Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

IP Fixo

Descubra o que é IP Fixo e tire suas dúvidas!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

O que é IP Fixo?

IP significa “Internet Protocol” (Protocolo de Internet, em português), que nada mais é do que um código numérico que identifica cada dispositivo que está conectado à rede. No caso do IP dinâmico, esses números se alteram com certa frequência. Já no fixo, ele permanece o mesmo, independentemente de fatores de interferência interna ou externa na conexão.

Definição aprofundada

O IP é o código numérico que identifica seu dispositivo na rede. Em casos de uso da internet em uma residência que conecta mais de um aparelho a rede, cada um deles terá um código diferente.

Continua após a publicidade

A opção de IP dinâmico é muito utilizada para casas pois, nesse caso, a necessidade de franquia de dados não é tão grande quanto em uma empresa que conecta centenas de computadores. Um dos únicos pontos negativos neste caso, é que a conexão pode ser um pouco menos estável e dificulta o acesso por meio de uma VPN (Rede Privada Virtual).

Já no IP fixo, as coisas funcionam de maneira um pouco diferente. Como o nome já diz, nesse tipo de rede há algo fixo, sendo exatamente o código numérico que não se altera com atualizações ou desligamento do servidor. Dessa forma, fica garantido uma conexão mais estável e segura.

Essa é a opção mais indicada para empresas, já que cada dispositivo terá um número único e imutável.  Isso irá facilitar a localização e identificação do aparelho, além de evitar conflitos na hora da conexão e a repetição de números, que podem ocorrer com facilidade nas redes domésticas.

Exemplos de IP Fixo

Com o IP fixo, é possível fazer o controle de franquia de dados e liberar menos ou mais banda larga para determinados dispositivos que consomem mais internet. Essa configuração é feita por meio do roteador.

Essa e outras funções são mais voltadas às empresas, que contam com inúmeros computadores e precisam gerenciar as ações de cada máquina na rede. Com isso, essa identificação se torna muito mais fácil.

Em contrapartida, os valores dos planos são muito superiores aos dinâmicos, já que essas redes possuem configurações muito mais complexas e foram criadas justamente para atender o público empresarial.

Leia também:

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.