O que acontece se eu pagar metade da fatura do cartão? Entenda os juros aplicados!

É possível pagar metade da fatura do cartão para liberar mais limite ou naqueles casos em que não temos o valor cheio. Listamos boas práticas para ambas as situações.

LinkedIn
Ana Júlia Ramos

Precisa saber o que acontece caso alguém pagar metade da fatura do cartão de crédito? Preparamos um post que vai esclarecer suas dúvidas em dois cenários específicos. O primeiro deles é caso a fatura esteja atrasada e o segundo é quando ainda não chegou o dia de vencimento.

É importante esclarecer qualquer dúvida que você tenha sobre o assunto. Isso porque em alguns casos, os juros do cartão de crédito podem ser bem altos para quem não paga o valor total.

Continua após a publicidade

O que acontece se eu pagar metade da fatura do cartão?

Primeira hipótese: a fatura já venceu

Vamos logo tirar a principal dúvida sobre o assunto. Caso a pessoa pague o valor mínimo ou metade da fatura vencida do cartão de crédito, o valor restante entrará no rotativo, será acrescido de juros e IOF.

Quando a fatura vem mais alta do que esperado, o cliente tem a opção de fazer o parcelamento ou então pagar uma parte, entrando justamente no rotativo. Trata-se de um crédito tomado pelo cliente quando ele paga qualquer valor inferior ao total da parcela.

Continua após a publicidade

icon

Dica

Pense no valor que não foi pago como um “empréstimo tomado”, que terá cobrança de encargos até que o valor seja quitado.

No passado, o cliente que entrava no rotativo poderia se sujeitar aos encargos por longos meses. A partir de 2018, com as novas regras estabelecidas pelo Banco Central, foi definido que os clientes poderão “ficar no rotativo” por no máximo 30 dias. Ou seja: o pagamento mínimo só será usado uma vez até que todo o saldo seja quitado.

Essa ação foi realizada para tentar diminuir o “efeito bola de neve” que caracteriza as dívidas de cartão de crédito. É importante saber, então, que caso você deseje pagar metade da fatura do cartão de crédito, só poderá fazer a ação quando quitar o valor devido no primeiro momento.

Segunda hipótese: a fatura ainda não venceu

Se você tem um limite baixo e precisa aumentar o valor liberado para uso, pagar metade da fatura do cartão de crédito quando ela ainda está aberta pode ser uma forma de “abrir espaço” para novas compras.

Em nosso conteúdo completo sobre os tipos de pagamento da fatura do cartão, falamos especificamente sobre o pagamento antecipado. Veja só:

Continua após a publicidade

icon

O pagamento antecipado é uma opção interessante para quem quer liberar limite de crédito ou diminuir os valores das faturas que vão vencer nos meses seguintes. Além disso, também é uma forma de ficar livre de imprevistos, aliviando suas contas do futuro.

Em resumo: se você pagar metade da fatura aberta do cartão, terá de volta o limite para usar conforme desejar.

Qual é a diferença entre pagamento mínimo e parcelamento da fatura?

O pagamento parcial da fatura é praticamente a mesma coisa do que o pagamento mínimo, que corresponde à 15% do valor total. No entanto, o cliente tem a possibilidade de escolher exatamente qual valor será pago, além da quantidade de parcelas em que a dívida será dividida.

No entanto, lembramos que trata-se de outra ação que resulta em juros no cartão de crédito. Veja a lista atualizada pelo Banco Central referente ao parcelamento de fatura.

BancoParcelamento de fatura
Inter4,10%
BMG18,80%
Caixa6,40%
Banco do Brasil7,41%
Original7,58%
Nubank9,01%
Bradesco7,54%
BTG Pactual6,26%
C68,45%
Santander8,50%
Itaucard8,29%
Hipercard7,48%
Banco PAN12,24%

Perguntas frequentes sobre “pagar metade da fatura do cartão”

  1. Se eu pagar metade da fatura do cartão, libera limite?

    Sim! Essa é uma forma de “abrir espaço” na fatura do cartão para novas compras.

  2. Posso pagar metade da fatura antes do vencimento?

    Sim! Basta entrar no aplicativo do cartão e antecipar qualquer valor que você desejar. Esta é uma forma rápida de liberar limite para fazer novas compras, caso haja a necessidade, ou para quem gosta de pagar as contas de maneira antecipada.

  3. Posso pagar metade da fatura do cartão depois de vencida?

    Sim, você pode. Mas fique de olho no crédito rotativo, pois o valor cobrado pode ser alto em caso de atraso.

  4. Posso pagar mais do que o mínimo do cartão?

    Sim, é possível. A partir do pagamento mínimo, você pode escolher quanto vai pagar na fatura do mês. No entanto, lembre-se que serão cobrados juros e encargos em cima do valor devido.

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

63 comentários

  1. Samantha

    Pageui a metade da fatura dia 06 de setembro, posso pagar o restante dia 08 de setembro? Só conseguir o restante agora

  2. Dandara Tâmara

    Boa tarde … Minha Fatura total Desse mês é de 1.413,56 só Que Vou Ficar Devendo 300,00 Ainda , o Que Acontece ? Vou Ter Que Pagar Juros? De Quanto?

  3. CATIANA HOLANDA

    Como faço para pagar só a fatura mínima ou ate mesmo a metade da minha fatura?

  4. Continua após a publicidade

  5. Flávia dos

    Devo 1899 se pagar 1000o banco liberar esse valor?

  6. Mônica

    Paguei 600 reais da fatura no dia 4 de junho , e tentei pagar o restante da fatura no dia do vencimento só que a Riachuelo alegou que parcelou o restante e que ao em vez de pagar 359 , eu deveria pagar 378 reais por causa dos juros do parcelamento , mas eu vou pagar um juros de um valor que ainda está no prazo para eu pagar.

  7. Edileia Almeida

    Paguei meu cartão 480,00 no vencimento dia 09 e 256,00 no dia 27/02 sendo q já tinha virado o mês pois já tinha passado das 16 horas, então o pagamento ficou para 01/03 o banco está me cobrando 12 parcela de 25,00 . Isso tá certo?

  8. Artemus Lazaro

    Paguei 1.250 de uma fatura de 1.291 ficando 41 reais. O Banco pode incluir meu nome nos cadatros do Boa Vista e Serasa antes de eu receber a fatura do próximo mes?

  9. Monique soares

    O que acontece se eu pagar um valor abaixo do total por dois meses consecutivos? ( não é o valor mínimo mas um valor abaixo do total)

  10. Fernanda Ferreira

    Minha fatura veio 7900,00
    Se eu pagar 6000,00
    Terei esses 6000,00 de credito no ato e ficarei devendo 1900,00 mais os juros??

  11. Rodrigo

    Posso realizar o pagamento de parte da fatura num dia e no seguinte o restante ?

  12. Sônia

    Se eu pagar a metade que devo.vou poder usar o cartão só guando pagar todo?

  13. Rosangela silva

    Minha fatura veio 970,00 reais, eu quero pagar 800,00 o que irá acontecer depois

  14. Vania

    Minha dívida está em 1.225..pagando 1.000…fica no devedor 225…qnt pagarei a mais na próxima fatura

  15. Kauã Davi

    Paguei menos que o valor total da fatura pelo pic pay, se eu pagar o restante no outro dia oque acontece?

  16. Ludmylla

    Se eu pagar a metade da fatura 10 dias antes e a outra metade no dia do vencimento?

  17. Diego

    Supondo que a fatura e 700 e eu pague 500 o restante do valor vai pra próxima fatura ?

  18. Di

    Minha fatura está no débito automático veio no valor de 979,13. Mas só tinha 678,29 na conta, que foi debitado. Quantos vou pagar na próxima fatura

  19. José Iran

    Olá boa noite, no caso da minha eram 790 e eu paguei 620, no dia do vencimento. O que faltou pagar, virá com multa na próxima fatura, certo? Esses juros são diários ou eles já estão ore estabelecidos desde a data do atraso? Por exemplo, se eu pagar o que faltou amanhã, ou daqui 10 dias ou só na próxima fatura, terá diferença nos juros do que falou? Forte abraço

  20. Douglas Rodrigues

    Bom dia tenho uma fatura de 1300 para PG o mínimo e 800 se eu pagar 400 como funciona pois estou pagando menos que o mínimo

  21. Ana Flávia

    Se eu pagar metade do cartão antes do vencimento,e conseguir pagar a outra metade 15 dias depois,o que acontece?

  22. Victor Bustamante

    O vencimento do meu cartão de dia 17, se dia 01 eu pagar metade a fatura fecha pra eu usar o outro mes? só pra deixar claro vou pagar o restante da fatura dia 15 que ainda é antes do vencimento.

  23. Carol

    Lembrando que os 60$ que faltou da última ele estava parcelado na última parcela dele na quarta parcela do parcelamento que estava pagando e terminei elas mês passado faltando esses 60$

  24. Enoch Dias

    Independente do valor que será descontado do benefício, se eu pagar 1000,00 de um total a pagar de 1212,00 , irão ser esses 200 acrescidos na fatura seguinte com os encargos ?

  25. Germana

    Olá! Na situação de fatura de 1000,00 na qual eu efetue o pagamento de. 700,00 no vencimento e cinco dias após efetuei o pagamento restante de 300,00, qual o valor máximo de multas e encargos que virá na próxima fatura? O percentual sempre incide sobre o valor que deixou de ser pago e não sobre o valor total não é?

  26. maria goretti

    se pagar o cartão de crédito eu volto a ter o meu limite do cartão, ou se eu pagar quase todo o cartão de crédito eu volto a ter o limite?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.
Procurando por um cartão de crédito?

Responda nossas perguntas e encontre o cartão ideal para você.