Proteção veicular ou seguro auto? Veja as diferenças e saiba qual é melhor para você!

Quer proteger seu veículo mas ainda tem duvidas entre proteção veicular ou seguro? Confira as melhores dicas para te ajudar na sua escolha.

Escrito por Talita Nifa

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Quando falamos sobre carros, a proteção é algo que definitivamente não pode ser negligenciado. O que desperta muitas dúvidas para quem já possui veículos ou pensa em adquirir um, é sobre qual opção escolher: proteção veicular ou seguro auto?

Seu perfilMais indicado
profile-girl-icon sua preocupação é economizar, mas ainda sim ter alguma forma de cobertura:seta azul apontando para a direita proteção veicular
profile-girl-icon você prioriza a segurança, confiabilidade, tranquilidade, ampla cobertura e a regulamentação:seta azul apontando para a direita seguro auto
cotar

A principal diferença entre cada alternativa está na estrutura dos serviços. A proteção veicular é operada por associações ou cooperativas, sendo que os sócios dividem os valores dos riscos. Já o seguro é feito por seguradoras, que realizam o serviço de acordo com a cobertura do plano escolhido. Neste texto, vamos aprofundar ainda mais essas diferenças e ajudá-lo a decidir qual é o melhor para você!

Qual é a diferença entre proteção veicular e seguro?

Confira as principais diferenças entre proteção veicular e seguro:

CaracterísticaSeguro autoProteção veicular
adesão mais burocrática:check mark símbolo
análise rígida de perfil:check mark símbolo
coberturas mais variadas:check mark símbolo
há apólice individual:check mark símbolo
análise de risco mais simples:símbolo check mark
mensalidades variáveis:símbolo check mark

Adesão

Na proteção veicular, a adesão acontece a partir da associação a uma cooperativa de proteção automotiva, e é preciso pagar a taxa de adesão e as mensalidades. Geralmente, não é feita uma análise de perfil rígida, mas a taxa pode variar de acordo com o modelo e o ano do veículo protegido. Já no seguro, o processo é um pouco mais burocrático, pois a seguradora exige informações um pouco mais detalhadas sobre o histórico do motorista e do veículo para fazer a análise de risco e aprovar a proposta.

Cobertura

A cobertura é um dos fatores mais importantes a serem analisados antes de considerar qualquer uma das duas opções. Assim, tanto na proteção veicular quanto no seguro, existe a cobertura contra roubos, furtos, danos causados a terceiros, incêndios e colisões. Entretanto, o seguro permite a contratação de outras modalidades de plano, com opções mais amplas de proteção.

Apólice

Na proteção veicular, não existe uma apólice individual. Portanto, a garantia de segurança é prevista pelo termo de responsabilidade mútua entre os associados, que compartilham as despesas que serão geridas pela associação ou cooperativa escolhida. Mas, em um seguro, o segurado recebe uma apólice que formaliza o contrato, estabelecendo as obrigações do cliente e da empresa seguradora, que será a responsável por administrar tanto a parte financeira quanto os riscos.

Análise de risco

No seguro auto, a empresa seguradora realiza uma análise rigorosa para verificar a elegibilidade do segurado e realizar a precificação. Assim, assa análise estuda a idade, gênero e localização do consorciado, modelo e ano do veículo e também o histórico de sinistros. Entretanto, na proteção veicular, essa análise geralmente é mais simples, e em alguns casos, inexistente, o que faz com o que o serviço se torne aberto para mais tipos de público.

O que é proteção veicular?

A proteção veicular é um serviço administrado por associações ou cooperativas, sendo que os associados se reúnem para compartilhar os riscos referentes a seus veículos. Assim, ao se associar, você paga uma taxa mensal e, em caso de sinistro, pode receber uma indenização para cobrir os danos sofridos.

Na proteção veicular, as despesas mensais são variáveis, pois elas mudam conforme a quantidade de danos dos carros associados e da quantidade de pessoas que estão envolvidas na cooperativa. Mas, no geral, graças a essa divisão, o custo mensal costuma ser mais barato que o seguro auto.

O que é seguro auto?

O seguro auto é oferecido por uma seguradora, sendo que o cliente estabelece um contrato em que a empresa se responsabiliza por indenizá-lo em caso de prejuízos que estejam dentro do plano de cobertura adquirido. Aliás, os seguros possuem regulamentação pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), que garante a fiscalização das empresas e seus processos.

O segurado deve pagar um prêmio, que pode ser dividido em parcelas mensais, trimestrais ou anuais. O pagamento deve estar sempre em dia para evitar multas ou perda de proteção. Além da cobertura padrão, algumas seguradoras oferecem serviços adicionais, como atendimento 24h, serviços de reparo para pequenos danos e carro extra.

Veja também:

Qual é melhor, proteção veicular ou seguro auto?

Para saber qual é a melhor opção para você, é necessário estudar as propostas de cada serviço e suas preferências individuais. Afinal, ambas possuem vantagens e desvantagens que podem ser mais adequadas em cada situação.

Mas, se você busca uma opção mais econômica, uma cobertura básica e um processo de adesão simplificado, a proteção veicular pode ser a escolha certa para você. É uma alternativa a considerar especialmente para proprietários de automóveis que não se encaixam nas normas de seguradoras tradicionais e que buscam uma opção de fácil adesão, pois o associado não precisa passar por análises mais exigentes de perfil.

icon

Atenção

É importante ressaltar que a proteção veicular não possui a mesma regulamentação e fiscalização da SUSEP, apenas uma autorregulamentação, feita pela AAAPV, que busca cuidar de entidades associativistas. É importante se associar a cooperativas de confiança e procurar manter uma comunicação ativa com outros associados para evitar fraudes ou golpes.

Contudo, se você busca uma cobertura mais abrangente e se dispõe a investir em um serviço mais personalizável, é melhor optar pelo seguro auto. Afinal, além da segurança de ter o respaldo da da SUSEP, o segurado pode ter acesso a serviços extra, como a cobertura 24h e reparos emergenciais. 

As análises rigorosas do seguro auto podem não atingir todos os públicos, além do valor do prêmio ser mais alto, tornando-o uma opção menos acessível. Entretanto, você pode contar com a garantia de receber indenizações ou reparos em caso de sinistros cobertos pela apólice.

Vantagens e desvantagens da proteção veicular

VantagensDesvantagens
vantagem custos mais baixos;desvantagens menor fiscalização;
vantagem adesão simples e acessível;desvantagens cobertura limitada;
vantagem custos compartilhados.desvantagens variação entre as associações.

Como fazer proteção veicular?

Para fazer parte de um serviço de proteção veicular, o primeiro passo é pesquisar bastante e escolher uma associação de confiança. Mas, apesar das cooperativas não possuírem grandes análises de perfil, ainda é necessário preencher o formulário de adesão e informar seus dados pessoais básicos, como RG, CPF, comprovante de residência e os documentos atualizados do veículo.

Então, após a aprovação do cadastro ser concluída, o proprietário do veículo se torna um associado e começa a contribuir mensalmente com a taxa estabelecida pela associação escolhida.

Dica

Não se esqueça de ler atentamente o contrato ou estatuto da associação para compreender as coberturas oferecidas, a disponibilidade dos serviços, os critérios de indenização e todas as demais condições.

Vantagens e desvantagens do seguro automotivo 

VantagensDesvantagens
vantagem cobertura ampla;desvantagens contratação mais burocrática;
vantagem serviço personalizável;desvantagens prêmios de valor alto;
vantagem serviços adicionais.desvantagens taxas e dedutíveis.

Onde fazer seguro auto?  Top 3 seguradoras

Veja 3 dentre as melhores seguradoras para contratar:

Sugestão iDinheiro

Youse Auto

Youse Auto

Youse Auto Solicitar
  • Online
  • Sem carência;
  • Colisão; Eventos da natureza;

Seguro auto Pier

Seguro auto Pier Solicitar
  • Online
  • Sem fidelidade; Sem carência; Sem franquia;
  • Colisão; Eventos da natureza;

Seguro auto Minuto Seguros

Seguro auto Minuto Seguros Solicitar
  • Online
  • Sem carência;
  • Colisão; Eventos da natureza;

1. Seguro Auto Youse

Youse Auto
Seguro auto

A Youse é uma seguradora 100% digital que oferece seguros de vida, seguro residencial e seguro auto, com proposta de oferecer uma contração transparente e simplificada, aceitando até mesmo pagamentos via PIX.

Além do seguro tradicional, que tem cotações a partir de R$ 45 por mês, eles possuem o seguro auto por kms rodados, no qual você paga o valor fixo + o valor variável por KM rodado, que é calculado de acordo com a análise de perfil. Aliás, a Youse possui uma das melhores avaliações entre as seguradoras digitais no Reclame Aqui, com nota 7.4. 

2. Seguro Auto Pier

Seguro auto Pier
Seguro Auto

A Pier é uma seguradora digital que oferece seguro auto, cobrindo carros seminovos ou usados de até 150 mil reais, além de contar com seguro para celular. Sendo assim, seus principais diferenciais são a cobertura flexível, em que você pode escolher os serviços que desejar e também o pagamento por assinatura, que desconta o valor mensalmente na fatura do cartão de crédito. 

3. Minuto Seguros

Seguro auto Minuto Seguros
Seguro Auto

A Minuto Seguros é uma corretora online de seguros que trabalha em parceria com diversas seguradoras renomadas do mercado. No site, é possível escolher o seguro desejado e fazer uma simulação de cota simultânea em até 17 empresas, permitindo comparar as opções, o que facilita ainda mais o processo de escolha e contratação. 

Afinal, o que vale mais a pena, proteção veicular ou seguro?

icon

A decisão entre proteção veicular e seguro auto depende das necessidades individuais de cada cliente. Ambas possuem suas vantagens e desvantagens, e o que vale mais a pena pode variar de acordo com o perfil do proprietário do veículo.

A proteção veicular pode ser uma opção mais econômica. Ela geralmente envolve taxas mais baixas e pode ser mais acessível para quem possui veículos considerados de alto risco pelas seguradoras tradicionais. No entanto, é importante considerar que a proteção veicular não possui a mesma garantia e fiscalização oferecidas pelo seguro auto e a cobertura pode ser limitada.

Por outro lado, o seguro auto oferece uma cobertura muito mais ampla e personalizável, com a regulamentação da SUSEP. Os prêmios podem ser mais altos, mas os segurados têm a garantia de receber indenizações ou reparos em caso de sinistros cobertos pela apólice. Além disso, existem as seguradoras personalizáveis, com serviços extras, além dos que existem nos pacotes tradicionais. 

Sendo assim, a escolha entre as duas opções vai de acordo com as prioridades do motorista. Veja alguns critérios que podem influenciar na sua escolha:

Seu perfilO que pode ser mais indicado
profile-girl-icon sua preocupação é economizar, mas ainda sim ter alguma forma de cobertura:proteção veicular
profile-girl-icon você prioriza a segurança, confiabilidade, tranquilidade, ampla cobertura e a regulamentação:seguro auto
cotar

Antes de tomar uma decisão, avalie cuidadosamente as características, condições e custos de cada opção. Além disso, você pode buscar a orientação de um profissional especializado no ramo. Portanto, nunca deixe sua segurança para depois!

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp