itaú?

Empréstimo Consignado público Itaú
Empréstimo consignado Itaú

O banco Itaú oferece diferentes formas de contratação do empréstimo consignado. Confira:

Crédito consignado Itaú online

Você pode simular o empréstimo consignado pelo site do banco e conferir quais são os limites de crédito e taxas de juros oferecidas para seu perfil.

Caso você tenha uma conta Itaú, provavelmente já terá um crédito pré-aprovado, que pode ser visualizado por internet banking e app.

Para conseguir crédito consignado do Itaú online, siga as instruções:

  1. Clique no botão ”Solicitar” acima (você será direcionado para o site do Itaú);
  2. Faça o login em sua conta;
  3. Procure por ‘crédito consignado’;
  4. Avalie as condições oferecidas para você e contrate.

Crédito consignado Itaú presencial

É possível fazer a contratação do crédito consignado nas agências do banco ou diretamente no caixa eletrônico.

Existe também a possibilidade de contratar via correspondente, que são parceiros do Itaú autorizados a vender os serviços do banco. No site do Itaú é possível encontrar o correspondente bancário mais próximo de você.

Caso você opte por essa opção, será necessário apresentar para o correspondente:

  • Documento de identificação com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atualizado dos últimos três meses.

Qual a taxa de juros do empréstimo consignado Itaú?

Nesta modalidade as taxas de juros oferecidas pelo Itaú, de acordo com o site do Banco Central, estão:

  • Empréstimo consignado INSS: a partir de 1,62% a.m. ou 21,29% a.a.
  • Empréstimo consignado público: a partir de 1,67% a.m. ou 22,02% a.a.

O valor das parcelas é definido por você: elas serão fixas e descontadas diretamente do seu salário. O banco oferece até 90 dias para o início do pagamento, que pode ser feito em até 48 meses.

Quanto tempo demora para liberar o Empréstimo Consignado Itaú?

Todos os pedidos de empréstimo consignado são avaliados internamente pelo banco, além de serem validados junto ao INSS e órgãos públicos.

Este tempo de análise pode ser de até 5 dias úteis. Após esse período, a liberação do crédito em conta acontece em até 2 dias úteis.

Empréstimo consignado Itaú: telefones úteis

Caso precise tirar dúvidas com o banco e prefira fazer isso por telefone, entre em contato com:

Não encontrou o número que precisava? Então confira a lista completa de telefones do Itaú.

O empréstimo consignado do Itaú vale a pena?

Se você tiver direito a esse crédito, a resposta é sim. O empréstimo consignado do banco Itaú oferece boas taxas e condições de pagamento, além de uma contratação que pode ser feita completamente online, sem grandes burocracias.

No entanto, como em qualquer contratação de linha de crédito pessoal, é preciso avaliar com cautela sobre a necessidade do empréstimo e o impacto das parcelas em sua renda mensal.

Por isso, faça a simulação com atenção e analise se um empréstimo realmente é a melhor opção para você.

Mulher mexendo no computador

Acesse o nosso
Simulador de Empréstimos

Quer saber como vai ficar seu empréstimo? Acesse nosso simulador! Lá você poderá realizar uma simulação das condições e saber o total pago na operação, os juros devidos, e ainda uma recomendação do melhor empréstimo para você!

Ir para o simulador

Perguntas Frequentes sobre Empréstimo consignado Itaú

  1. Quanto tempo demora pra cair empréstimo consignado Itaú?

    De acordo com o site do Itaú, o empréstimo pode cair na conta em até 10 dias, mas geralmente esse prazo é menor.

  2. Qual a taxa de juro para empréstimo consignado do banco Itaú?

    Com base na informação do Banco Central, a taxa para o consignado INSS é a partir de 1,62% ao mês e para o consignado público é a partir de 1,67% ao mês.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp