O que é e como funciona a carta de crédito de um consórcio? Confira os detalhes!

Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona a carta de crédito de consórcio. Confira!

LinkedIn
Ana Júlia Ramos

A carta de crédito de consórcio é um documento que garante ao consorciado o recebimento dos valores contratados para a aquisição de um bem ou serviço. Neste post, te mostraremos todos os detalhes sobre o que é e como funciona a carta de crédito de um consórcio e você ainda verá se vale a pena comprar uma carta de crédito já contemplada. Vamos lá?

O que é e como funciona a carta de crédito de um consórcio?

A carta de crédito é um documento que formaliza o valor que o consorciado tem direito a receber quando é contemplado no consórcio — seja por meio de sorteio, seja por meio de lance. A partir dela, pode-se obter o bem ou o serviço pretendido no momento da assinatura do contrato. 

Continua após a publicidade

Como uma carta de crédito é contemplada?

Por meio de sorteios ou lances. Os sorteios são realizados mensalmente, em uma data estabelecida por meio de assembleia. Para isso, o consorciado recebe um número de cota e é por meio dele que se sabe quais cartas foram contempladas.

Já no caso dos lances, o processo é semelhante ao de um leilão. Os consorciados oferecem valores de lances e aquele que tiver o maior valor, ganha. Isso pode ser feito tanto com algum dinheiro que tinha guardado quanto pelo abatimento do valor sobre o total da carta de crédito.

Continua após a publicidade

Como a carta de crédito pode ser usada?

Depende de qual é o seu objetivo com o consórcio. Em geral, os principais usos da carta de crédito envolvem:

O que é necessário para ter acesso a ela?

Depende dos processos da administradora. Geralmente, não há muita burocracia no procedimento. Contudo, a empresa ou o banco podem requerer algumas garantias, como citamos anteriormente. 

Algumas delas envolvem a comprovação de renda e a análise nos órgãos de comprovação de crédito para avaliar se o consorciado não tem o nome restrito. Lembre-se de sempre verificar quais são os documentos necessários junto à administradora para garantir que nenhum deles falte na hora de solicitar e utilizar a sua carta de crédito.

Qual é a validade da carta de crédito?

Depois da contemplação, há o processo de aprovação para a liberação da carta, que deve ser usada no período definido em contrato. Em geral, ele varia entre 90 e 180 dias, dependendo da administradora. Isso porque, ao longo do tempo, a situação financeira de uma pessoa pode mudar e é preciso que ela continue pagando as parcelas em aberto mesmo depois da contemplação.

Continua após a publicidade

Assim, a validade funciona como uma proteção para o grupo do consórcio e para a administradora. Se o limite previsto for extrapolado, é possível que o contemplado tenha que apresentar novamente documentos e garantias, como comprovação de renda, e passar por uma reanálise, a fim de não perder o seu direito.

É possível comprar uma carta de crédito contemplada?

Sim, desde que uma pessoa ou empresa esteja disponibilizando uma carta de crédito contemplada. Em geral, ela é comercializada por um valor mais baixo do que o original. Contudo, é preciso estar muito atento ao risco de golpe envolvendo esse tipo de transação. Nesse sentido, confira as recomendações abaixo:

  • realize esse tipo de operação somente com quem for de sua confiança;
  • verifique se ela, de fato, existe e se o contrato é administrado  por empresa autorizada pelo Banco Central (BC);
  • pesquise se o consorciado foi, de fato, contemplado;
  • confirme se não há parcelas em atraso com o grupo do consórcio.

Aproveite e veja também: O fundo de reserva no consórcio é bom ou ruim? Entenda!

Quais as vantagens de comprar com uma carta de crédito de consórcio?

A carta de crédito é um sistema que tem algumas vantagens para quem a contrata. Tem dúvidas? Veja, nos tópicos a seguir, os prós do documento.

Continua após a publicidade

Segurança

Ela só pode ser utilizada pelo consorciado contemplado, não por terceiros. Isso significa que ele tem segurança a respeito dos valores que serão recebidos, bem como todo o controle sobre essas quantias.

Isenção de impostos

Ela é isenta de impostos e outras taxas que as instituições cobram. Isso não ocorreria se o valor fosse transferido para algum banco no qual você é correntista, por exemplo. Com isso, você recebe o valor programado e não prejudica o seu poder de compra (que poderia ser reduzido com essas cobranças adicionais).

Facilidade de negociação

Como ela pode ser usada como um pagamento à vista, ganha-se poder de negociação. Afinal, o vendedor sabe que receberá o pagamento em um prazo curto. Então, que tal aproveitar para pedir um desconto antes de fechar o negócio?

Se você chegou até aqui, já sabe o que é e como funciona a carta de crédito de consórcio, quais as vantagens de utilizá-la e, também, se vale a pena comprar uma carta de crédito contemplada. Por fim, lembre-se de não confundi-la com uma carta de crédito para financiar um imóvel, um carro, um caminhão ou qualquer outro tipo de bem.

Gostou deste post e quer receber mais informações no seu e-mail? Então, assine a newsletter do iDinheiro e tenha acesso a todas as notícias que impactam a sua vida financeira!

Perguntas frequentes

  1. Como se faz uma carta de crédito?

    Para obter uma carta de crédito, você precisa fazer parte de um consórcio. Nele, você estabelece o valor e a quantidade de parcelas para pagamento. Depois, você pode consegui-la por meio de sorteios ou lances.

  2. O que se pode fazer com uma carta de crédito?

    Depende do seu objetivo. No geral, as pessoas utilizam para a compra de imóveis e veículos, quitação de financiamentos, realização de viagens e cirurgias plásticas, por exemplo.

  3. Como receber o dinheiro da carta de crédito?

    Depende da administradora e dos processos que ela estabelece. Geralmente, é feita a solicitação formal para receber o dinheiro, que pode ser liberado em espécie ou em uma conta bancária.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.