Conta Corrente

Como Funciona a Conta Conjunta?

Flávio Mariano
Flávio Mariano
Como Funciona a Conta Conjunta?

Saiba como funciona a conta conjunta (simples e solidária). Veja também como abrir uma poupança conjunta e o que acontece quando um dos titulares morre.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Na maior parte das vezes, a conta corrente é administrada apenas por um titular. Porém, é possível abrir também um conta conjunta, com titularidades compartilhada. Nesses casos, duas ou mais pessoas são responsáveis pela gestão dos valores guardados na conta e todos os titulares podem fazer transações como saques, pagamentos e transferências.

O uso da conta conjunta é bastante comum por casais que desejam compartilhar a vida financeira. Dessa forma, ambos tem a possibilidade de usar o dinheiro da conta. Associações, parentes e sócios de uma mesma empresa também costumam recorrer à conta conjunta.

Continua após a publicidade

Para que uma conta conjunta possa ser administrada sem grandes problemas, é fundamental que exista uma relação de confiança entre os titular. Além disso, é importante que todos saibam exatamente como esse tipo de conta funciona. Você sabe, por exemplo, o que acontece se um dos titulares morre? Essas e outras dúvidas serão respondidas nesse artigo.

Conta Conjunta Simples e Solidária

Na hora de abrir uma conta conjunta é possível escolher entre duas opções: a simples (E) e a solidária (E/OU). A grande diferença entre elas está no modo com a conta é administrada pelos titulares. Na conta conjunta simples todos os titulares precisam estar de acordo para que seja realizada uma transação.

Assim, se um dos membros deseja fazer, por exemplo, um saque, é preciso que o outro assine um termo concordando com a retirada. Esse tipo de recurso impede que os titulares realizem transações escondidas do outro. Por isso, a conta conjunta do tipo de simples é mais indicada para sócios e membros de uma mesa associação.

Entenda o funcionamento da conta conjunta
Entenda o funcionamento da conta conjunta

A outra opção é a conta conjunta solidária (E/OU). Esse tipo de conta permite que qualquer um dos titulares pode fazer movimentações mesmo sem a autorização dos demais. Na prática, as decisões são tomadas individualmente pelos titulares, permitindo, por exemplo, que um retire todo o valor guardado na conta sem que o outro saiba. Isso faz com que a exigência de confiança seja ainda maior para conta solidária. Ainda assim, o risco pode ser alto para os titulares que compartilham o dinheiro.

É possível ter conta poupança conjunta?

Sim. Vários bancos oferecem a possibilidade abertura de uma conta-poupança com mais de um titular. Também existem as opções “simples” e “solidária”, conforme a configuração da relação entre os titulares. Todos os membros poderão administrar a conta e realizar transações. O banco também poderá emitir cartões magnéticos para que os participantes movimentes o dinheiro. Os rendimentos são compartilhados, assim como as despesas relativas à manutenção da conta.

O que acontece quando um dos titulares morre?

Em caso de falência de um dos titulares da conta, é necessário informar ao  banco o ocorrido para que sejam tomadas as medidas cabíveis. A conta conjunta simples ficará impossibilitada de ser movimentada, uma vez que todos os membros precisam concordar para a realização de transações. Assim, a conta precisará ser encerrada e o valor será redistribuído de acordo com a legislação brasileira.

Nas contas solidárias a questão é um pouco mais complicada, porque os titulares vivos podem fazer movimentações na conta após a morte de um dos membros. Dependendo da situação, o valor depositado na conta precisará ser inventariado e as movimentações podem ser consideradas ilegais.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    153 resposta em “Como Funciona a Conta Conjunta?

      1. Alessandro, o limite de pessoas em contas conjuntas pode variar. O banco do Brasil, por exemplo, aceita, no máximo, 10 (dez) titulares registrados.

    1. Continua após a publicidade

    2. Pode ser invertido a titularidade de uma conta conjunta solidária? Ou seja o primeiro titular passar ser o segundo titular e o primeiro titular passar a ser o segundo titular.

      Obrigada

      Valéria Silva

        1. Estou em dúvida tbm se pode inverter a titulariade. Sou o 2° e por isso não consigo acessar o app de habitação, pegar 2° via do financiamento, etc.

    3. Em uma conta com conjunta solidária, se a conta ficar negativa, é legal os CPF”s irem para o Serasa? Ou somente o CPF do titular?

    4. Boa noite.
      É possível criar uma conta conjunta em que os titulares residem em estados diferentes? Caso afirmativo, É necessário os dois estarem presentes no ato de abertura da conta?

    5. Continua após a publicidade

    6. Quero abrir um conta conjunta com meu noivo, só que não queremos mexer na conta enquanto não tivermos um certo valor guardado. Isso também seria uma conta simples?

      1. Julia, ser simples ou solidária não interfere em nada neste sentido.
        Basicamente, a simples qualquer um pode movimentar, fazer saques etc e, na solidária, é preciso que ambos estejam cientes.

    7. Olá gostaria de saber o que acontece se um dos titulares utilizar todo o dinheiro da conta sem que e outro saiba.

      1. Se a conta for solidária, nada. Pois qualquer um estava autorizado a movimentar a conta.
        Se for simples, isso não é possível.

    8. Continua após a publicidade

    9. Tenho um grupo de pessoas que trabalham em várias profissões, e tivemos a idéia de nos juntarmos com o objetivo de se criar uma conta conjunta de investimento… O que é necessário para tornar isso possível dentro da lei?

      1. Ricardo, nesse caso, não sei se uma “conta conjunta de investimento” é a melhor opção. Pesquise sobre Clube de Investimentos. Acredito que esta seja a melhor alternativa.
        Comece pela Bovespa e CVM.

    10. Boa tarde. Tenho uma dúvida. A tia ( titular da conta) da minha esposa abriu uma conta poupança conjunta solidaria, gostaria de saber se em caso de falecimento da tia, minha esposa pode resgatar o valor total dessa conta.

    11. Minha mãe e minha irmã tem uma conta solidária. Minha mãe morreu e o banco não deixa minha irmã retirar o dinheiro alegando que minha mãe aplicou ele em CDB. Esta atitude por parte do banco procede?

      1. Carlos, no meu entendimento, sua irmão tem o direito ao dinheiro, no entanto, se está aplicado em um CDB que tenha carência, por exemplo, é preciso esperar até o fim do contrato para resgatá-lo.
        Em todo caso, convém consultar um advogado.

    12. Continua após a publicidade

    13. Eu tive o nome negativado no banco Itaú mas agora não costa restrição nem no spc nem Serasa , caso minha esposa me coloque em conta conjunta com ela e ela sendo o CPF titular,eu posso financiar um carro em meu nome?

    14. Precisa do CPF, RG e Comprovante de residência de todos os titulares e a presença dos mesmos na hora de efetivar a conta?, abraço!

    15. Tenho uma conta conjunta. Se alguém fizer uma transferência para essa conta, pode ser feita em nome de qualquer um dos titulares?

    16. Continua após a publicidade

    17. Se eu sou correntista de um banco (titular), e solicito um cartao de debito para min a esposa, ela vira co titular dessa conta corrente, mesmo sem ter assinado a PAC.

      1. Cartão de débito adicional nunca vi, Andre.
        Não seria crédito? O de crédito não tem ligação com a conta.

    18. Tenho uma conta conjunta com minha ex companheira,dá qual me separei há 6 anos,não sei se é simples ou solidária.Eu tenho o número dá conta,mas não tenho o cartão e não sei a senha.Fui ao banco Itaú para saber o saldo ,tirar o meu nome é saber o meu direito sobre o saldo (50℅)? .A atendente me informou que para fazer isso teria que comunicar minha ex companheira,pois ela é a primeira titular.
      Mas se ela for comunicada ela poderá retirar o dinheiro e eu não ficar com minha parte?
      Obrigado

    19. Tenho uma conta conjunta com minha mãe e ela faleceu em dezembro. Ela era titular e eu a segunda titular, com a tarefa apenas de pagar as suas contas, já que ela estava muito doente e com 87 anos. Alguns meses antes de falecer, ela fez um empréstimo pelo banco para comprar um carro, sem o meu conhecimento. O empréstimo que ela fez foi em 86 prestações!!! Ela fez o empréstimo apenas com o CPF dela. Agora, a funcionária do Banco me disse que eu sou responsável pelo pagamento do empréstimo, caso contrário, não posso fechar a conta. Isso é possível? A dívida não foi feita no meu nome e sequer fui consultada pelo Banco a respeito.

      1. Hiudéa, esta questão é ambígua. Em parte, você tem sim, pois se foi pela conta, então você também responderia porém, em certos casos como o que descreveu, você não teve participação direta. Inclusive, se o empréstimo foi para o carro, este pode ser devolvido.
        Veja esta matéria e procure um advogado.

    20. Na declaração do imposto de renda, um dos titulares pode declarar um valor maior que o outro na conta conjunta?

      1. Pode declarar como 50%, como participação ou, se casado, apenas em uma das declarações dependendo do regime de união.

    21. É possível acrescentar mais um titular após a abertura da conta? É gerado mais de um cartão de débito, proporcional ao número de titulares?

    22. O banco emite outro cartão?
      Quero transformar a minha em conjunta, no caso eu ficaria com um cartão e o segundo titular com outro ou apenas um para os dois?

        1. Se for uma conta conjunta, cada um dos titulares pode pedir o seu, se estiver se referindo a cartão de crédito apenas, ligue no banco e faça o pedido.

    23. Bom dia ,

      Gostaria de saber, se é possível abrir uma conta conjunta em que o casal tem contas em diferentes bancos .
      EX: um é correntista no Bradesco e o outro no Itau ?

    24. boa tarde eu tenho uma conta conjunta, e veio dois cartoes de credito, mas no internet banking so tem uma cartao de credito cadastrado, como faço para consular a fatura do outro cartao q nao esta cadastrado no internet banking?

      1. Um cartão pode ser adicional, sendo assim, todos os gastos oriundos do segundo cartão serão pagos na fatura do primeiro cartão.

    25. Gostaria de saber se é possível retirar o segundo titular da conta conjunta, permanecendo somente uma conta com um titular?

    26. Olá quero abrir uma conta conjunta com a minha esposa , porém apenas eu possuo comprovante de renda . Mesmo assim é possível?? Obrigado

    27. ola tenho uma conta corrente com meu marido,sou titular da conta,quero tirar meu nome é possivel?

    28. tenho uma conta conjunta com meu marido e ou, de poupança e conta corrente, ele faleceu e ainda não fui ao banco por impossibilidade, posso continuar movimentando a conta ?

    29. Na hora de abrir a conta corrente conjunta, quem decide se solidária ou simples, o banco ou os clientes? Caso seja os clientes, juntos ou individualmente?

    30. No caso de conta conjunta solidaria, qualquer um dos correntistas pode trocar a senha ou tem que ir os dois para isso?

    31. Minha mãe tem uma conta no banco do Brasil e eu já tive um probleminha com o banco mais eu quero entrar na conta conjunta com ela para colocar minha máquina de cartão porque sou taxista,será que consigo…

      1. Depende de análise do banco, Anderson.
        Mas existem alternativas de máquinas de cartão sem conta corrente.

    32. Bom dia, meus tios (irmão e irmã) tinham conta conjunta com um bom saldo em conta, ocorre que um deles faleceu e o outro que esta vivo esta acamado e não responde mais por ele, pois tem problemas de saúde. Um sobrinho o qual ficou tomando conta dessa tia, está movimentando a conta e gastando todo o dinheiro sem a ciência da Tia. Isso é considerado uma movimentação ilegal ?

    33. Boa tarde!!!! Meu nome é Jandira e sou segundo titular da conta com meu marido, e preciso saber se eu como segundo titular posso abrir um processo contra o banco?

      1. Você pode optar por ter estes cartões ou não, Bruno. Fica a critério.
        Mas cada cartão é pessoal, então, cada um tem seu próprio nome.

    34. Estou querendo me divorciar, mas a única conta em banco do meu marido é conjunta com sua mãe, onde apenas a minha sogra movimenta as operações. Ele recebe seu salário nesta conta bancária e algumas de nossas contas em comum estão no débito automático. Neste banco também estão alguns investimentos dele, que estão em conjunto com sua mãe, além dos proventos da minha sogra. Todo mês sua mãe retira uma quantia em dinheiro para o meu marido utilizar no que precisa do dia a dia. Como isso ficaria na partilha dos bens? Como consigo saber o que é exaltante do meu marido e da minha sogra?

    35. Olá tenho uma conta conjunta mas não sou o titular tenho direito a um financiamento sendo q o titular é um idoso ?

    36. Boa tarde
      Tenho conta conjunta com meu filho que teve câncer e estou me separando essa conta entra na separação de bens?

    37. Bom dia, minha dúvida é a seguinte, tenho uma conta conjunta com a minha esposa onde ela é a primeira titular, isto quer dizer que quando depositamos é o nome dela que aparece, preciso mudar pra eu seja o primeiro. Faço isso em qualquer caixa ou tem que ser na minha agência? E ela tem que está junto?

    38. ola,minha irma tem conta conjunta com o marido e ele esta fazendo grandes movimentaçoes sem o conhecimento
      dela.o que ela pode fazer????

      1. É preciso ver o tipo de conta. Se é E, ou OU.
        Se for OU, não há nada de errado. Se for E, é preciso procurar o banco.
        Agora, se ela não quer que isso aconteça, é preciso alterar o tipo de conta.

    39. Tenho uma conta no banco parada há anos e com dívida. Meu marido tem uma conta neste mesmo banco e quer transforma -la conta conjunta comigo,posso entrar nesta conta devendo em outra conta no mesmo banco?

    40. Ola boa tarde, meu noivo tem uma conta poupança na caixa, porém resolvemos abrir uma conta conjunta, mas não me informaram nada sobre o meu cartão, eu teria direito ao meu cartão também pra fazer as movimentações da conta, não teria ?

    41. Olá. Meu marido tem uma conta conjunta com sua ex mulher, que é inclusive sua conta onde recebe seu salário. Gostaria de saber se caso ele venha a falecer se somente a ex poderá movimentar essa conta ou se eu como esposa legítima (casada no civil) atualmente poderei movimentá-lá sem a presença ou autorizaçao da ex.

      1. Em caso de falecimento, um inventário com os bens, a conta, inclusive, deve ser listado e partilhado conforme legislação.
        Um advogado saberá orientar sobre os detalhes.

    42. Já tenho a minha conta aberta e quero incluir meu marido, tenho que encerrar a minha conta atual e abrir uma nova conta para ser conjunta?

    43. Tenho uma conta conjunta com a minha mãe no Banco do Brasil e sou a segunda titular , preciso de uma conta corrente como sendo a primeira titular e não consigo pq meu cpf já está castrado na agência. Sendo assim eu sendo segunda titular eu posso sair dessa conta e abrir outra normalmente?
      Desde já agradeço
      Dayane

    44. Eu tenho pendencias no meu nome(SPC), minha noiva não. isso implica na abertura da conta conjunta?
      minha conta corrente e conveniada pela empresa (não há cobrança de taxas) é possível manter assim mesmo sendo conjunta?

    45. Já tenho uma conta corrente, consigo incluir minha noiva e transformar a mesma numa conta conjunta?

    46. Meu marido abriu conta conjunta no Banco do Brasil com meu filho que estudo fora . E meu filho não consegue sacar. Da sempre cartão bloqueado. O que é necessário fazer neste caso? Pra que ele possa usar o caixa eletrônico e sacar?

      Atte. Adelina Arantes

    47. Tenho uma conta conjunta, meu marido titular do cartao, posso ter um so para mim como titular ou so dependente? Pq ele sendo titular pode bloquear qdo quiser?Conta de empresa e somos socios.

    48. Olá Flávio! Tenho conta conjunta solidária com minha ex-esposa, e mudei a senha porque estamos em processo de divórcio! Mesmo assim, ela pode sacar o dinheiro no caixa ou mudar a senha de novo?

      1. Cada titular tem sua própria forma de movimentar a conta.
        Se o relacionamento está acabado, o melhor é encerrar esta conta.

    49. O que pode acontecer se um dos titulares morrer e o outro sacar o dinheiro ?
      Um dos titulares pode sacar todo dinheiro sem nenhum problema?

      1. Há mais de uma interpretação para estes casos. Alguns dizem que sim, outros dizem que é preciso passar pelo processo de inventário e o outro titular tem direito apenas a 50%. Outros casos ainda, seria proporcional.
        Não tem resposta simples. O melhor é encontrar um especialista em direito sucessório que poderá avaliar seu caso perfeitamente.

    50. Sou namorada de um homem casado que está se separando, sua ex mulher ERA cotitular da conta, ele tirou ela é colocou eu como co titular, por ela ainda ser casada legalmente com ele , ela pode ter acesso a conta mesmo que ela tenha sido tirada já da conta conjunta solidária ?o que devo fazer se a gerente do banco estiver passando informações da conta conjunta minha e do meu namorado para sua ex mulher mesmo ela não estando inclusa na conta ?

      1. Teoricamente o acesso ela não tem, mas isso não exclui direitos que ela possa vir a ter na partilha dos bens conforme o regime de separação.

    51. Boa tarde, sou devedor de uma pessoa e gostaria de pagá-la, gostaria de saber se posso depositar o valor da dívida em conta conjunta, fazendo isso não corro risco de me cobrarem novamente?

      1. Se for a conta que te indicarem e você guardar os comprovantes, terá como comprovar que a dívida foi paga.

    52. Olá, Boa noite!

      Na conta conjunta o limite do cartão de crédito é único para os dois , ou cada um tem o seu individual.

    53. Boa tarde
      Eu tinha caixa poupanca,so que meu pai quis abrir uma conta conjunta comigo.
      Queria saber se o numero da conta é o mesmo ou ele tem numero e eu temho meu?

    54. Abri uma conta no sicredi e fiquei negativado com eles mas agora parcelei a dívida e quero abrir conta conjunta com minha tia no mesmo banco consigo?

    55. Tenho uma conta conjunta com minha mãe e nós duas somos pensionistas e nossos respectivos rendimentos são depositados nessa conta. Sou filha única, minha mãe é a titular dessa conta e tenho receio de quando ela falecer, eu venha a ter problemas acerca do recebimento dos meus proventos. Minha dúvida é a seguinte: A conta vai permanecer ativa em caso de falecimento da titular ou devo abrir uma conta individual?!

      1. Pela questão do seu benefício, não. A conta continua ativa como você sendo titular. Caso isso venha a acontecer, no entanto, terá que passar pelo processo de inventário etc.

    56. Olá! Eu tinha uma conta corrente com popança no Banco do Brasil, depois de um tempo adicionei meu marido. Gostaria de saber se agora tem como eu como titular restringir o acesso dele a minha conta poupança e ele continuar tento acesso somente à corrente?

    57. Olá eu e minha esposa abrimos uma loja e queremos abrir uma conta para depositar e administrar o dinheiro que entra, é possível?

    58. Olá, poderia me ajudar? gostaria de saber se a conta conjunta na Caixa precisa que ambos os titulares movimentem? No momento, apenas um titular está usando. Porém estou recebendo email identificado como spam de serviços que eu não estou ciente. Como:
      “Informamos que o dispositivo vinculado ao seu acesso expirou.
      Evite a suspensão de seus serviços e o deslocamento até sua agência
      fazendo a confirmação através de mensagem de texto.
      Evite a suspensão dos seguintes serviços:
      1. Internet Banking
      2. Aplicativo Caixa
      3. Bloqueio de Assinatura ”

      Obrigada.

      1. Raíra, se for uma conta do tipo “ou”, qualquer um movimenta independente do outro. Estes emails podem ser em relação a seu cadastro e não causarão interferência no cadastro do internet banking do outro titular.

    59. Caso a pessoa tenha uma conta conjunta e perde os cartoes mas lembra somente do numero da conta do titular para bloquear, como fica o outro cartao?

    60. Boa noite
      Gostaria de abrir uma conta poupança conjunta com minha noiva, porém sou autônomo, é necessário comprovante de renda e qual melhor banco pra isso?

    61. Flávio , eu tenho uma conta conjunta, minha companheira tem o nome negativo por causa do cartão de crédito da mesma conta. Eu queria saber nas pontuações do meu CPF se vai ter uma influência sendo que é uma conta conjunta solidária?

    62. Em caso de falecimento do primeiro titular, como fica a situação dos investimentos q ele possuía? Por exemplo Poupança, CDB, LCI. Eles passam pro segundo titular automaticamente?

    63. Boa noite ! Fiz uma conta poupança conjunta com uma amiga, gostaria de saber quando alguém fizer deposito na conta, o extrato de deposito virá no nome de quem? No caso eu sou a 2° titular, e minha amiga é a 1° titular. Obrigada!

    64. tenho conta conjunta comeu irmão no banco do brasil, sou o titular da conta onde é depositada minha pnsao. estou querendo tirarele da contaconjunta, ele tem que concordar ou é so pedir a exclusão?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *