Streaming

Entenda o que é streaming, confira uma definição aprofundada e conheça exemplos do termo!

Escrito por Heloisa Moraes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O que é Streaming?

Em português, streaming quer dizer transmissão. Esse termo se refere à tecnologia de transmissão de dados de áudio e vídeo de um servidor para computadores, smart TV, tablets e smartphones em fluxo contínuo, isto é, sem a necessidade de baixar o conteúdo.

Apesar de o streaming existir desde os anos 1990, a velocidade da internet ainda não era boa o suficiente para que a troca de dados ocorresse de maneira quase que em tempo real. No entanto, isso mudou com a chegada da banda larga.

A diferença do streaming para o download é que o usuário não precisa esperar o servidor enviar todos os dados para o seu aparelho, a fim de conseguir assistir a um conteúdo. Isso porque as informações são transmitidas em pequenos pacotes e podem ser consumidas em tempo real.

Definição aprofundada

Em geral, o termo streaming é mencionado junto a palavras como serviço ou plataforma. As empresas que oferecem áudio ou vídeo em tempo real foram as responsáveis pela sua popularização. Um dos benefícios de uma plataforma desse tipo é a comodidade. Com uma conta gratuita ou paga, é possível ter acesso a um acervo de conteúdos que seriam difíceis de ser acessados legalmente de forma individual.

O principal exemplo de plataforma de streaming de filmes é a Netflix. Em 2012, ela se tornou a primeira TV online. Com isso, as empresas do segmento televisivo e cinematográfico tiveram que criar suas próprias plataformas de vídeo para continuarem competitivas.

Exemplos de Streaming

O crescimento da demanda por conteúdos em tempo real ampliou o número de plataformas de serviços de música e filme. Dentre as opções de música, podemos citar Spotify, Deezer, Amazon Music e Apple Music. Já entre as de filme, temos Netflix, Disney Plus, Amazon Prime Video, Apple TV+ etc.

Aproveite e confira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp