Usuários mais antigos da rede podem ter algumas recordações da internet discada e se perguntar se essa forma de conexão ainda existe no Brasil. O modelo foi um dos pioneiros no país, ajudando a popularizar o acesso entre as residências.
Mesmo assim, muitos podem se lembrar das primeiras conexões que chegaram aos lares brasileiros e com isso, despertar a curiosidade quanto a esse serviço. Por isso, confira se a internet discada ainda está em utilidade e para as gerações mais novas, entenda o que é e como funcionava esse modelo revolucionário de conexão digital. Leia!
O que é e como funciona a internet discada?
A internet discada foi uma das primeiras formas de conexão virtual a chegar ao Brasil, tornando-se popular em 1990. Basicamente, ela funcionava por meio de uma linha telefônica que como seu nome indicava, “discava” os dados de conexão com a rede online.
Uma vez que o telefone residencial se tornou mais acessível nos anos 90, as empresas de telefonia também começaram a investir nesse modelo de internet. O cabo da linha era conectado em um computador por meio de um modem, fornecido por um provedor.
Em seguida, o usuário cadastrava seu e-mail e senha para utilizar o programa do provedor que usava a linha telefônica para “discar” uma conexão e estabelecer um acesso estável.
Como era cobrado a internet discada?
Na época, as operadoras de internet discada realizavam a cobrança do uso junto das linhas de telefonia, com base em horários específicos de uso. Nos horários da meia-noite às seis da manhã, era cobrado apenas o pulso único, independentemente do quanto o usuário usava sua linha para acessar os sites.
Contudo, nos dias de semana a cada 3 minutos, o valor pago era o mesmo de uma chamada telefônica. O mesmo também valia para os finais de semana. A partir das 14h do sábado e durante todo o domingo, a cobrança feita nas linhas telefônicas era de apenas um pulso.
Com o passar dos anos, e a modernização da conexão, as operadoras passaram a oferecer planos de cobrança a partir da velocidade e não do tempo de conexão.
Cobrança
Ainda existe internet discada?
Muitos podem se perguntar se ainda existe internet discada no Brasil e por incrível que pareça, sim. Esse modelo de conexão ainda é utilizado em áreas rurais isoladas, por exemplo, que possuam um serviço de telefonia e aproveitam o sinal para se conectar.
No entanto, o modelo está cada vez mais em desuso, especialmente pela redução no número de empresas que trabalham com esse recurso e também pelo surgimento de outras alternativas, mesmo para localidades distantes. Porém, o serviço ainda não foi encerrado totalmente no país e existem regiões que contam com esse tipo de tecnologia.
Confira: Qual é a melhor internet do mundo? Conheça os critérios avaliados e o ranking mundial de velocidade!
Quando terminou a internet discada no uso popular?
Embora tenha sido revolucionária, a internet discada começou a perder popularidade com os avanços em termos de conexão. Principalmente a massificação de acessos de banda larga com velocidade mais rápida e mais prática.
Na segunda metade dos anos 2000, grande parte dos usuários começaram a utilizar opções pré-pagas, além de instalações via rádio ou por cabo. Além disso, a popularização das franquias de dados de 2G e 3G, também colaboraram para o fim da popularidade da internet discada no Brasil.
Leia também: Internet via rádio é boa? Entenda como funciona e conheça as vantagens, pontos negativos etc!
Cada vez mais pessoas aderiram aos telefones celulares e com eles, planos de acesso oferecidos pelas próprias operadoras. Com a redução no uso das linhas telefônicas fixas, essa internet também acabou por perder espaço.
Como usar internet discada em 2022?
Para pessoas que se interessam pela internet discada em 2022, é necessário procurar uma operadora de telefonia que ainda possua essa tecnologia. No Brasil, apenas a Vivo ainda conta esse tipo de serviço, realizando a conexão do usuário por meio das suas linhas telefônicas ativas.
Atenção
Vale a pena usar internet discada nos dias de hoje?
Para algumas pessoas, a internet discada ainda pode ser uma alternativa interessante. Pois, permite a conexão mesmo em localidades isoladas, onde exista sinal telefônico. No entanto, sua velocidade e instabilidade são pontos negativos consideráveis e já existem outras formas de acessar a rede nessas regiões, como por via satélite ou com franquias de dados móveis.
Aproveite e confira: Qual é a melhor internet do Brasil? Conheça os melhores planos residenciais e móveis!
Dessa forma, a internet discada pode ser uma opção um pouco ultrapassada, se comparada a outras tecnologias mais atuais. Contudo, vale a pena conhecer esse modelo pioneiro, entender como ele funciona e avaliar se o serviço pode ser interessante para determinadas condições.
E aí? Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações!