Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Streaming

Entenda o que é streaming, confira uma definição aprofundada e conheça exemplos do termo!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

O que é Streaming?

Em português, streaming quer dizer transmissão. Esse termo se refere à tecnologia de transmissão de dados de áudio e vídeo de um servidor para computadores, smart TV, tablets e smartphones em fluxo contínuo, isto é, sem a necessidade de baixar o conteúdo.

Apesar de o streaming existir desde os anos 1990, a velocidade da internet ainda não era boa o suficiente para que a troca de dados ocorresse de maneira quase que em tempo real. No entanto, isso mudou com a chegada da banda larga.

Continua após a publicidade

A diferença do streaming para o download é que o usuário não precisa esperar o servidor enviar todos os dados para o seu aparelho, a fim de conseguir assistir a um conteúdo. Isso porque as informações são transmitidas em pequenos pacotes e podem ser consumidas em tempo real.

Definição aprofundada

Em geral, o termo streaming é mencionado junto a palavras como serviço ou plataforma. As empresas que oferecem áudio ou vídeo em tempo real foram as responsáveis pela sua popularização. Um dos benefícios de uma plataforma desse tipo é a comodidade. Com uma conta gratuita ou paga, é possível ter acesso a um acervo de conteúdos que seriam difíceis de ser acessados legalmente de forma individual.

O principal exemplo de plataforma de streaming de filmes é a Netflix. Em 2012, ela se tornou a primeira TV online. Com isso, as empresas do segmento televisivo e cinematográfico tiveram que criar suas próprias plataformas de vídeo para continuarem competitivas.

Exemplos de Streaming

O crescimento da demanda por conteúdos em tempo real ampliou o número de plataformas de serviços de música e filme. Dentre as opções de música, podemos citar Spotify, Deezer, Amazon Music e Apple Music. Já entre as de filme, temos Netflix, Disney Plus, Amazon Prime Video, Apple TV+ etc.

Aproveite e confira:

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.