Aposentados e pensionistas podem fazer prova de vida no caixa eletrônico

A obrigatoriedade da prova de vida segue suspensa até o fim deste mês, mas os aposentados e pensionistas podem fazer o procedimento no caixa eletrônico.

Escrito por Cristina Boscolo

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Quem é aposentado ou pensionista já está habituado: todos os anos, é preciso comprovar que estão vivos para que possam continuar a receber seus benefícios normalmente. Apesar de a obrigatoriedade estar suspensa pelo menos até o final deste mês, é possível realizar a prova de vida no caixa eletrônico

A regra da prova de vida foi flexibilizada desde março de 2020, quando o recadastramento deixou de ser obrigatório por conta da pandemia e da necessidade de evitar aglomerações. Ainda assim, quem precisa ir ao banco por algum outro motivo pode recadastrar sua senha normalmente.

Existe um plano de retomar essa exigência aos poucos, mas também há chances de que a obrigatoriedade continue suspensa enquanto houver pandemia no país.

Com informações do Agora.

Prova de vida ainda pode ser feita mesmo sem obrigatoriedade no caixa eletrônico

Se o beneficiário precisar ir até o banco para receber seu benefício do INSS, pode aproveitar a oportunidade para fazer a prova de vida mesmo apesar de a obrigação estar suspensa. Segundo o INSS, cerca de 6,5 milhões de pessoas já fizeram a prova em 2021.

Quem tem a biometria cadastrada também pode utilizar qualquer caixa eletrônico para realizar a comprovação, visto que muitas instituições aceitam qualquer transação feita como prova de vida. Ainda de acordo com o INSS, 307.875 pessoas realizaram o procedimento por biometria este ano.

Já quem não possui a digital cadastrada pode ir à agência bancária portando seu CPF e documento com foto, nos horários alternativos. Por causa da pandemia, os bancos estão operando das 9h às 10h exclusivamente para os aposentados e pensionistas do INSS.

Além disso, clientes do Banco do Brasil podem também realizar a prova de vida pelo aplicativo do banco, sem sair de casa.

Como fazer a prova de vida no meu banco?

Cada banco possui suas próprias peculiaridades na hora de realizar a comprovação de vida. Veja abaixo algumas informações sobre cada um deles:

Banco do Brasil

Clientes que possuem conta-corrente ou poupança no Banco do Brasil e recebem o benefício do INSS como crédito em conta podem realizar a prova de vida diretamente no aplicativo do banco.

Já para quem recebe o benefício por cartão, essa funcionalidade será liberada pela instituição financeira em breve. Após feito o passo a passo, por meio do menu “Serviços”/”INSS”, o cliente poderá acompanhar pelo próprio app se seu procedimento foi aceito e por qual validade.

Bradesco

Beneficiários que recebem pelo Bradesco devem realizar a prova de vida nos caixas eletrônicos Bradesco ou Banco 24Horas. Para isso, é preciso possuir o cadastro da biometria. Todas as transações feitas com o uso da digital são aceitas como comprovação quando for o mês de realizar a comprovação. 

Caso o cliente não possua a biometria cadastrada, será preciso ir até uma agência, de preferência nos horários exclusivos para aposentados e pensionistas.

Caixa Econômica Federal

No caso da Caixa, a prova de vida pode ser feita em qualquer agência ou por meio da rede de autoatendimento, caso o beneficiário possua identificação biométrica cadastrada.

Saques nos caixas eletrônicos que utilizam a digital também são caracterizados como comprovação.

Itaú

O Itaú é mais um banco que aceita a prova de vida por meio do uso da biometria em transações via caixa eletrônico ou caixas comuns.

Caso o cliente não possua a digital cadastrada, também é possível realizar o procedimento presencialmente, nos guichês de caixas das agências.

Santander

No Santander, a prova de vida pode ser feita nos terminais de autoatendimento por meio do uso da biometria. Caso o cliente prefira ou não tenha a digital cadastrada, também é possível realizar a comprovação com o gerente ou direto no guichê de caixa.

Retomada da prova de vida seguirá cronograma

Segundo o INSS, uma nova instrução normativa com orientação sobre a retomada das provas de vida será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

O cronograma deverá ser organizado de acordo com a data em que a renovação de senha venceu.

Caso tenha dúvidas, o beneficiário pode ligar no telefone 135 ou entrar no site do Meu INSS para esclarecê-las.

Quer saber tudo sobre benefícios do INSS em primeira mão? Assine a newsletter do iDinheiro e ative as notificações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp