IP Fixo

Descubra o que é IP Fixo e tire suas dúvidas!

Escrito por Heloisa Moraes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O que é IP Fixo?

IP significa “Internet Protocol” (Protocolo de Internet, em português), que nada mais é do que um código numérico que identifica cada dispositivo que está conectado à rede. No caso do IP dinâmico, esses números se alteram com certa frequência. Já no fixo, ele permanece o mesmo, independentemente de fatores de interferência interna ou externa na conexão.

Definição aprofundada

O IP é o código numérico que identifica seu dispositivo na rede. Em casos de uso da internet em uma residência que conecta mais de um aparelho a rede, cada um deles terá um código diferente.

A opção de IP dinâmico é muito utilizada para casas pois, nesse caso, a necessidade de franquia de dados não é tão grande quanto em uma empresa que conecta centenas de computadores. Um dos únicos pontos negativos neste caso, é que a conexão pode ser um pouco menos estável e dificulta o acesso por meio de uma VPN (Rede Privada Virtual).

Já no IP fixo, as coisas funcionam de maneira um pouco diferente. Como o nome já diz, nesse tipo de rede há algo fixo, sendo exatamente o código numérico que não se altera com atualizações ou desligamento do servidor. Dessa forma, fica garantido uma conexão mais estável e segura.

Essa é a opção mais indicada para empresas, já que cada dispositivo terá um número único e imutável.  Isso irá facilitar a localização e identificação do aparelho, além de evitar conflitos na hora da conexão e a repetição de números, que podem ocorrer com facilidade nas redes domésticas.

Exemplos de IP Fixo

Com o IP fixo, é possível fazer o controle de franquia de dados e liberar menos ou mais banda larga para determinados dispositivos que consomem mais internet. Essa configuração é feita por meio do roteador.

Essa e outras funções são mais voltadas às empresas, que contam com inúmeros computadores e precisam gerenciar as ações de cada máquina na rede. Com isso, essa identificação se torna muito mais fácil.

Em contrapartida, os valores dos planos são muito superiores aos dinâmicos, já que essas redes possuem configurações muito mais complexas e foram criadas justamente para atender o público empresarial.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp