O que é Pay Per View? Entenda como essa modalidade funciona e como contratar o serviço!

Provavelmente você já ouviu falar de pay per view. Mas será que conhece os detalhes? Confira a seguir!

Julyana Andrade
Julyana Andrade

O pay per view é uma modalidade de assinatura de canais, no qual você contrata para assistir a conteúdos exclusivos, por um tempo determinado. Porém, algumas pessoas ainda se sentem confusas com as diversas opções disponíveis no mercado, tendo certa dificuldade na hora de contratar.

O conteúdo a seguir servirá justamente para sanar, ao máximo, suas dúvidas referentes a este assunto, para que você possa assinar com mais tranquilidade, sem medo de estar pagando por algo que não atenderá às suas expectativas.

Continua após a publicidade

Vamos explicar como funciona este sistema, apresentar um tutorial de como realizar a contratação, além das diferenças entre o pay per view e outras modalidades de serviço semelhantes. Portanto, se quiser ficar por dentro de tudo que envolve este universo, continue com a gente e boa leitura!

O que é o Pay Per View?

A palavra pay per view vem do Inglês e significa “pague por exibição” (em tradução literal). Ou seja, é um sistema onde você paga para assistir um conteúdo específico, pelo tempo que a programação estiver no ar — sendo ela ao vivo ou gravações. 

Continua após a publicidade

Essa opção já está presente na maioria das plataformas e operadoras de TV a algum tempo, mas tem conquistado cada vez mais assinantes nos últimos anos. Seja devido às questões recentes — como isolamento social — e também pelos investimentos que vêm sendo feito em conteúdos voltados à essa modalidade, chamando mais a atenção dos telespectadores.

Hoje, o público conta com canais de pay per view bastante conhecidos — como o UFC Combate, Premiere, Big Brother Brasil etc — e que oferecem preços cada vez mais diferenciados, podendo ser assistidos tanto no celular quanto em computadores, tablets e televisores. 

Como o Pay Per View funciona?

Na prática, o pay per view funciona como um canal avulso, em que você contrata para assistir os conteúdos exclusivos. Geralmente, ele está vinculado a alguma emissora — como a Globo, que produz as próprias programações — ou até mesmo a uma empresa independente que faz parceria com as emissoras, oferecendo os serviços por meio daquele canal.

Ao se interessar pelo conteúdo, basta que o cliente faça a contratação por meio do seu plano de TV por assinatura, com o valor sendo adicionado à fatura mensal, ou pelo próprio site da emissora que está disponibilizando (se houver essa opção). 

Continua após a publicidade

Dependendo do pay per view escolhido, não é necessário contar com um plano de TV por assinatura para contratar, pois algumas delas oferecem a possibilidade de contratação independente, permitindo ao usuário que assista o conteúdo pela internet — seja em uma TV Smart, computador, tablet, celular etc.

Após a contratação, basta aguardar a ativação do canal em seu modem de TV a cabo — que costuma acontecer de forma imediata — ou fazer o download no aplicativo, caso contrate a versão própria para dispositivos que acessam a internet.

Com tudo isso feito, basta aproveitar as programações que você contratou e se divertir! 

Quanto custa o Pay Per View?

O preço de um pay per view vai depender tanto do tipo de conteúdo que você está comprando quanto da forma de exibição que será utilizada. 

Geralmente, as versões digitais — em que a transmissão é feita pela internet — costumam ser mais baratas, em comparação com a versão adquirida para televisão, por meio do seu contrato de TV por assinatura. 

Continua após a publicidade

Um dos fatores que interferem nessa precificação, é o fato dos conteúdos pela internet exigirem menos recursos para serem transmitidos, barateando o custo final do produto. Outro diferencial é que, como a qualidade do sinal dependerá do tráfego na conexão tanto sua quanto dos servidores da emissora, é comum que a exibição sofra um leve atraso, quando comparado à versão para a TV. 

Onde assistir canais PPV?

Os canais pay per view podem ser assistidos na maioria dos dispositivos. Algumas plataformas oferecem o serviço apenas para aparelhos de TV por assinatura, enquanto outras também disponibilizam conteúdos de maneira digital.

No modelo para TV, você precisa ter um plano ativo com alguma das operadoras que oferecem esse tipo de serviço. Com ele em funcionamento, você faz a contratação do pacote avulso e o conteúdo é liberado quase que instantaneamente. Assim, o canal ou grupo de canais será exibido nas faixas informadas pela empresa de TV.

Para as versões digitais, o acesso é feito por dispositivos que se conectam à internet, como computadores, celulares, tablets, entre outros. Você pode fazer a contratação no próprio site da fornecedora ou por meio de alguma emissora na qual ela tenha parceria.

Continua após a publicidade

Assim que o serviço for contratado, você deverá fazer o download do aplicativo na loja online do seu celular ou até mesmo no site da empresa, logar com sua conta de usuário e senha, e já poderá começar a assistir.

É importante destacar que nem todos os canais de pay per view oferecem essa opção de serviço digital, dando a possibilidade de contratação apenas junto ao seu plano de TV. Para saber quais as opções disponíveis, busque por informações no site da fornecedora ou dos parceiros nos quais ela é filiada.

Como assinar o Pay Per View?

A seguir, confira como fazer a contratação de um canal pay per view nas principais operadoras que operam no Brasil!

Claro

A Claro é uma das principais operadoras do país e oferece algumas opções de conteúdo pay per view — como Premiere, BBB, Combate, Conmebol TV etc. E a contratação pode ser feita de três maneiras: pelo site, telefone e até mesmo pelo controle da sua TV. A seguir, veja como contratar por cada uma dessas formas:

Continua após a publicidade

Telefone

Para realizar a contratação pelo telefone, basta ligar para o número 106 21 e informar o pay per view que deseja assinar.

Site

Já pelo site, você deve seguir o procedimento abaixo:

  1. Acesse o site da Claro;
  2. Faça o login com sua conta de usuário e senha;
  3. Clique sobre a aba “TV”;
  4. Na opção “Turbine a sua TV”, clique em uma dos conteúdos sugeridos ou escolha “Confira todos”;
  5. Navegue pelas opções até encontrar o pay per view desejado;
  6. Clique em “Contratar”;
  7. Siga as instruções até a conclusão da assinatura.

Controle Remoto

Uma das maneiras mais cômodas de contratação, é pelo controle remoto do seu modem de TV. Para isso, basta acessar o botão sinalizado como “PPV”, escolher uma das opções de pay per view que será exibida na tela e confirmar a assinatura.

Vivo

Pela Vivo, você pode fazer a contratação do pay per view por diversos caminhos. Um deles é o chat virtual que fica logo na página inicial do site da concessionária. Por lá, basta informar seus dados e fazer a solicitação do pacote que deseja.

Também há outras maneiras de assinar seus conteúdos preferidos. Conheça a seguir:

Telefone

Para fazer a contratação pelo telefone, ligue para o número 106 15 e solicite a assinatura do conteúdo desejado.

Continua após a publicidade

Controle Remoto

Já pelo controle, o processo é mais rápido e fácil, bastando acessar o menu de seu equipamento e navegar até a opção de assinaturas, até encontrar a opção desejada. Depois, confirme a contratação e comece a curtir os canais.

Aplicativo

O processo pelo aplicativo “Meu Vivo” é parecido com a opção acima. A diferença é que ele deve ser feito pelo celular ou tablet, após fazer o download do app. Depois de instalado, também é necessário acessar a opção de menu e buscar pelo tópico de assinaturas, efetivando a contratação.

Oi

Na Oi, é possível fazer a assinatura de um dos canais pay per view tanto pelo telefone quanto pelo site. Veja como funciona: 

Telefone

Pelo telefone, basta discar para 106 31, apresentar seus dados pessoais e solicitar a assinatura de um dos pacotes.

Continua após a publicidade

Site

Já pelo site, você deverá acessar a opção “Minha Oi” e fazer login com o seu usuário e senha. Após estar logado, navegue pelos menus até encontrar a opção de contratação dos canais pay per view.

Sky

A Sky possibilita ao cliente, fazer a contratação por meio do número de telefone da empresa ou pela navegação tanto no site quanto no aplicativo. Veja, a seguir, como fazer isso!

Telefone

O número disponível para solicitar a assinatura é o 106 11. Basta ligar, informar seus dados e solicitar a assinatura.

Site

Ao acessar o site da Sky, você deve fazer o login com sua conta na área “Minha Sky” e, depois de logado, clicar sobre seu pacote e solicitar a contratação do pay per view que desejar.

Continua após a publicidade

Aplicativo

O mesmo vale para o aplicativo “Minha Sky”, que deve ser baixado na loja virtual de seu aparelho. Após a instalação, acesse sua conta e clique sobre o produto que deseja adquirir, para que ele seja adicionado à sua grade.

Qual a diferença entre canal Pay Per View, On Demand e À la Carte?

Devido a algumas semelhanças entre as três modalidades — como a contratação de maneira avulsa —, algumas pessoas acabam se confundindo na hora de identificar as opções, o que pode acabar dando margem para uma assinatura que não vá corresponder às expectativas do usuário.

Portanto, explicaremos, a seguir, quais são as principais diferenças entre cada uma delas. Confira!

Pay Per View

Como já citado no conteúdo acima, a modalidade pay per view tem como principal característica, oferecer seus conteúdos por um período predeterminado, que é geralmente o tempo que o programa se manterá no ar. 

Alguns ótimos exemplos de canais que utilizam esse sistema são o pay per view do Big Brother Brasil — que tem duração média de três meses, que é justamente o tempo de exibição do reality — e o Premiere, canais de esporte que exibem rodadas dos principais campeonatos nacionais.

Continua após a publicidade

No caso do Premiere, apesar do canal oferecer conteúdos o ano todo, já que ele conta com os Estaduais e, logo em seguida, o Campeonato Brasileiro, é comum algumas pessoas suspenderem a assinatura no início do ano e retomarem assim que começa o “Brasileirão”.

On Demand

O modelo on demand — que, em português, significa “sob demanda” — é um sistema em que o cliente, em vez de contratar o canal, contrata conteúdos específicos dentro dele. A plataforma não costuma ter uma programação diária, como no pay per view, e o usuário tem acesso apenas ao programa contratado, por um determinado tempo.

Um exemplo bastante fiel dessa modalidade é o serviço on demand do Telecine, que conta com um vasto catálogo de filmes, no qual você pode alugar aquele que deseja assistir e ele ficará disponível por alguns dias. Digamos que a plataforma funciona como uma locadora virtual.

À La Carte

Quanto ao conteúdo à la carte — traduzido de maneira popular como “disponível no cardápio —, ele funciona como um conteúdo que oferece uma programação diária, no qual o cliente contrata para assistir por tempo indeterminado. Ou seja, ele não depende da duração dos programas, pois conta com uma grade fixa.

Continua após a publicidade

Esses canais estão disponíveis em praticamente todas as operadoras de TV, porém, para acessá-los, você precisa concretizar a assinatura, pagando um valor extra mensal pelo serviço. 

Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo visto na sua televisão, as opções dos canais Telecine, HBO e alguns outros que você não consegue assistir a programação, não é mesmo? Pois bem, esses são os conteúdos à la carte do qual estamos falando.

Agora que você já sabe tudo que envolve os conteúdos pay per view e como fazer a contratação por meio das principais operadoras de TV, basta escolher o seu preferido, fazer a assinatura e começar a aproveitar as programações que os canais reservam para seus usuários!

Gostou do artigo? Continue acompanhando os nossos conteúdos para saber mais sobre assinaturas de TV!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.