Aposentados e pensionistas podem fazer prova de vida no caixa eletrônico

A obrigatoriedade da prova de vida segue suspensa até o fim deste mês, mas os aposentados e pensionistas podem fazer o procedimento no caixa eletrônico.

Cristina Boscolo
Cristina Boscolo

Quem é aposentado ou pensionista já está habituado: todos os anos, é preciso comprovar que estão vivos para que possam continuar a receber seus benefícios normalmente. Apesar de a obrigatoriedade estar suspensa pelo menos até o final deste mês, é possível realizar a prova de vida no caixa eletrônico

A regra da prova de vida foi flexibilizada desde março de 2020, quando o recadastramento deixou de ser obrigatório por conta da pandemia e da necessidade de evitar aglomerações. Ainda assim, quem precisa ir ao banco por algum outro motivo pode recadastrar sua senha normalmente.

Continua após a publicidade

Existe um plano de retomar essa exigência aos poucos, mas também há chances de que a obrigatoriedade continue suspensa enquanto houver pandemia no país.

Com informações do Agora.

Prova de vida ainda pode ser feita mesmo sem obrigatoriedade no caixa eletrônico

Se o beneficiário precisar ir até o banco para receber seu benefício do INSS, pode aproveitar a oportunidade para fazer a prova de vida mesmo apesar de a obrigação estar suspensa. Segundo o INSS, cerca de 6,5 milhões de pessoas já fizeram a prova em 2021.

Continua após a publicidade

Quem tem a biometria cadastrada também pode utilizar qualquer caixa eletrônico para realizar a comprovação, visto que muitas instituições aceitam qualquer transação feita como prova de vida. Ainda de acordo com o INSS, 307.875 pessoas realizaram o procedimento por biometria este ano.

Já quem não possui a digital cadastrada pode ir à agência bancária portando seu CPF e documento com foto, nos horários alternativos. Por causa da pandemia, os bancos estão operando das 9h às 10h exclusivamente para os aposentados e pensionistas do INSS.

Além disso, clientes do Banco do Brasil podem também realizar a prova de vida pelo aplicativo do banco, sem sair de casa.

Como fazer a prova de vida no meu banco?

Cada banco possui suas próprias peculiaridades na hora de realizar a comprovação de vida. Veja abaixo algumas informações sobre cada um deles:

Continua após a publicidade

Banco do Brasil

Clientes que possuem conta-corrente ou poupança no Banco do Brasil e recebem o benefício do INSS como crédito em conta podem realizar a prova de vida diretamente no aplicativo do banco.

Já para quem recebe o benefício por cartão, essa funcionalidade será liberada pela instituição financeira em breve. Após feito o passo a passo, por meio do menu “Serviços”/”INSS”, o cliente poderá acompanhar pelo próprio app se seu procedimento foi aceito e por qual validade.

Bradesco

Beneficiários que recebem pelo Bradesco devem realizar a prova de vida nos caixas eletrônicos Bradesco ou Banco 24Horas. Para isso, é preciso possuir o cadastro da biometria. Todas as transações feitas com o uso da digital são aceitas como comprovação quando for o mês de realizar a comprovação. 

Caso o cliente não possua a biometria cadastrada, será preciso ir até uma agência, de preferência nos horários exclusivos para aposentados e pensionistas.

Continua após a publicidade

Caixa Econômica Federal

No caso da Caixa, a prova de vida pode ser feita em qualquer agência ou por meio da rede de autoatendimento, caso o beneficiário possua identificação biométrica cadastrada.

Saques nos caixas eletrônicos que utilizam a digital também são caracterizados como comprovação.

Itaú

O Itaú é mais um banco que aceita a prova de vida por meio do uso da biometria em transações via caixa eletrônico ou caixas comuns.

Caso o cliente não possua a digital cadastrada, também é possível realizar o procedimento presencialmente, nos guichês de caixas das agências.

Santander

No Santander, a prova de vida pode ser feita nos terminais de autoatendimento por meio do uso da biometria. Caso o cliente prefira ou não tenha a digital cadastrada, também é possível realizar a comprovação com o gerente ou direto no guichê de caixa.

Continua após a publicidade

Retomada da prova de vida seguirá cronograma

Segundo o INSS, uma nova instrução normativa com orientação sobre a retomada das provas de vida será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

O cronograma deverá ser organizado de acordo com a data em que a renovação de senha venceu.

Caso tenha dúvidas, o beneficiário pode ligar no telefone 135 ou entrar no site do Meu INSS para esclarecê-las.

Quer saber tudo sobre benefícios do INSS em primeira mão? Assine a newsletter do iDinheiro e ative as notificações!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.