Você sabe como localizar o celular pelo IMEI? Veja o tutorial completo!

Aprenda como localizar o celular pelo IMEI em caso de perda ou roubo do aparelho. Siga esse tutorial completo e deixe seus dados mais seguros!

pp
Heloisa Moraes

Saber como localizar celular pelo IMEI é um passo muito importante para a sua segurança e a de seus dados armazenados no telefone. Esse número permite não só rastrear o aparelho para saber onde está, mas também o bloqueio dele em caso de perda ou roubo. Essa, inclusive, é uma informação essencial, tida como uma medida extra de segurança para que se possa recuperar o aparelho.

Além disso, em casos irreversíveis em que a recuperação é impossível, esse código permite o bloqueio de praticamente todas as funções do aparelho, o que o torna inutilizável. Por esses motivos, é importante saber o IMEI de seu celular e por isso reunimos todas as informações para que você aprenda como encontrar esse número. Confira a seguir!

Continua após a publicidade

O que é e como funciona o IMEI?

IMEI é a sigla em inglês para International Mobile Equipment Identity, ou seja, Identidade Internacional de Equipamento Móvel. Basicamente, podemos dizer que essa nomenclatura é praticamente o RG ou CPF do seu celular, já que conta com 15 dígitos únicos, responsáveis por identificar um aparelho celular independentemente do modelo ou marca do telefone. 

Logo, é possível afirmar que não existem dois IMEIs iguais. É isso que permite, por exemplo, que mensagens enviadas de um telefone para outro não sejam recebidas por um outro aparelho e sejam facilmente identificadas. Além disso, existem aplicações para smartphone hoje que utilizam esse código de identificação para rastrear e localizar um aparelho em caso de perda ou roubo. Isso é extremamente importante para a proteção dos dados armazenados no telefone e para evitar que sejam utilizados de forma maliciosa.

Continua após a publicidade

icon

Curiosidade

Mesmo que um número tenha sido clonado, não é possível que dois celulares recebam a mesma mensagem ou ligação ao mesmo tempo e isso acontece por um processo que só é possível por causa do IMEI. 

Aproveite e veja também: Como formatar um celular? Veja nosso passo a passo completo!

Como descobrir o IMEI do meu celular?

Atualmente, existem algumas maneiras de descobrir o IMEI de um celular, mesmo depois de ter sido perdido. Esse número pode ser encontrado na parte de trás da bateria do celular. O problema, é que uma boa parte das baterias de celulares mais novos é lacrada, o que a torna quase inacessível.

No entanto, existem outras maneiras de descobrir esse código e uma delas é digitando *#06# no campo de ligações do telefone e chamar esse número, então o IMEI aparecerá automaticamente.

icon

Dicas

Não recomendamos que espere perder o celular para descobrir o IMEI, depois de descobrir qual é, anote ele em um lugar que não vá perder e de fácil acesso.

Outro modo de descobrir o IMEI é por meio de opções que estão no menu de configurações do celular. Para cada sistema operacional o caminho para chegar até o código por esse menu é diferente, por isso, vamos detalhar mais adiante. Além disso, é importante lembrar também que  em celulares que comportam dois chips, cada um terá um número de IMEI diferente. 

Como localizar celular pelo IMEI?

Para localizar um celular pelo IMEI é preciso habilitar um aplicativo que permita fazer esse rastreio por meio de outros dispositivos. Em aparelhos com sistema Android, esse aplicativo é nativo e se chama Gerenciador de Dispositivos, que pode ser acessado por meio de qualquer computador ou aparelho com acesso à internet.

Continua após a publicidade

Para ter certeza que essa função está habilitada, entre nas Configurações, procure pela opção “Google”, encontre “Segurança” e será possível checar a função em “Encontrar Meu Dispositivo”. 

Ao acessar o Gerenciador de Dispositivos, você possuirá as opções de:

  • Reproduzir som: o aparelho emite sons por cinco minutos para que você o encontre;
  • Bloquear: bloqueia o celular, impedindo o acesso, a não ser com a sua senha;
  • Limpar: apaga todos os dados armazenados no aparelho e, se essa função for escolhida, não será mais possível utilizar o Gerenciador de Dispositivos para o rastreio deste aparelho. 

Se o seu aparelho for um iPhone, o aplicativo nativo para localizar o celular pelo IMEI é o “Buscar meu iPhone”. Tenha certeza que ele está ativo, acessando “Ajustes”, encontre seu nome e clique, encontre a opção “iPhone” e depois “Buscar Dispositivo”. Certifique-se de que está escrito ”Ativado”. Em caso negativo, é só clicar e ativar.

Agora, para rastrear o iPhone, existem as seguintes possibilidades:

  • Em um outro aparelho Apple, utilizar o mesmo caminho por meio de “Ajustes” ou com o App “Buscar” que se não estiver instalado pode ser encontrado e baixado na App Store;
  • Acessar pelo computador o icloud.com/find/. Será pedido o seu ID Apple e senha para iniciar a busca.
icon

Atenção

É importante lembrar que o rastreio só será eficaz se o celular estiver ligado e com acesso à internet. Em caso negativo, será preciso continuar tentando até que alguém o ligue ou conecte a uma rede. 

Aproveite e veja também: Como desbloquear celular? Confira nosso passo a passo e tire suas principais dúvidas!

Como rastrear um celular pelo IMEI Samsung?

Celulares Samsung possuem uma maneira própria de localizar o celular pelo IMEI, veja:

  • Abra “Configurações” e clique em “Segurança”;
  • Nessa aba, ative as opções “Localizar remotamente o dispositivo” e “Permitir limpeza e bloqueio remotos”;
  • Vá ao site Find My Mobile e entre com seu login e senha da conta Samsung para ter certeza de que a opção de rastreamento do celular está ativada e você autorizou a localização por meio da conta Samsung.
  • Espere que o site encontre o celular;
  • Veja se o status aparece como “Ativo”;
  • Em caso positivo, é só ver no mapa onde está o celular pelo IMEI.

Como rastrear o celular pelo IMEI no Google?

Para localizar celulares Android pelo IMEI, é preciso usar o Google, que é o desenvolvedor do sistema operacional. Veja como fazer isso:

Continua após a publicidade

  • Acesse o site “Gerenciador de Dispositivos” e entre com a conta Google utilizada em seu celular;
  • O celular receberá uma notificação; 
  • O mapa mostrará uma localização aproximada do aparelho em tempo real ou a última localização em que o aparelho estava ativo;
  • Escolha uma das três possíveis ações: reproduzir som, bloquear ou limpar.

Caso tenha perdido o aparelho perto de onde está, a opção “Reproduzir Som” ajudará a encontrar o aparelho por meio de um alarme. Se o celular foi perdido ou roubado, mas ainda há chances de recuperá-lo, bloquear o telefone é uma boa opção para proteger seus dados. E permite que você tenha acesso a eles após a recuperação do aparelho.  Agora, em caso de não haver esperanças de recuperar o celular, a melhor opção é “Limpar”, o que apagará qualquer tipo de informação sensível e vai inutilizar várias funções importantes do celular.

É possível localizar um iPhone pelo IMEI?

É possível localizar um iPhone por meio do processo que explicamos logo acima. Depois de acessar a iCloud por meio do computador ou outro dispositivo Apple, você terá algumas opções de como prosseguir. Clicando no topo da página em “Todos os dispositivos” e depois selecionando “iPhone” ou o nome do seu celular, você terá as opções:

  • Reproduzir som: toca um som alto no celular, mesmo que esteja no silencioso;
  • Modo perdido: bloqueia o celular mas permite que, ao entrar com seu ID Apple e senha, você ganhe acesso novamente ao telefone;
  • Apagar iPhone: limpa todos os dados do celular quando não houver mais esperanças de recuperação. 

Posso localizar meu celular pelo IMEI se ele estiver desligado?

Não é possível localizar o celular pelo IMEI se ele estiver desligado. É preciso que ele esteja ligado e conectado a uma rede. No entanto, se você possuir o IMEI anotado, poderá ir até uma delegacia da Polícia Civil e fazer um Boletim de Ocorrência em caso de roubo.

Já em caso de furto, o BO pode ser feito online pelo site da Polícia Civil do seu estado.  Com o BO em mãos, é possível solicitar o bloqueio por meio da operadora de telefone e manter seu número de telefone quando adquirir outro aparelho.

Continua após a publicidade

Como bloquear um telefone pelo código IMEI?

Para bloquear o telefone com o código IMEI é necessário entrar em contato com a operadora. Para realizar essa tarefa, podem ser solicitados, além do número do IMEI, a confirmação dos seus documentos e, às vezes, o número do Boletim de Ocorrência registrado na Polícia Civil. 

Os números para fazer essa solicitação com as operadoras são os seguintes:

OperadoraNúmero
Vivo1058
Tim1056
Claro 1052
Oi1057

Afinal, vale a pena aprender a localizar celular pelo IMEI?

Com certeza, agora você compreende a importância de ter sempre em mãos o número do IMEI do seu celular. Ele é extremamente importante para proteger seus dados e, portanto, a sua segurança. Além disso, é possível localizar o celular pelo IMEI, o que pode ser muito vantajoso em caso de perda ou roubo do telefone.

No entanto, destacamos que não é recomendado ir atrás do celular sozinho em caso de roubo. Peça ajuda na polícia e preze por sua segurança. Esperamos que não precise utilizar o IMEI do celular para situações tão desagradáveis, mas como diz o antigo ditado, “é melhor prevenir do que remediar”. Por isso, verifique agora se as opções de rastreio de seu aparelho estão ativadas e ganhe mais tranquilidade ao sair com seu celular!

E aí? Quer continuar acompanhando mais artigos como esse? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.