Como ligar a cobrar? Confira o tutorial completo e tire suas dúvidas!

Não sabe como ligar a cobrar e quer aprender? Esse é o guia definitivo para fazer ligações mesmo sem saldo!

LinkedIn
Ana Júlia Ramos

Saber como ligar a cobrar para outro telefone pode ser muito útil em diversas situações, principalmente aquelas que envolvem alguma urgência. Mesmo que atualmente esse método de comunicação venha se tornando cada vez mais raro, às vezes, não há nada como um telefonema para resolver o problema.

No entanto, com a diminuição da frequência nas ligações, é comum que muitas pessoas atualmente não saibam como ligar a cobrar nos dias de hoje, o que poderia ocasionar problemas dependendo da urgência do telefonema. E se você precisa de ajuda para entender como funciona esse serviço, o tutorial que preparamos certamente vai te ajudar neste processo. 

Continua após a publicidade

Como funciona uma ligação a cobrar?

Na ligação a cobrar, não existem despesas de telefonema para a pessoa que faz a ligação. Logo, quando alguém sem crédito precisa fazer uma ligação, essa é a possibilidade ideal para manter a comunicação caso nenhum outro meio esteja disponível. 

icon

Atenção

Por isso, se ela continuar na linha e aceitar, a ligação segue como qualquer outra que você já tenha realizado, com a cobrança sendo enviada diretamente para quem está recebendo o telefonema.

Independentemente da época em que foi utilizada, esse recurso sempre foi uma ótima saída, principalmente nos anos em que os planos pós-pago de celulares eram muito caros.

Continua após a publicidade

Como ligar à cobrar?

Atualmente, existe uma maneira padrão para realizar ligações a cobrar. Basicamente, é só digitar o prefixo 9090 antes do número. A pessoa que receber a ligação, ao atender, vai responder se aceita a cobrança das taxas. Entretanto, essa forma só funciona quando a ligação está sendo feita para um número de telefone que possui o mesmo DDD do número com o qual você está realizando a chamada. 

Por exemplo, se o seu DDD for (21) e você estiver ligando para outro número que também possui um DDD (21), então poderá utilizar esse modo de ligar à cobrar. Mas afinal, como ligar a cobrar nesse contexto: Vamos explicar:

  • Abra o teclado do celular;
  • Digite 9090;
  • Agora adicione o número que você deseja ligar. O que vai aparecer em seu visor deve ser algo como: 9090 99999-0000.

Agora, é só realizar a ligação e esperar chamar. Se a pessoa aceitar as despesas, a ligação continuará da mesma forma que todas as outras.

Como fazer ligação a cobrar para outro estado?

O processo de como fazer ligações a cobrar para outros estados é um pouco diferente do que acabamos de explicar. Isso acontece porque cada estado possui o seu DDD, que é o código que cada estado (ou regiões do estado, dependendo de seu tamanho) possui para ligações realizadas à distância. 

Continua após a publicidade

Por exemplo, enquanto o DDD do Rio de Janeiro é (21), o de São Paulo é (11). Se você estiver no Rio e deseja ligar a cobrar para um número registrado em São Paulo, é necessário seguir esses passos:

  • Abra o teclado do celular;
  • Digite 90;
  • Digite o código da operadora (veremos um pouco adiante quais são eles);
  • Digite o DDD do telefone que receberá a ligação (no nosso exemplo será 11);
  • Digite o número do telefone que deseja ligar.

No seu visor, essa informação ficará: 90 0YY XX 99999-0000.

Se adicionarmos o DDD e do nosso exemplo e estamos ligando por um número de uma operadora que tem o código 0YY, o que você vai digitar será: 90 0YY 11 99999-0000.

Agora é só esperar que a pessoa aceite receber a chamada e continuar a ligação.

É possível fazer ligação internacional a cobrar?

Infelizmente, essa alternativa não é possível e a ligação à cobrar internacional não existe até o momento. Logo, se você pretende ligar do Brasil para um número estrangeiro a cobrar, sua chamada nem mesmo chegará a ser completada. 

Continua após a publicidade

No entanto, hoje em dia é possível realizar ligações internacionais pela internet ou por um serviço que permite que você adie a cobrança das taxas da ligação, conhecido como VoiP. Porém, é importante verificar se isso faz sentido para suas necessidades e o que busca no momento da ligação. 

Estou no exterior, como ligar a cobrar para o Brasil?

Uma forma de ligar para qualquer número internacional é usando aplicativos de mensagens e chamadas via internet como WhatsApp, Skype, Hangouts e Facetime. No entanto, para utilizar esses serviços, tanto quem liga quanto quem recebe a chamada precisa ter um pacote de dados ativo ou estar conectado a uma rede wi-fi.

Se você estiver em outro país com um número brasileiro e quiser realizar uma ligação para o Brasil, você pode comprar um chip de viagem ao exterior ou utilizar um serviço chamado Brasil Direto, da Embratel. Esse serviço permite que você realize as ligações para o Brasil e suspenda o pagamento delas até você retornar para casa. 

Isso vai permitir que você pague a fatura em reais e não precise comprar um chip para utilizar no exterior.

Continua após a publicidade

Como ligar a cobrar na Vivo, Claro, Oi e TIM?

Cada uma das operadoras de telefonia móvel possuem seu próprio código. Logo, o código de operadora que você precisa adicionar na ligação antes do DDD e do número para realizar uma ligação a cobrar para outro estado, também estará presente na ligação à cobrar. Por isso, confira como realizar a ligação em cada uma das principais empresas de telefonia do Brasil:

Vivo

A Vivo tem como código de operadora o número 015. Ele permite que você faça ligações interurbanas a cobrar ou diretas. Em uma ligação a cobrar por um celular da Vivo, por exemplo, os passos seriam:

  • Abra o teclado do telefone;
  • Digite 90;
  • Digite 015;
  • Digite o DDD; 
  • Digite o número do telefone. Você verá algo assim: 90 015 XX 99999-0000

Claro

O código de operadora da Claro é o número 021. Utilizando ele diretamente do seu telefone celular, é possível realizar ligações interurbanas a cobrar ou de forma direta. Neste caso, as etapas para conseguir completar uma chamada por essa operadora são:

  • Abra o teclado do telefone;
  • Digite 90;
  • Digite 021;
  • Digite o DDD; 
  • Digite o número do telefone. Logo, será possível observa a seguinte sequência de números: 90 021 XX 99999-0000

Oi

Já a Oi é reconhecida pelo código de discagem 031. Ele permite que você faça ligações interurbanas a cobrar ou diretas. Em uma ligação a cobrar feita a partir de um número da Oi, os passos seriam:

Continua após a publicidade

  • Abra o teclado do telefone;
  • Digite 90;
  • Digite 031;
  • Digite o DDD; 
  • Digite o número do telefone. Você verá algo assim no seu visor: 90 031 XX 99999-0000.

Tim

Por último, mas não menos importante, a Tim tem o código de operadora número 041. Por aqui, é possível fazer ligações interurbanas a cobrar ou diretas sem grandes complicações. Levando isso em consideração, as etapas necessárias para fazer uma ligação à cobrar utilizando a linha da empresa seria:

  • Abrir o teclado do telefone;
  • Digitar 90;
  • Em sequência, o código 041;
  • Digite o DDD da sua área; 
  • Número do telefone de quem você deseja se comunicar. No final, sua numeração completa deverá seguir a seguinte sequência: 90 041 XX 99999-0000

Afinal, vale a pena ligar à cobrar? Adquira um plano com ligações ilimitadas!

Agora que você sabe como ligar à cobrar, isso pode parecer a oitava maravilha do mundo, é possível utilizar mais uma alternativa em caso de falhas de comunicação ou falta de saldo para completar uma chamada. Entretanto, é importante se atentar para alguns casos que devem ser levados em consideração no momento da utilização do serviço, que podem impactar diretamente a pessoa que irá atender o telefonema.

Sabemos que o termo “gratuito” não existe e alguém sempre precisa acabar “pagando a conta”. Nesse caso, quem estará do outro lado da linha. Além disso, é importante se atentar ao fato das ligações a cobrar só funcionam se a pessoa do outro lado da chamada tiver condições de arcar com os custos do tempo de conversa.  

No entanto, as ligações a cobrar são boas para o que foram pensadas, se levarmos em consideração os momentos de urgência, Porém, elas podem se mostrar bastante ineficientes no cotidiano, principalmente com o avanço tecnológico que estamos vivendo. 

Listamos alguns conteúdos para te ajudar a escolher um bom plano de celular e não precisar passar pelas ligações a cobrar novamente:

Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e se inscrever em nosso canal no Telegram para acompanhar tudo o que acontece com o universo financeiro em tempo real. 

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.