Tudo que você precisa saber sobre o Banco Itaú

Conheça todos os detalhes e números sobre o banco Itaú, quais os principais serviços oferecidos, seus diferenciais e como abrir sua conta.

Escrito por Regyane Bittencourt

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Banco Itaú é uma referência do mercado bancário e foi eleito como o banco mais valioso da América Latina. Com uma cartela de clientes bastante diversificada, a empresa oferece soluções personalizadas para pessoas físicas e jurídicas. Até o ano de 2022, tinha seu valor de mercado avaliado em aproximadamente 39 bilhões de dólares, o que equivale a cerca de R$ 200 bilhões.

Atuando no Brasil e no exterior, como nos Estados Unidos, o banco oferece a estrutura necessária para quem deseja contar com um banco sólido e desenvolver uma relação de longo prazo. De soluções físicas a produtos totalmente digitais, a instituição passou a se reinventar ao longo dos anos para acompanhar as tendências da época. Por isso, o iDinheiro te conta neste conteúdo tudo o que você precisa saber sobre o Banco Itaú.

Sobre o Itaú

O Banco Itaú que conhecemos atualmente passou por muitos processos de reestruturação de negócios, passando pela última mudança significativa em 2008, quando adquiriu o Unibanco.

Fundado em 1943, o Itaú nasceu na cidade de mesmo nome, no interior de Minas Gerais. Porém, anteriormente era chamado de Banco Central de Crédito S.A, fundado por Alfredo Egydio de Souza Aranha, com a primeira agência aberta em 02 de janeiro de 1945. Após diversas mudanças de nomenclatura, a instituição bancária passou pela primeira grande mudança em 1969, quando passou a incorporar o nome “Itaú” em sua marca.

Desde aquele tempo, a instituição criou uma fundação para ajudar os brasileiros, uma plataforma de investimentos (a Itaúsa), filiais do banco para atender consumidores com perfis de investimento e maior rendimento (Personnalité) e diversas soluções financeiras.

Itaú em números

O Banco Itaú pode ser representado por sua longa e importante história no universo bancário brasileiro, mas também por sua importância através de números. No último balanço realizado em 2020, era possível computar:

  • 56 milhões de clientes ativos (entre contas físicas e jurídicas);
  • 5.000 agências no Brasil e no exterior;
  • Atuação financeira ativa em 21 países;
  • Mais de 95 mil acionistas. 

Principais produtos e serviços do Banco Itaú

Através de uma instituição de renome como o Banco Itaú, você poderá contar com as mais diversas soluções, independentemente do seu perfil de consumidor.

Seja uma conta digital simples ou um gerente dedicado à sua conta corrente de maneira fixa, você encontrará diferentes soluções através da conta corrente e dos serviços contratados. No entanto, podemos citar alguns serviços que fazem a diferença. Veja quais são:

Conta Corrente 

Para se tornar um correntista Itaú, seja pessoa física ou jurídica, você poderá contar com diversas opções. Confira alguns benefícios da conta corrente Itaú:

  • Investimentos a partir de R$1;
  • Transferências PIX ilimitadas e gratuitas;
  • Mais de 70 opções de cartão de crédito (sujeito à análise);
  • Benefícios do Combinaqui;
  • Praticidade do app Itaú.

Cartões de crédito

Os cartões de crédito do Itaú, conhecidos como Itaucard, são um dos principais produtos do Banco Itaú. É possível escolher entre diferentes modelos, desde os mais básicos aos que oferecem soluções personalizadas e espaços diferenciados em aeroportos internacionais. Além disso, a bandeira do Itaú está disponível em diferentes cartões de crédito do mercado, como:

  • Cartão próprio do Itaú;
  • Magazine Luiza;
  • Hipercard;
  • Latam Pass;
  • Tudo Azul;
  • Fiat.

Renegociações

Caso você tenha uma dívida e não esteja conseguindo honrar o pagamento no prazo estipulado, o Banco Itaú oferece diversos planos de renegociações de dívidas para te ajudar a ter maior equilíbrio financeiro. 

Além de estipular um dos maiores prazos de pagamento do mercado (em até 73 meses), o atendimento acontece de forma digital e com tarifas reduzidas em comparação ao mercado tradicional.

Empréstimos

O cliente do Banco Itaú também conta com linhas de crédito pessoal e empresarial de acordo com o seu perfil de consumidor e o relacionamento com a instituição bancária. 

Sendo assim, quanto mais estável for o seu relacionamento com o Itaú, melhores serão as propostas de crédito e tarifas disponibilizadas de empréstimo em sua conta corrente. 

Seguros

Outro dos produtos principais da instituição financeira são os seguros oferecidos aos consumidores. No Itaú, é possível encontrar desde seguro automotivo, de vida e até mesmo odontológico. Tudo isso sob medida para o perfil do correntista.

Como abrir conta no Itaú?

Você pode abrir sua conta Itaú de forma online ou presencial. Entenda:

Como abrir conta no Itaú pela internet?

Para abrir uma conta online no Itaú, você deverá acessar o site Abreconta e digitar o seu CPF. Será criada uma senha para acesso. Em seguida, cadastre seus dados pessoais, envie uma foto sua e do seu documento de identificação e escolha os serviços que mais combinam com você. Depois disso, você receberá um retorno do banco em até 5 dias úteis, seja por SMS ou e-mail.

Pela internet, seja por celular ou computador, você pode abrir uma conta corrente para pessoa física, optar por receber o seu salário na conta criada e, ainda, solicitar a portabilidade de salário caso o receba em outra instituição.

Ainda não está disponível pela internet a abertura de conta poupança, conta corrente conjunta, conta-salário, conta para empresas e conta universitária. Para ter mais opções de contas, é necessário procurar a agência Itaú mais próxima de você.

Como abrir conta no Itaú na agência?

Se você preferir abrir sua conta na agência, o processo também é simples. Veja os documentos necessários:

  • Documentos de identificação com foto (RG, CNH – Carteira de Motorista ou RNE – Registro Nacional de Estrangeiro);
  • Comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone ou gás) com data de no máximo 180 dias;
  • É recomendado pelo banco apresentar um comprovante de renda com data de no máximo 60 dias.

Depois do preenchimento da proposta e com todos os documentos sendo aceitos, o prazo para a conta estar aberta é de até 2 dias úteis. Assim que a conta corrente estiver aberta, você receberá um e-mail ou SMS do banco te avisando sobre a abertura, caso tenha optado por isso.

Quais os principais benefícios e vantagens do Banco Itaú?

Acompanhando a constante evolução financeira do brasileiro, o Banco Itaú se reinventa sempre que necessário. Desde a apresentação de soluções tecnológicas estruturais como nova metodologia de mercado. 

Além de todos os benefícios que uma conta corrente do Itaú pode proporcionar no dia a dia das pessoas, precisamos citar alguns diferenciais que fazem com que o banco consolide de maneira constante seu posicionamento.

Gerente digital

Para ter um gerente virtual não é necessário ter uma conta digital do banco. Os gerentes virtuais do Banco Itaú foram implantados com o objetivo de facilitar as demandas do correntista utilizando a tecnologia à favor.

Com isso, você poderá resolver problemas e tirar dúvidas da mesma maneira que fazia na agência física, porém, com o conforto e facilidade que somente o universo online podem proporcionar. 

Plataformas de investimentos

Oferecendo cada vez mais mais e melhores opções de investimentos, o Banco Itaú percebeu que os correntistas precisam ter cada vez mais controle sobre o seu dinheiro e o que fazer com ele de maneira individual. 

Por isso, a empresa acabou modernizando a plataforma de investimentos e, como um atrativo para o consumidor, zerando muitas taxas de corretagem, como a das aplicações em produtos do Tesouro Direto. 

Atendimento especializado

Independente se é no universo físico ou virtual, o Banco Itaú é reconhecido no mercado por seu bom atendimento. Seja no caixa 24h ou com o gerente geral da agência, você sempre poderá contar com o auxílio de um profissional capacitado para te auxiliar, independentemente da solicitação.

O Itaú é confiável e seguro?

Segundo as avaliações dos consumidores do Banco Itaú em sites de opinião pública, como o Reclame Aqui, podemos observar a nota média de 7,5. Essa nota é considerada boa. Vale analisar alguns outros dados pertinentes, como:

  • 99,8% das reclamações foram respondidas na plataforma Reclame Aqui;
  • 66% das pessoas afirmam que voltariam a fazer negócio com a empresa;
  • 77,2% dos problemas relatados no site foram solucionados.  

Também é interessante analisar a posição do banco no ranking de reclamações do Banco Central. No quarto trimestre de 2021, o Itaú estava em 12º dos 15 bancos e instituições financeiras com mais reclamações registradas, que pode ser considerada uma posição boa, principalmente devido à grande quantidade de clientes que o banco possui.

Canais de contato com o Banco Itaú

O Banco Itaú disponibiliza centrais exclusivas, 24h para auxiliar em demandas urgentes. Porém, situações administrativas precisarão ser tratadas sempre em expediente comercial. Para facilitar a sua busca por plataformas de contato com o Itaú, selecionamos alguns canais de atendimento que poderão se importantes, caso você se torne correntista do banco. 

Telefone

Caso você precise falar com a central de atendimento 24h, poderá entrar em contato através do número SAC, 0800 728 0728.

Central de dúvidas

Utilizando a internet para facilitar a vida do correntista, caso sua dúvida seja básica, ela poderá ser respondida através da central de dúvidas online. Lá, o consumidor tem acesso a diversas perguntas e respostas desenvolvidas com o objetivo de facilitar o processo e a usabilidade dos produtos e serviços do Banco Itaú.

Ouvidoria

Para falar com a ouvidoria, abrir algum chamado, fazer elogios ou reclamações, poderá utilizar o formulário que fica disponível no rodapé da página inicial. Você também pode clicar aqui para ser redirecionado de maneira automática. 

O Banco Itaú é uma boa instituição?

Além de ser uma das principais empresas financeiras do Brasil e da América Latina, o Banco Itaú certamente conta com a solução que você precisa e espera de uma instituição bancária. 

Porém, é necessário avaliar com cautela quais os serviços a serem contratados, possíveis tarifas e se, de fato, a escolha do produto financeiro em questão realmente faz sentido para o seu perfil de usuário. 

No geral, podemos dizer que o Banco Itaú é, de fato, um dos principais bancos do Brasil, em todos os sentidos.

Quer continuar recebendo informações sobre o universo bancário? Então assine a newsletter do iDinheiro e não perca nenhuma informação. 

Perguntas frequentes

  1. Como faço para baixar o aplicativo do Banco Itaú?

    Se seu celular for Android, abra a Play Store. Se for iPhone, abra a Apple Store. Nos dois casos, depois disso, digite “Itaú” no campo de pesquisa. Clique no primeiro resultado e em “Instalar”. Pronto!

  2. Onde fica a agência e a conta no cartão Itaú?

    Para saber o número da sua agência e conta Itaú, basta olhar no verso do cartão.

  3. Como desbloquear o cartão do Itaú pelo aplicativo?

    Abra o app Itaú, acesse sua conta e, no menu, clique em “cartões”. Clique em “desbloquear cartão” e selecione. Depois digite o iToken, código de segurança (CVV) e confirme o desbloqueio utilizando a senha da conta corrente.

  4. Como ver o saldo do Itaú pelo celular?

    Instale e abra o app Itaú. Depois disso, insira os dados da conta. Em seguida, você terá acesso ao saldo da conta e outras funcionalidades do aplicativo.

  5. Tem como abrir conta Itaú pela internet?

    Sim, pelo aplicativo ou site Itaú. Essa opção é válida apenas para contas correntes individuais para pessoa física e contas correntes para pessoa física com crédito de salário.

  6. Como abrir conta no Itaú pelo celular?

    Baixe o aplicativo Itaú ou acesse o site. Para abrir a conta, você vai enviar duas selfies e tirar fotos dos documentos necessários.

  7. Quanto tempo demora para liberar a conta do Itaú?

    A conta pode demorar até dez dias úteis para ser liberada.

  8. Como saber se a minha conta do Itaú está ativa?

    Por meio do Atendimento Itaú, informe o seu CPF e um atendente irá lhe retornar, indicando se há ou não uma conta corrente nesta titularidade. Você também pode acessar sua conta pelo aplicativo Itaú para ver se está ativa ou não.

  9. Qual é o nº do banco Itaú?

    O Itaú aparece com o nome de Itaú Unibanco, com o código 341.

  10. Quanto custa abrir conta no Itaú?

    Você pode escolher o pacote de Serviços Essenciais no momento da abertura. Nesse caso, a abertura será gratuita e você não pagará nenhuma taxa mensal.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp