Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como saber a velocidade da Internet? Veja maneiras de consultar!

Tem dúvidas sobre como saber a velocidade da internet? Neste conteúdo nós explicamos como fazer testes na rede pelo computador e celular. Confira!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

Muitas pessoas podem ter dúvida sobre como saber a velocidade da internet, uma vez que esse é um critério essencial para confirmar a qualidade do sinal e se o pacote contratado está funcionando. A medição desse recebimento é um procedimento simples, que pode ser realizado em sua própria casa.

Por meio de algumas ações feitas no seu dispositivo conectado à rede, é possível verificar se é compatível com o esperado ou se está abaixo da média. No entanto, diversos usuários podem não conhecer esse processo. Por isso, se você tem dúvidas sobre como saber a velocidade da internet em casa, de maneira fácil, veja a seguir as orientações que organizamos nesse conteúdo!

Continua após a publicidade

É possível saber a velocidade da minha internet?

É possível conferir qual a velocidade da sua internet por meio de alguns testes específicos, que medem a taxa de transmissão de sinal da sua conexão por cabo, fibra ou outros meios. Entre as alternativas está a realização de avaliações de latência, que são feitas diretamente em seu dispositivo conectado à rede.

Leia também: Qual é a melhor internet do Brasil? Conheça os melhores planos residenciais e móveis!

Continua após a publicidade

Para isso, existem vários portais gratuitos disponíveis para realizar essa medição, incluindo um desenvolvido pelo Google em parceria com a M-Lab. O resultado é obtido rapidamente, de modo que você saberá a velocidade da conexão em apenas alguns segundos.

Esse é um procedimento essencial de avaliação, segundo o portal G1, uma vez que diversos fatores podem interferir na emissão do sinal e vale a pena verificar se os contratos de prestação de serviço de internet estão sendo cumpridos.

Como saber a velocidade da internet?

A maneira mais confiável de como saber a velocidade da internet é fazendo uma medição a partir de um dispositivo previamente conectado na mesma rede avaliada.

O teste é gratuito e fornece o resultado sobre a conexão e outros detalhes que influenciam diretamente na experiência de navegabilidade, como:

Continua após a publicidade

  • taxas de download e upload;
  • ping, quanto tempo demora para processar um pacote de dados;
  • latência, quanto tempo demora para uma mensagem ir e voltar na rede.

Nós organizamos um passo a passo de como realizar esse teste de velocidade de internet nos dois dispositivos de acesso mais comuns em nosso dia a dia. Veja como fazer!

Pelo computador

  1. Acesse o navegador do seu computador, deixando apenas uma aba aberta;
  2. Na página inicial, digite google.com para acessar diretamente o buscador;
  3. Assim que a página for carregada, na área de pesquisa digite “teste de velocidade da internet”;
  4. O primeiro resultado já será o serviço desenvolvido pelo Google em parceria com a M-Lab. Porém, existem vários outros listados e você poderá escolher o de sua preferência;
  5. Clique em “executar teste de velocidade”. Imediatamente uma nova janela será aberta e a avaliação começará.

Pelo celular

  1. O procedimento de teste pelo celular ocorre da mesma maneira. No navegador mobile, você deverá digitar “teste de velocidade da internet” e poderá realizar a conferência a partir do mesmo mecanismo explicado acima;
  2. Caso prefira, é possível baixar apps que são especificamente voltados para esse procedimento.

O que checar na hora de consultar a velocidade da internet?

Para aprender como saber a velocidade da internet a partir de testes, é fundamental checar as taxas de upload e download no momento da consulta. A verificação se baseia no índice de transmissão de dados do seu dispositivo para a rede e também da rede para o seu dispositivo. 

No entanto, quando você vai testar o seu download e upload para obter uma resposta correta, é fundamental que a medição não tenha interferência. Por isso, cheque alguns detalhes antes de iniciar o teste:

Verifique se todas as abas do navegador estão fechadas

Quando o navegador está em funcionamento, com muitas abas abertas a sua taxa de download é contínua. Isso porque, para carregar as páginas, é necessário realizar a transferência de sinal que influencia na medição.

Continua após a publicidade

Desconecte todos os dispositivos da rede, menos aquele onde o teste será realizado

Outro ponto fundamental é deixar o mínimo possível de dispositivos conectados à rede no momento em que o teste for executado. Da mesma forma que a situação anterior, qualquer dispositivo que exija sinal vai gerar interferência no resultado.

Encerre processos de todos os apps e programas que possam estar usando internet

É comum que aplicativos e programas que funcionam em segundo plano consumam internet. Então, antes de realizar o teste, encerre todos os processos e mantenha apenas o navegador aberto.

Realize a medição em horários diferentes do dia

Por fim, para ter um resultado mais fiel sobre a velocidade da rede, é interessante testar em vários horários diferentes. Isso vai te dar uma base mais concreta para entender se existe oscilação vinda diretamente da fonte ou se outros dispositivos conectados a ela estão influenciando no resultado.

Como saber se estou recebendo a velocidade de internet contratada?

Um detalhe essencial de como saber a velocidade da internet é ter em mãos o contrato com a provedora que te fornece o sinal. Ou, então, saber exatamente qual é a velocidade que foi contratada.

Continua após a publicidade

Tendo essa informação, você deverá seguir com o teste que vai te mostrar alguns indicativos relacionados ao serviço. Caso o resultado do teste demonstre que você está recebendo a velocidade contratada, está tudo dentro da legalidade.

O que fazer se a velocidade da minha internet estiver abaixo do contratado?

Por outro lado, se notar que o resultado dos seus testes informa que a velocidade da conexão está abaixo do contratado, é necessário entrar em contato com a provedora que fornece o sinal.

Ela deverá avaliar a situação e fazer suas próprias medições na rede para verificar se o problema é de sua competência ou se está acontecendo por condições externas, como adversidades no cabeamento. Seja como for, a provedora é quem irá indicar a solução, a fim de restabelecer o pacote de dados integralmente o mais rápido possível.

Leia também: Minha internet tá ruim, o que fazer? Conheça as soluções possíveis!

Afinal, vale a pena saber a velocidade da internet?

Vale a pena conferir as opções de como saber a velocidade da internet e aprender a executar esses testes no dia a dia para confirmar se o contrato de prestação de serviço da provedora está sendo cumprido.

Continua após a publicidade

Isso porque quando você contrata um pacote de rede, também deve realizar um pagamento correspondente ao recurso. Caso não esteja recebendo todo o sinal contratado, ou se a conexão estiver abaixo do combinado, pode ocorrer uma quebra de contrato.

Por isso, é importante fazer essa medição com frequência e em horários alternados para ter resultados concretos sobre a sua velocidade. Assim, você poderá contatar a provedora com mais certeza sobre a sua internet, especialmente se precisar que ela corrija a situação, e ter uma experiência mais positiva no dia a dia.

Aproveite e confira:

Quer receber mais dicas e tutoriais? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro!

Continua após a Publicidade

M-Lab

Teste de velocidade do Google

Portal G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.