Como saber a velocidade da Internet? Veja maneiras de consultar!

Tem dúvidas sobre como saber a velocidade da internet? Neste conteúdo nós explicamos como fazer testes na rede pelo computador e celular. Confira!

Escrito por Heloisa Moraes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Muitas pessoas podem ter dúvida sobre como saber a velocidade da internet, uma vez que esse é um critério essencial para confirmar a qualidade do sinal e se o pacote contratado está funcionando. A medição desse recebimento é um procedimento simples, que pode ser realizado em sua própria casa.

Por meio de algumas ações feitas no seu dispositivo conectado à rede, é possível verificar se é compatível com o esperado ou se está abaixo da média. No entanto, diversos usuários podem não conhecer esse processo. Por isso, se você tem dúvidas sobre como saber a velocidade da internet em casa, de maneira fácil, veja a seguir as orientações que organizamos nesse conteúdo!

É possível saber a velocidade da minha internet?

É possível conferir qual a velocidade da sua internet por meio de alguns testes específicos, que medem a taxa de transmissão de sinal da sua conexão por cabo, fibra ou outros meios. Entre as alternativas está a realização de avaliações de latência, que são feitas diretamente em seu dispositivo conectado à rede.

Leia também: Qual é a melhor internet do Brasil? Conheça os melhores planos residenciais e móveis!

Para isso, existem vários portais gratuitos disponíveis para realizar essa medição, incluindo um desenvolvido pelo Google em parceria com a M-Lab. O resultado é obtido rapidamente, de modo que você saberá a velocidade da conexão em apenas alguns segundos.

Esse é um procedimento essencial de avaliação, segundo o portal G1, uma vez que diversos fatores podem interferir na emissão do sinal e vale a pena verificar se os contratos de prestação de serviço de internet estão sendo cumpridos.

Como saber a velocidade da internet?

A maneira mais confiável de como saber a velocidade da internet é fazendo uma medição a partir de um dispositivo previamente conectado na mesma rede avaliada.

O teste é gratuito e fornece o resultado sobre a conexão e outros detalhes que influenciam diretamente na experiência de navegabilidade, como:

  • taxas de download e upload;
  • ping, quanto tempo demora para processar um pacote de dados;
  • latência, quanto tempo demora para uma mensagem ir e voltar na rede.

Nós organizamos um passo a passo de como realizar esse teste de velocidade de internet nos dois dispositivos de acesso mais comuns em nosso dia a dia. Veja como fazer!

Pelo computador

  1. Acesse o navegador do seu computador, deixando apenas uma aba aberta;
  2. Na página inicial, digite google.com para acessar diretamente o buscador;
  3. Assim que a página for carregada, na área de pesquisa digite “teste de velocidade da internet”;
  4. O primeiro resultado já será o serviço desenvolvido pelo Google em parceria com a M-Lab. Porém, existem vários outros listados e você poderá escolher o de sua preferência;
  5. Clique em “executar teste de velocidade”. Imediatamente uma nova janela será aberta e a avaliação começará.

Pelo celular

  1. O procedimento de teste pelo celular ocorre da mesma maneira. No navegador mobile, você deverá digitar “teste de velocidade da internet” e poderá realizar a conferência a partir do mesmo mecanismo explicado acima;
  2. Caso prefira, é possível baixar apps que são especificamente voltados para esse procedimento.

O que checar na hora de consultar a velocidade da internet?

Para aprender como saber a velocidade da internet a partir de testes, é fundamental checar as taxas de upload e download no momento da consulta. A verificação se baseia no índice de transmissão de dados do seu dispositivo para a rede e também da rede para o seu dispositivo. 

No entanto, quando você vai testar o seu download e upload para obter uma resposta correta, é fundamental que a medição não tenha interferência. Por isso, cheque alguns detalhes antes de iniciar o teste:

Verifique se todas as abas do navegador estão fechadas

Quando o navegador está em funcionamento, com muitas abas abertas a sua taxa de download é contínua. Isso porque, para carregar as páginas, é necessário realizar a transferência de sinal que influencia na medição.

Desconecte todos os dispositivos da rede, menos aquele onde o teste será realizado

Outro ponto fundamental é deixar o mínimo possível de dispositivos conectados à rede no momento em que o teste for executado. Da mesma forma que a situação anterior, qualquer dispositivo que exija sinal vai gerar interferência no resultado.

Encerre processos de todos os apps e programas que possam estar usando internet

É comum que aplicativos e programas que funcionam em segundo plano consumam internet. Então, antes de realizar o teste, encerre todos os processos e mantenha apenas o navegador aberto.

Realize a medição em horários diferentes do dia

Por fim, para ter um resultado mais fiel sobre a velocidade da rede, é interessante testar em vários horários diferentes. Isso vai te dar uma base mais concreta para entender se existe oscilação vinda diretamente da fonte ou se outros dispositivos conectados a ela estão influenciando no resultado.

Como saber se estou recebendo a velocidade de internet contratada?

Um detalhe essencial de como saber a velocidade da internet é ter em mãos o contrato com a provedora que te fornece o sinal. Ou, então, saber exatamente qual é a velocidade que foi contratada.

Tendo essa informação, você deverá seguir com o teste que vai te mostrar alguns indicativos relacionados ao serviço. Caso o resultado do teste demonstre que você está recebendo a velocidade contratada, está tudo dentro da legalidade.

O que fazer se a velocidade da minha internet estiver abaixo do contratado?

Por outro lado, se notar que o resultado dos seus testes informa que a velocidade da conexão está abaixo do contratado, é necessário entrar em contato com a provedora que fornece o sinal.

Ela deverá avaliar a situação e fazer suas próprias medições na rede para verificar se o problema é de sua competência ou se está acontecendo por condições externas, como adversidades no cabeamento. Seja como for, a provedora é quem irá indicar a solução, a fim de restabelecer o pacote de dados integralmente o mais rápido possível.

Leia também: Minha internet tá ruim, o que fazer? Conheça as soluções possíveis!

Afinal, vale a pena saber a velocidade da internet?

Vale a pena conferir as opções de como saber a velocidade da internet e aprender a executar esses testes no dia a dia para confirmar se o contrato de prestação de serviço da provedora está sendo cumprido.

Isso porque quando você contrata um pacote de rede, também deve realizar um pagamento correspondente ao recurso. Caso não esteja recebendo todo o sinal contratado, ou se a conexão estiver abaixo do combinado, pode ocorrer uma quebra de contrato.

Por isso, é importante fazer essa medição com frequência e em horários alternados para ter resultados concretos sobre a sua velocidade. Assim, você poderá contatar a provedora com mais certeza sobre a sua internet, especialmente se precisar que ela corrija a situação, e ter uma experiência mais positiva no dia a dia.

Aproveite e confira:

Quer receber mais dicas e tutoriais? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Participe das Comunidades do iDinheiro.