Saiba como fazer a prova de vida do INSS em casa

A partir de junho, aposentados e pensionistas terão que fazer a prova de vida do INSS para não ter seus benefícios bloqueados. Saiba como.

Isabella Proença
Isabella Proença

Aposentados e pensionistas deverão voltar a fazer as prova de vida do INSS para não terem seus benefícios bloqueados. A obrigatoriedade — que foi suspensa em março de 2020, devido à pandemia — será retomada a partir de junho, a fim de evitar pagamentos indevidos e fraudes, além de garantir que o benefício seja mantido.

Há algumas formas do segurado fazer a prova de vida sem ir até o banco onde recebe o benefício. Veja quais são, abaixo.

Continua após a publicidade

Com informações do G1.

Como fazer a prova de vida do INSS sem sair de casa?

Em domicílio

O INSS permite que beneficiários façam a prova de vida em casa, por meio da visita de um funcionário do órgão. Esse direito é garantido, segundo a coordenadora adjunta do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Fernanda Spoto Angeli Veloso, nos seguintes casos:

  • Todos os segurados com mais de 80 anos, com ou sem condições de se locomover;
  • Segurados de qualquer idade que não tenham condições de se locomover.

No caso dos segurados que não têm condições de se locomover, é preciso ligar para o 135 ou acessar o site Meu INSS para realizar o agendamento. Mas, atenção: é necessário comprovar essa condição de saúde por meio de laudo médico.

Prova de vida digital

Em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economiza, o Serpro e a Dataprev, o INSS iniciou um projeto piloto em fevereiro para que 5,3 milhões de beneficiários selecionados façam a prova de vida em casa. Ou seja, a prova de vida digital não é aberta ao público neste momento.

Caso você seja um dos segurados selecionados, é possível fazer a prova de vida pelo aplicativo Meu gov.br (Google Play | App Store). Já o Meu INSS (Google Play | App Store) deve ser usado para acompanhar o resultado após realizar o procedimento.

Para realizar a biometria facial, o INSS usa a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Portanto, foram selecionados segurados que têm carteira de motorista ou título de eleitor com biometria cadastrada no Departamento de Trânsito (Detran) ou na na Justiça Eleitoral. Confira o passo a passo da prova de vida digital no site do INSS.

O INSS declara que pretende implantar a prova de vida digital para todos os beneficiários, porém não há uma previsão de quando isso irá ocorrer.

Além disso, com base nos resultados obtidos pelo projeto piloto, o instituto também pretende disponibilizar a prova de vida nos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br, para que o segurado escolha em qual deseja fazer a prova de vida.

Prova de vida em caixa eletrônico

Aposentados e pensionistas que tenham a biometria bancária cadastrada poderão usar qualquer caixa eletrônico para fazer a prova de vida. Já beneficiários que não possuam biometria precisarão ir à agência bancária, portando o CPF e um documento com foto.

Entre os maiores bancos do Brasil, somente o Banco do Brasil oferece a opção de fazer a prova de vida pelo aplicativo. Clique aqui e saiba como funciona em cada banco.

Para quem mora no exterior

Para os residentes no exterior, o INSS divulgará um novo ato com prazos específicos e orientações

Contudo, não há impedimento para que as provas de vida realizadas por intermédio do preenchimento do “Formulário Específico de Atestado de Vida para comprovação perante o INSS”, assinado na presença de um notário público local e devidamente apostilado pelos órgãos designados em cada país (para os casos de residentes em países signatários da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização) ou perante as representações diplomáticas ou consulares brasileiras, sejam encaminhadas ao INSS.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas atualizações no seu e-mail. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.