Empréstimo com garantia de veículo Caixa: entenda como funciona

Entenda como funciona o empréstimo com garantia de veículo da Caixa, quais as vantagens, como pedir o seu e mais!

Design sem nome (1)
Mariana Vieira

Empréstimo com garantia de veículo Caixa

O Aporte Auto é a modalidade de empréstimo pessoal com garantia de veículo da Caixa Econômica que permite que você receba até 70% do valor do carro quitado, dado em garantia. O prazo de quitação das parcelas é de até 48 meses.

  • Todos os perfis
  • checkmark Baixas taxas de juros em comparação a outros tipos de empréstimo
  • checkmark Crédito de até 70% com garantia de carros com até 2 anos de fabricação
  • checkmark CPFs com restrição podem solicitar o empréstimo
  • checkmark Crédito de até 60% com garantia de carros de 3 a 5 anos de fabricação
  • close Motos, vans e veículos semelhantes não são aceitos
  • close Veículos com fabricação superior a 5 anos não serão aceitos
  • close Poucos dados sobre o empréstimo foram divulgadas

Juros mensais: A partir de 1,49% a.m.
CET: A empresa não divulga taxa
Observação: O CET inclui tarifas de contrato, por isso é maior que os juros mensais

Valores do empréstimo: Flexíveis
Prazo de pagamento: A partir de 48 meses
Prazo de liberação: Não divulgado

Leia mais sobre Empréstimo com garantia de veículo Caixa

Existem várias opções de crédito que é possível recorrer quando as finanças fogem um pouco do controle. Uma delas é o empréstimo com garantia de veículo Caixa.

O empréstimo com garantia de veículo vem sendo cada vez mais utilizado pelos brasileiros. Isso acontece porque essa linha de crédito apresenta algumas vantagens exclusivas, ou seja, que não existem nas linhas de crédito tradicionais, como por exemplo, o empréstimo pessoal.

Continua após a publicidade

Por esse motivo, preparamos esse artigo para você saber como conseguir o crédito que precisa, com benefícios e vantagens exclusivas dessa modalidade de crédito. Fique com a gente e boa leitura!

O que é empréstimo com garantia de veículo?

Denominamos empréstimo com garantia de veículo, a concessão de crédito onde o solicitante oferece o seu carro ou moto como garantia.

Continua após a publicidade

Desta maneira, o veículo do solicitante fica como um meio de garantia de que a dívida será quitada. Vamos explicar melhor com um exemplo prático.

Essa modalidade é conhecida popularmente como refinanciamento de veículo, uma vez que o valor liberado para o proprietário é diretamente proporcional ao valor de mercado do carro ou moto que foi usado como garantia.

Exemplificando: suponhamos que você tenha um veículo no valor de R$ 70 mil e está a procura de um empréstimo nessa linha de crédito, o valor médio que você conseguirá será de 50% do valor do bem, ou seja, R$ 35 mil.

Entretanto, em alguns casos, a depender da instituição financeira, é possível conseguir até 90% do valor do bem garantido. 

Continua após a publicidade

No caso da Caixa Econômica Federal, você pode conseguir até 70% e, automóveis com mais de cinco anos de fabricação, motos, vans e semelhantes não são aceitos como garantia.

Vantagens e desvantagens do empréstimo com garantia de veículo Caixa

Ao contrário dos modelos tradicionais de empréstimo, os tipos que usam algum bem como garantia, como por exemplo, o veículo, costumam ter menores taxas de juros. Embora essa modalidade ofereça boas vantagens, existem algumas desvantagens também. Confira a seguir:

Principais vantagens

Menores taxas de juros

Geralmente, nessa modalidade os juros são menores, justamente por ter um bem envolvido como garantia. Desta forma, acaba sendo um bom negócio para quem pretende pagar menos dentre as outras opções do mercado.

Nome sujo não é impedimento

Outra boa vantagem desta linha de crédito é que mesmo as pessoas que estiverem com o nome sujo podem conseguir o empréstimo com garantia de veículo. Evidentemente, existe uma análise de perfil, mas essa condição não impede a concessão do crédito.

Continua após a publicidade

Prazo para pagamento mais extenso

Para facilitar a vida financeira do contratante, essa modalidade de empréstimo oferece a possibilidade de um prazo mais extenso para pagamento (geralmente até 48 meses), o que torna o valor das parcelas mais suave.

O veículo continua com o contratante

O bem vinculado continua normalmente com o contratante durante o período de empréstimo. E, mesmo se ele não pagar as parcelas por algum motivo, ainda terá uma chance de renegociar a dívida.

Crédito rápido e com ótimas chances de aprovação

Ao utilizar um veículo como garantia, a chance de aprovação é bem relevante. Sendo assim, caso você precise resolver uma pendência financeira urgente, o empréstimo com garantia de veículo pode ser uma boa solução.

Principais desvantagens

Essa linha de crédito também possui algumas desvantagens. A principal delas é que em caso de inadimplência (três ou mais parcelas em atraso), o veículo usado como garantia pode ser tomado pela instituição.

Continua após a publicidade

Outra desvantagem é que o automóvel fica alienado e não pode ser vendido até que a dívida seja quitada.

Aporte Auto: empréstimo com garantia de veículo da Caixa 

A linha de crédito Aporte Auto, da Caixa Econômica Federal, foi criada exclusivamente para clientes da instituição que possuem um veículo quitado e estão precisando reorganizar a vida financeira.

O empréstimo com garantia de veículo Caixa, oferece a oportunidade do pagamento ser feito em até 48 meses, sendo debitado da conta do cliente automaticamente todo mês.

Com o Aporte Auto você pode conseguir até 70% do valor do seu automóvel e a modalidade conta com taxa de juros pré-fixada, o que garante uma maior segurança até o fim do contrato. 

Continua após a publicidade

Como funciona 

Primeiramente, vale destacar que o Aporte Auto só poderá ser solicitado pelo correntista da Caixa que é proprietário do veículo que será oferecido como garantia. Mesmo que o automóvel esteja no nome do cônjuge ou filho, não poderá ser utilizado nessa modalidade de crédito.

Além disso, o valor do crédito pode chegar até 70% do veículo quitado em nome do solicitante que será dado em garantia, o prazo para pagamento pode chegar até 48 meses e ainda existe a possibilidade de adiar o pagamento de uma parcela por ano.

Vantagens 

As principais vantagens oferecidas pelo Aporte Auto são:

  • parcelamento flexível: podendo chegar até 48 vezes;
  • praticidade: o pagamento é debitado diretamente da conta;
  • segurança: a taxa de juros é pré-fixada;
  • flexibilidade: seu veículo fica alienado e você pode gastar o dinheiro como bem entender.

Como pedir o empréstimo com garantia de veículo Caixa?

Para solicitar o Aporte Auto, é necessário comparecer a uma agência da Caixa portando seus documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de renda e de endereço) e os do seu automóvel (CRV).

Principais condições

Existem algumas condições para que a liberação do empréstimo com garantia de veículo Caixa seja concretizada, especialmente com relação à propriedade e o ano de fabricação do veículo. Veja a seguir:

Continua após a publicidade

  • veículos com até 2 anos de fabricação: crédito de até 70% do valor do bem;
  • veículos entre 3 e 5 anos de fabricação: crédito de até 60% do valor do bem;
  • somente o proprietário do veículo pode solicitar o empréstimo.

Vale ressaltar ainda, que mesmo com o veículo sendo oferecido como garantia, o crédito está sujeito a avaliação cadastral. 

Além disso, o prazo de pagamento, taxa e quota podem ser diferentes de acordo com o relacionamento comercial do cliente com a instituição. Veículos pertencentes à pessoa jurídica, alugados ou com restrições no Detran, não serão aceitos.

Quais cuidados devo tomar antes de solicitar o empréstimo?

Basicamente, o cuidado maior que você deve ter é realizar um bom planejamento financeiro para conseguir honrar com os pagamentos de todas as parcelas. Dessa maneira, você não correrá nenhum risco de perder o seu veículo.

Sendo assim, antes de solicitar o Aporte Auto, você deve avaliar bem se de fato existe a real necessidade de solicitar o empréstimo, fazer uma análise profunda do seu orçamento pessoal e fazer uma simulação do crédito.

Continua após a publicidade

A partir daí, você terá uma real noção se terá condições de arcar com os valores das parcelas. Mesmo que você esteja precisando desse empréstimo com certa urgência, vale muito a pena reservar um tempo para fazer essas avaliações. Só após essas confirmações, você deve partir para a contratação da linha de crédito.

FAQ: 

Como funciona o empréstimo com garantia de veículo? 

Na Caixa, essa linha de crédito possui juros pré-fixados, pode ser paga em até 48 vezes, sendo destinada a clientes da instituição que possuam um automóvel quitado com até cinco anos de fabricação. 

Quais tipos de veículos serão aceitos?

No empréstimo com garantia de veículo Caixa (Aporte Auto) somente os automóveis são aceitos. Além disso, não podem ter mais de cinco anos de fabricação.

Posso usar meu carro durante o período de empréstimo?

A alienação fiduciária (modalidade de garantia) dá direito a posse indireta do automóvel à instituição credora, porém, a posse direta continua com o solicitante do crédito. Portanto o carro pode ser usado normalmente durante o período do empréstimo.

Negativado consegue solicitar?

Sim, no entanto, existe a possibilidade dos juros para o solicitante nessa condição serem diferenciados.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.