Cartão de Crédito, Empréstimo, Empréstimos

Empréstimo com garantia de imóvel Caixa: entenda como funciona

Lilian Calmon
mesa com maquete de casa, mão em calculadora e mão em caderno, simbolizando o empréstimo com garantia de imóvel Caixa

Quer um empréstimo com garantia de imóvel Caixa? Desde agosto, a Caixa passou a disponibilizar uma nova linha de crédito pessoal. Conheça os detalhes dessa novidade.

Empréstimo com garantia de imóvel Caixa: entenda como funciona

 

Quer um empréstimo com garantia de imóvel Caixa? Desde 3 de agosto, a Caixa Econômica Federal passou a disponibilizar uma nova linha de crédito pessoal para pessoa física, a Real Fácil Caixa.

Com ela, você pode usar o seu imóvel residencial ou comercial para conseguir crédito com condições especiais.

Continua após a publicidade:

A vantagem é que o empréstimo com garantia de imóvel possibilita a redução na taxa de juros, já que o bem dado em contrapartida reduz o risco do banco. 

No caso Do Real Fácil Caixa, o valor do crédito obtido pode ser usado da maneira que quiser. O prazo máximo de empréstimo é de 180 meses (15 anos) e você pode pegar até 60% do valor do seu imóvel.

Continua após a publicidade

No entanto, nessa primeira fase, os imóveis utilizados como garantia devem estar livres de ônus, ou seja, não devem ter garantia para a Caixa ou qualquer outro banco, certo? 

Neste post, entenda como funciona o empréstimo com garantia de imóvel pela Caixa. Boa leitura!

Como fazer o empréstimo com garantia de imóvel pela Caixa?

Veja o que você precisa fazer para conseguir realizar o empréstimo.

Documentos necessários

Apresente a documentação abaixo para o correspondente bancário ou para o gerente na agência:

  • documento de identificação;
  • comprovante de renda atualizado emitido, no máximo, há 2 meses;
  • matrícula do imóvel.

Após a análise, a Caixa irá até o imóvel para avaliar o seu valor de venda e suas condições de uso.

Onde contratar

A contratação pode ser feita nas agências da Caixa e nos Correspondente Caixa Aqui.

É necessário contratar o Prêmio de Seguro de Danos Físicos do Imóvel (DFI), conforme alíquota e legislação vigente. Já o prêmio de Seguro por Morte ou Invalidez permanente (MIP) é opcional.

Continua após a publicidade

Limites e taxas

Veja abaixo as três modalidades de taxas oferecidas:

  • Taxa Referencial (TR): a partir de 0,7% ao mês, num prazo de até 15 anos, com até 60% do valor do imóvel.
  • Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o principal indicador inflacionário do país (IPCA): a partir de 0,6% ao mês, num prazo de até 15 anos, com garantia de até 50% do valor do imóvel.
  • Taxa fixa: a partir de 0,8% ao mês num prazo de até 15 anos com até 60% do valor do imóvel.

Em todas as modalidades, o prazo máximo de financiamento é de 15 anos. O valor máximo da renda mensal que pode ser comprometido para pagar a prestação é até 30%.

Fica a seu critério decidir quanto ao sistema de amortização. Ele pode o Sistema de Amortização Constante (SAC), que tem parcelas iniciais mais altas, com a redução do valor da prestação ao longo do tempo, ou Sistema Francês de Amortização (Price), com parcelas fixas.

Vantagens e desvantagens

Entre as vantagens da linha Real Fácil Caixa estão as taxas de juros mais baixas e a possibilidade de uso imóveis residenciais e comerciais, desde que estejam livres de ônus. 

Contudo, não é possível usar o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), porque é um empréstimo comercial. A utilização do FGTS somente é permitida para contratos de financiamento habitacional assinados no âmbito do Sistema Financeiro Habitacional (SFH).

Continua após a publicidade

Por fim, tenha em mente que a principal desvantagem das linhas de crédito com um imóvel como garantia é que, em caso de inadimplência, você pode perdê-lo, mesmo que ele seja o único imóvel da família. Então, avalie com cuidado a sua capacidade de pagamento antes de tomar qualquer decisão.

Como usar o simulador Caixa de empréstimo com garantia de imóvel?

Acesse o site e, na opção de Financiamento/Empréstimo, escolha Empréstimo Garantido por Imóvel. Informe o valor aproximado, estado e cidade de sua localização.

Em seguida, insira os seus dados (CPF, telefone celular, renda bruta familiar mensal e data de nascimento). Também é pedido que você marque as seguintes opções:

  • aceita ser contatado pela Caixa;
  • possui três anos de trabalho sob regime do FGTS, somando todos os períodos trabalhados;
  • há mais de um comprador e/ou dependente;
  • tem ou gostaria de ter relacionamento com a Caixa (conta Integrada e opção de pagamento da prestação por débito automático em conta).

A Caixa lembra que os resultados são apenas uma simulação, por isso, não valem como proposta. Eles estão sujeitos a alterações com base na apuração da capacidade de pagamento e na aprovação da análise de crédito pelo banco. Pode haver ainda alterações sem aviso prévio nas taxas, prazos máximos e outras condições.

Continua após a publicidade

Conclusão

Se você leu até aqui, já sabe a fundo como funciona o empréstimo com garantia de imóvel Caixa.

Essa modalidade de crédito, conhecida como home equity, refinanciamento ou Crédito com Garantia de Imóvel (CGI), já é muito utilizada nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, a expectativa é de crescimento por parte da Caixa. Para ter uma ideia, o banco espera aumentar o volume desse tipo de empréstimo em mais de 10 vezes nos próximos anos, alcançando os R$ 40 bilhões.

Outros bancos como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander, e fintechs (empresas que desenvolvem soluções inovadoras para o mercado financeiro) como a bcredi e a Creditas oferecem esse tipo de empréstimo. Então, pesquise e compare para fazer a escolha mais adequada para a sua realidade.

Gostou deste post e quer receber mais informações no seu e-mail? Então, assine a newsletter do iDinheiro e tenha acesso a todas as notícias que impactam a sua vida.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *