Como informar ou alterar conta bancária para restituição do Imposto de Renda?

Veja como informar corretamente sua conta bancária para recebimento da restituição do Imposto de Renda.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

No ano de 2021, segundo dados da Receita Federal, ficam obrigados a declarar todos que tiveram renda tributável, como salários, aposentadoria, pensão e outros com valor superior a R$ 28.559,70 em 2020.

Mesmo assim, é possível que você tenha imposto a ser restituído, ou seja, pode receber de volta algum valor referente ao imposto pago sobre sua renda. Para isso, vai precisar informar sua conta bancária para restituição do imposto de renda no programa IRPF 2021.

Continua após a publicidade

Caso não saiba como fazer isso ou precise alterar sua conta, continue lendo e se informe!

Onde informar a conta para restituição do Imposto de Renda

Se essa é a primeira vez que você vai fazer a declaração, várias dúvidas podem surgir. Uma dela diz respeito ao modo com é feita a restituição do imposto. Afinal, é preciso ter conta bancária para receber parte do valor gasto com o IR? Como devo informar minha conta? Hoje tentaremos sanar algumas destas questões.

Continua após a publicidade

A restituição do imposto de renda é sempre feita na conta do contribuinte. Por isso, ele deverá informar corretamente os dados como nome/número do banco, agência e conta no campo indicado da declaração. Sem essas informações, a Receita Federal pode ter dificuldades para efetuar a devolução do valor devido. Veja abaixo onde e como preencher os dados:

Conta corrente imposto de renda
Campo para adicionar a conta corrente para receber a restituição do imposto de renda

Com sua declaração aberta, procure no menu a esquerda a opção Resumo da Declaração e, em seguida, clique na opção Cálculo do Imposto. Se houver algum valor a ser restituído, aparecerão as informações conforme a janela acima. Nela, acrescente os dados de sua conta bancária que seja titular. Pronto!

Perguntas frequentes sobre a restituição do Imposto de Renda

Ainda tem dúvidas ou quer saber como alterar sua conta depois de enviar a declaração? Veja abaixo algumas respostas que podem te ajudar.

Preciso ter uma conta para receber a restituição do IR?

Sim! De acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1.300, de 20 de novembro de 2012, arts. 85 e 86, o contribuinte só poderá receber sua restituição em conta corrente ou poupança da qual seja titular.

Continua após a publicidade

Caso ocorra algum tipo de erro, o valor poderá ser sacado em agências do Banco do Brasil mediante apresentação de documento com foto e comprovante de declaração do IRPF. Mas, para evitar problemas, o melhor é informar uma conta válida.

Posso indicar a conta de outra pessoa?

Não! No momento de pagar as restituições a Receita Federal cruza o CPF do declarante com a conta bancária informada. Se houver discrepância nas informações, o valor não será creditado para o contribuinte. Assim, não é possível que a restituição seja devolvida na conta de terceiros.

Mas atenção: se sua conta for do tipo conjunta, ambos os titulares podem informá-la a fim de receber o valor da restituição sem problemas. O que realmente importa é a titularidade.

Moro no exterior e não tenho conta no Brasil, o que fazer?

Muitos contribuintes fazem sua declaração do exterior. Para aqueles que possuem conta bancária em seu nome no Brasil, basta informá-la. Porém, quem não tem conta nacional deverá indicar um procurador para efetuar o recebimento do dinheiro. Com a procuração pública em mãos, o procurado deverá ir até uma agência do Banco do Brasil para indicar uma conta em seu nome, independentemente da instituição bancária.

Continua após a publicidade

Posso alterar a conta para recebimento da restituição do IR?

Sim!

Se você quer mudar a conta informada na declaração, é possível solicitar alterações desde que o contribuinte ainda não tenha sido incluído em algum lote de restituição da Receita Federal. Caso já tenha enviado sua declaração, siga os passos abaixo para alterar sua conta bancária:

1. Acesse o sistema Meu Imposto de Renda (portal e-CAC) e clique em “Entrar com gov.br”. Informe CPF e senha. Caso ainda não tenha, faça seu cadastro.

portal ecac imposto de renda

2. Entre na sua área logada, como na imagem abaixo. Aqui, você também pode consultar sua situação fiscal e resolver pendências com a Receita Federal.

área logada ecac

3. Clique em “Restituição e Compensação” e, em seguida, em “Alteração de Dados Bancários p/ Restituição e Ressarcimento”. Caso seja possível alterar seus dados, você verá essa opção na tela.

alterar dados bancários imposto de renda

Por fim, basta informar seus novos dados e pronto!

Caso ainda tenha dúvidas sobre a conta bancária para restituição do imposto de renda, deixe um comentário e responderemos assim que possível.

Sugestões de leitura do iDinheiro:

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

68 comentários

  1. Jose Renato

    Boa noite Flavio como posso proceder, vi que minha restituição foi creditada mais quando foi olhar estava uma conta completamente diferente da minha o que devo fazer

  2. JOSE PEIXINOH

    Como devo informar a conta do Banco Santander na declaração do imposto de renda para credito da restituição do IR ???

  3. Denise

    Oque é esse DV , na conta bancária ?

  4. Continua após a publicidade

  5. Andreia

    primeira vez q estou fazendo pelo celular. Perdi o número da chave do ano passado. Preenchi passo a passo. Mas não vi a parte q pede o numero da conta bancária. Alguém sabe aonde fica.

  6. weber

    Estou fazendo a declaração de Espolio final de minha mãe, são três herdeiros, os bens já foram inventariados e a conta corrente dela provavelmente já foi encerrada. Que conta eu indico para receber a restituição? grato.

  7. Elessandra

    Meu esposo pode colocar a minha conta para receber irpf mesmo não sendo
    Conjunta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.