Quanto tempo leva para a seguradora pagar a indenização?

Saber quanto tempo leva para a seguradora pagar a indenização é importante para se organizar em caso de imprevisto. Veja como funciona esse prazo!

Escrito por Talita Nifa

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Azos
Seguradora com menor tempo de pagamento

Se você já tem ou está pensando em contratar algum tipo de seguro, é importante saber quanto tempo leva para a seguradora pagar a indenização. Assim, você pode se programar melhor para lidar com o imprevisto.

Então, saiba que o início ao processo para pagamento da indenização começa apenas quando você notifica a seguradora. A partir daí, o prazo para a seguradora pagar a indenização é de 30 dias no máximo, como previsto pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Neste artigo, vamos falar mais sobre quanto tempo leva para a seguradora pagar a indenização e como funciona o processo. Então, continue a leitura para saber quais são as principais dúvidas acerca do prazo para seguradora pagar sinistro!

Quanto tempo leva para a seguradora pagar a indenização?

Muitas pessoas possuem dúvidas acerca de quanto tempo leva para a seguradora pagar a indenização, visto que, em algumas situações, esse processo pode demorar bastante.

No entanto, existe um prazo máximo para que ocorra a liquidação do sinistro, a fim de que você, como segurado, obtenha auxílio rapidamente. De acordo com a Resolução 117/2004, do Conselho Nacional de Seguros Privados, e a Circular 302/2005, da Superintendência de Seguros Privados (Susep), as empresas têm até 30 dias para pagar o valor da indenização.

Contudo, esse prazo só começa a contar a partir da entrega de todos os documentos básicos previstos nas condições gerais de cada seguradora.

icon

Atenção

Além disso, caso a seguradora necessite de documentos ou informações complementares, o prazo de 30 dias é suspenso e, então, passa a contar a partir do dia útil subsequente.

Melhores seguradoras do Brasil: confira o ranking com 10 empresas!


Quanto tempo a seguradora tem para pagar em caso de roubo?

Assim como nos demais casos, a seguradora tem, no máximo, 30 dias para pagar a indenização quando ocorre roubo. Contudo, esse prazo começa a contar somente a partir do momento em que você faz o comunicado do sinistro para a seguradora, entregando os documentos necessários.

Quanto tempo a seguradora tem para analisar o sinistro?

Após você notificar a seguradora do ocorrido, ela tem 30 dias para analisar o sinistro e fazer o pagamento da indenização. O período de avaliação varia de seguradora para seguradora. Então, pode ser menor em alguns casos, mas nunca ultrapassar os 30 dias.

No entanto, lembre-se de que é necessário entregar todos os documentos necessários à seguradora, para que ela possa analisá-los e pagar a indenização. Só após fazer isso o prazo para a seguradora pagar a indenização começará a contar.

Seguradora com menor tempo de pagamento

Após entender quanto tempo leva para a seguradora pagar a indenização, muitas pessoas preferem optar por alguma que seja conhecida pela agilidade nos processos. Nesse caso, a Azos é uma das que se destaca.

Azos

O seguro de vida Azos é uma ótima maneira de proteger-se para o futuro. Para você que busca praticidade e menos burocracia, essa alternativa pode chamar atenção. Afinal, a Azos destaca-se pelo bom atendimento e processos menos burocráticos, sendo que você garante aprovação em até 1 dia útil!

  • a contratação não exige a apresentação de exames médicos
  • contratação totalmente online
  • cobertura de até 1 milhão
  • sem restrição por profissão
  • sem carência para morte acidental

❌ não aceita boleto bancário como forma de pagamento

❌ a cobertura de doenças graves tem limite de R$200 mil

  • Pagamento em média de 15 dias a partir do envio da documentação (podendo ser menos)
  • Carência: 4 meses em caso de morte natural e sem carência para morte acidental

O que acontece se a seguradora não pagar a indenização dentro do prazo?

Caso ocorra o não pagamento da indenização no prazo previsto, de 30 dias, serão impostos juros de mora. Além disso, é importante que você saiba que a SUSEP determina que o pagamento da indenização pode ser feito de forma parcial ou integral.

O contrato de seguro poderá admitir, também, a substituição do pagamento da indenização em dinheiro por pagamento em bens ou serviços, desde que isto seja solicitado pelo segurado ou beneficiários. Além disso, essa circular admite o contrato não pode determinar prazo para que você comunique o sinistro.

Dica

Visto que o prazo máximo para o pagamento de indenização é de 30 dias após comunicado do sinistro, atente-se a ele e veja se a seguradora está seguindo-o. Caso perceba que esse prazo foi extrapolado, entre em contato com o Procon ou até mesmo considere entrar com uma ação na justiça, em caso de situação mais urgente.

Qual a diferença entre prêmio do seguro e indenização?

É de grande importância entender a diferença de prêmio do seguro e indenização. Afinal, muitas pessoas acabam confundindo esses dois conceitos, que são completamente diferentes. Enquanto a indenização é o pagamento da seguradora, o prêmio o é a liquidação dos sinistros.

Nesse sentido, a indenização é paga ao segurado depois que este informa a seguradora do sinistro e fornece todos os documentos necessários para comprová-lo.

Você pode gostar de ler:

Perguntas frequentes sobre quanto tempo leva para a seguradora pagar a indenização

  1. O que fazer quando a seguradora demora a pagar a indenização?

    Caso a seguradora não efetue o pagamento dentro do prazo estipulado pela SUSEP, ela passa a ter a obrigação de pagar os valores atualizados com juros e, se ela ainda assim, se negar a pagar, você deve entrar em contato com o Procon ou, até mesmo, mover uma ação judicial.

  2. Como a seguradora investiga um sinistro?

    As seguradoras possuem profissionais especializados para analisar cada situação, inclusive o motivo do sinistro. Nesse caso, se for comprovado que a situação foi intencional, por exemplo, o pagamento da indenização será negado.

Referências do artigo
  • Azos
    1. Consumidor.Gov. “Atenção consumidor”. “Link.
  1. Josy Padilha

    Qual a multa e juros que a Seguradora deve pagar a partir do atraso no pagamento do beneficio DIT?

  2. Giovanna Lucats

    A seguradora pode parcelar a indenização em 3 vezes? A seguradora de moto quer fazer esse acordo.

  3. Marcio

    Boa tarde mas os 30 dias são úteis ou seguidos?

  4. Guilherme andre

    Boa tarde. Em 2018 sofri um acidente de trabalho, foi atribuída uma incapacidade de 3.48% no início do mês fui a tribunal de trabalho para fechar acordo com o seguro.. quanto tempo sou obrigado a esperar pelo pagamento? Obrigado pela ajuda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp