Como desbloquear o cartão PAN? Descomplicamos todo o processo para você!

Chegou a hora de aprender como desbloquear o cartão PAN. Além de apontar três formas diferentes, esclarecemos também aquela dúvida comum sobre o código de desbloqueio. Acompanhe!

LinkedIn
Ana Júlia Ramos

Seu cartão de crédito chegou, mas agora está com dúvidas sobre o que fazer a seguir? Falta um passo importante para que você possa, finalmente, começar a usá-lo. Hoje, vamos ensinar a desbloquear o cartão PAN.

Um detalhe bom: todo o passo a passo pode ser feito à distância. Assim, não é preciso de deslocar até alguma agência, gastando mais tempo do que o necessário.

Continua após a publicidade

Adianto que são três formas diferentes: pelo aplicativo, site (pelo computador) ou ligando para a Central de Atendimento.

Antes de começar, vamos responder uma dúvida muito frequente: muitas pessoas não sabem o que é e como encontrar o código de desbloqueio do cartão PAN. Trata-se do número de rastreamento dos Correios. Ele é enviado por SMS e também está escrito no envelope de envio.

Siga a leitura para fazermos o desbloqueio em conjunto. Vou te ajudar durante todo o caminho!

Continua após a publicidade

Como desbloquear o cartão PAN?

Por ser um banco digital, é possível desbloquear o cartão PAN de três maneiras diferentes. Já adiantamos cada uma delas na introdução, então avançamos para o passo a passo. Analise cada uma e descubra qual é a mais fácil para você.

1. Desbloqueando o cartão PAN pelo celular

  1. Baixe o app PAN Cartões, disponível para Android e iOS.
  2. Tenha em mãos o código para desbloqueio ou o QR code para escaneamento.
  3. Acesse sua conta digital pelo aplicativo.
  4. Clique em “Desbloquear” em “Vamos desbloquear seu cartão?” na tela que aparecerá.
  5. Confirme pressionando “Desbloquear meu cartão”.
  6. Coloque o QR code na próxima tela, que tem um quadrado no meio.
  7. Receba o código, caso não o tenha em mãos.
  8. Digite o código e desbloqueie o cartão.

2. Veja, agora, como é o procedimento pela internet

Desbloquear o cartão PAN pela internet pode ser bem simples. São apenas 4 passos, veja só:

  1. Acesse o site do Banco PAN e clique em “Área do cliente”.
  2. Clique no menu relativo ao cartão de crédito.
  3. Selecione a opção para desbloqueio.
  4. Insira as informações solicitadas, assim como no aplicativo.

3. Central de Atendimento

Se você tem algum tipo de dificuldade em usar a internet ou simplesmente não deseja fazer o desbloqueio conforme ensinamos até então, existe uma terceira saída. Trata-se da Central de Atendimento do Banco PAN.

  1. Ligue para a Central de Atendimento do Banco PAN. Os números são 4003-0101 para capitais e regiões metropolitanas e 0800-888-0101 para as demais localidades. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8h às 22h.
  2. Digite 1 para acessar o menu Cartão PAN.
  3. Insira o número do seu CPF, inclusive o dígito.
  4. Digite 1 para desbloquear o cartão.
  5. Crie uma senha e espere para finalizar o processo.

Por fim, se você deseja desbloquear o cartão PAN presencialmente, saiba que não é possível. Por se tratar de um banco digital, não existem agências físicas!

Continua após a publicidade

Você pode encontrar algum correspondente pela sua cidade ou região, mas eles atendem somente a clientes de serviços específicos, como o empréstimo consignado.

O desbloqueio do cartão PAN é fácil?

Apesar do procedimento parecer bastante simples, muitas pessoas deixam comentários no Reclame Aqui informando problemas no desbloqueio do cartão PAN.

Portanto, a dica é ter paciência. Compare diferentes opções de cartão de crédito e, se achar que essa é a melhor, saiba que pode haver alguma dificuldade no começo.

Caso você não consiga desbloquear o seu cartão PAN pelos passo a passo que fizemos, o mais indicado é entrar em contato com a Central de Atendimento do banco. O problema pode existir por uma série de fatores específicos, então não seria possível entender todos os cenários de cada um dos milhares de clientes.

Continua após a publicidade

Não consigo desbloquear o cartão PAN! O que fazer?

Pensamos em alguns problemas comuns que podem dificultar o desbloqueio do cartão PAN. Tratam-se de dúvidas frequentes feitas por correntistas, então espero que possam ser úteis, também, para você.

1. Não recebi a senha para desbloquear

Caso você tenha recebido o cartão, mas não a senha, acesse o app PAN Cartões. Entre no menu “Serviços” e selecione “Lembrete de senha”. Esse processo fará o reenvio da senha por SMS. O prazo é de três dias úteis, a partir do dia seguinte ao da solicitação.

Se não der certo, entre no chat online pelo app ou rodapé do site. Você também pode ligar para a Central de Atendimento.

2. Estou com dificuldades para acessar o aplicativo, ele não carrega

Se você está tentando desbloquear o cartão PAN, mas não consegue fazer com que o aplicativo carregue, o problema pode estar no seu celular. Verifique se a versão do app está atualizada e se existe uma boa conexão de internet.

Continua após a publicidade

Caso o problema persista ainda assim, você pode fazer o desbloqueio pelo telefone. Também pode aguardar um período de uma ou duas horas, pois se for algum tipo de instabilidade da plataforma, já seria um tempo bom para que volte ao normal.

Persistindo qualquer problema com o aplicativo, vale registrar a reclamação em algum dos canais de contato oficiais. Afinal, por se tratar de um banco digital, esta é a forma de gerenciar o seu cartão, e ela deve funcionar devidamente.

3. Fiz o desbloqueio do meu cartão, mas fiz uma compra e não foi autorizada

Desbloquear o cartão PAN é fundamental para que você possa começar a aproveitá-lo. Sendo assim, depois do desbloqueio, espera-se que você consiga fazer todas as compras normalmente, desde que estejam dentro do limite aprovado pelo banco.

Então, caso faça alguma compra que dê “não autorizada”, o problema não está no desbloqueio, mas em outros fatores. Pode ter sido a tentativa de passar um valor mais alto do que o aprovado, ou outras questões relacionadas à sua conta.

Continua após a publicidade

Vale seguir o que recomendamos: entrar em contato com os canais oficiais da instituição.

Quais cuidados devo ter ao desbloquear o meu cartão?

Assim como em qualquer outra operação financeira pela internet, você deve evitar os possíveis golpes e fraudes.

A primeira dica é fazer o processo somente por seus dispositivos pessoais. Ou seja, nunca utilize aparelhos de telefone, smartphones ou computadores que não sejam os seus. Além disso, caso não esteja em casa, acesse o app apenas via redes móveis. Usar uma rede de wi-fi compartilhada pode ser perigoso.

Por fim, não passe a atribuição para pessoas que não sejam de extrema confiança. Se precisar de ajuda, chame algum parente ou conhecido para te ajudar de forma presencial, se for possível. 

Hoje em dia, com uma série de golpes aplicados com cada vez mais frequência, precisamos ter cuidado redobrado. Afinal, você não quer correr o risco de compartilhar suas informações com pessoas que tenham má intenção.

Achou esse passo a passo prático? Conseguiu desbloquear o seu cartão PAN? Assine a newsletter do iDinheiro e aproveite para ter acesso a mais informações relevantes para as suas finanças pessoais!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

23 comentários

  1. Iracema Rosely

    Boa noite, recebi o meu cartão,mais não consigo desbloquear,tudo muito difícil,no app pan não tem opção de cartões, não consigo

  2. Ulimar De

    Boa noite ja estou com meu cartão de crédito com limite de 100 reais desbloquiei ta com senha mais na hora de fazer compras deu recusado preciso saber pq ja tentei varias formas no app do pan ja liguei me falaram que tinha alguma coisa bloqueado mais ela passaria pra outro setor que resolveria mais caiu a ligação e n conseguir falar com mais ninguem e agora quem vai desbloquear pq no aplicativo n consigo nada preciso de ajuda quero usar meu cartão novo bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.