O que é carta de crédito de um consórcio? Entenda!
Você sabe o que é carta de crédito de um consórcio? Bem, se você sabe o que é um consórcio, provavelmente, já ouviu falar nela.
Se alguém deseja comprar um bem de valor elevado, o financiamento ou o consórcio são algumas das opções disponíveis, certo?
Continua após a publicidade
No caso de um consórcio, a carta de crédito é o documento entregue a um consorciado quando ele obtém sua contemplação.
Neste post, te mostraremos todos os detalhes sobre o que é carta de crédito de um consórcio e você ainda verá se vale a pena comprar uma carta de crédito já contemplada. Preparado?
Continua após a publicidade
O que é carta de crédito de um consórcio?
Para falar de carta de crédito de um consórcio, precisamos, em primeiro lugar, falar do que é um consórcio.
Ele opera da seguinte maneira: um grupo com interesse em comum se reúne para a compra de um bem (imóvel, terreno, carros e demais veículos) ou serviço (viagem, curso, entre outros).
O valor do bem desejado é dividido em parcelas. E, todo mês, os consorciados têm o compromisso de pagá-las. Com o somatório de todos os pagamentos, torna-se possível a aquisição do bem.
Mensalmente, há um sorteio que contempla uma ou mais pessoas, dependendo das especificidades de cada contrato. Também é possível dar lances, antecipando as prestações. O maior lance levará a carta de crédito.
Continua após a publicidade
Então, na prática, ela funciona como um vale-compra para que o contemplado faça sua aquisição à vista de acordo com o valor definido quando da contratação do consórcio.
Quem o administra?
A administração de um consórcio fica por conta de uma empresa, a qual cobra uma taxa administrativa por isso. E, caso algum consorciado fique com suas parcelas em atraso, ela pode recorrer ao que foi definido em contrato para garantir o poder de compra dos demais participantes do grupo.
A situação é avaliada distintamente para cada um dos casos:
- Consorciado não contemplado: normalmente, os inadimplentes não participam das assembleias de contemplação, estão sujeitos ao pagamento de multas e juros e podem ter sua cota cancelada.
- Consorciado contemplado que não tenha adquirido o bem: a inadimplência pode provocar o cancelamento da contemplação e, até mesmo, da cota.
- Consorciado contemplado que já tenha adquirido o bem: o inadimplente terá que pagar os encargos de mora e as despesas relacionadas a cobranças em atraso.
Quais as vantagens de comprar com uma carta de crédito de consórcio?
Segurança
Ela só pode ser utilizada pelo consorciado contemplado, logo, ele tem total controle sobre o valor recebido.
Isenção de impostos
Ela é isenta de impostos, o que não ocorreria se o valor fosse transferido para uma conta bancária, por exemplo.
Continua após a publicidade
Facilidade de negociação
Como ela pode ser usada como um pagamento à vista, ganha-se poder de negociação. Afinal, o vendedor sabe que receberá o pagamento em um prazo curto. Então, que tal aproveitar para pedir um desconto antes de fechar o negócio?
Qual é a sua validade?
Depois da contemplação, há o processo de aprovação para a liberação da carta, que deve ser usada no período definido em contrato. Em geral, ele varia entre 90 e 180 dias, dependendo da administradora.
Isso porque, ao longo do tempo, a situação financeira de uma pessoa pode mudar e é preciso que ela continue pagando as parcelas em aberto mesmo depois da contemplação.
Assim, a validade funciona como uma proteção para o grupo do consórcio e para a administradora.
Continua após a publicidade
Se o limite previsto for extrapolado, é possível que o contemplado tenha que apresentar novamente documentos e garantias, como comprovação de renda, e passar por uma reanálise, a fim de não perder o seu direito.
É possível comprar uma carta de crédito já contemplada?
Sim, isso é possível, já que uma pessoa ou empresa pode querer vendê-la. Em geral, ela é comercializada por um valor mais baixo do que o original.
Contudo, é preciso estar muito atento ao risco de golpe envolvendo esse tipo de transação. Nesse sentido, confira as recomendações abaixo:
- realize esse tipo de operação somente com quem for de sua confiança;
- verifique se a carta de crédito, de fato, existe e se o contrato é administrado por empresa autorizada pelo Banco Central (BC);
- pesquise se o consorciado foi, de fato, contemplado;
- confirme se não há parcelas em atraso com o grupo do consórcio.
Conclusão
Se você chegou até aqui, já sabe o que é carta de crédito de consórcio, quais as vantagens de utilizá-la e, também, se vale a pena comprar uma carta de crédito de consórcio já contemplada.
Por fim, lembre-se de não confundi-la com uma carta de crédito para financiar um imóvel, um carro, um caminhão ou qualquer outro tipo de bem.
Gostou deste post e quer receber mais informações no seu e-mail? Então, assine a newsletter do iDinheiro e tenha acesso a todas as notícias que impactam a sua vida financeira!
Continua após a Publicidade