Com o aumento nos preços das assinaturas de streaming, o brasileiro gasta hoje cerca de R$ 63,70 para ter acesso aos planos básicos dos três principais serviços disponíveis no mercado (Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay). Antes do reajuste, a média de gasto era de R$ 54,70, o que representa uma alta de 16%.
Apesar disso, a maioria das pessoas ainda não cancelaram nenhum serviço de streaming nos últimos 6 meses. É o que aponta um levantamento feito pelo portal iDinheiro: 62% das pessoas ainda não solicitaram o cancelamento de alguma plataforma de streaming no primeiro semestre de 2022.
Para chegar nesse resultado, a portal iDinheiro, que conta com mais de 5 milhões de acessos mensais, reuniu e analisou os dados de respostas de 1058 pessoas. O objetivo da pesquisa, de modo geral, foi organizar um panorama atualizado sobre o uso de plataformas de streaming no Brasil.
Preço é o principal motivador do cancelamento de streaming
Com base nas respostas dos entrevistados, foi possível perceber que 38% das pessoas que cancelaram algum serviço de streaming nos últimos 6 meses, teve o aumento dos preços como o principal motivador (43%). Em seguida, com quase a mesma taxa de respostas, as principais causas para o fim da assinatura foram a não utilização do serviço (20%) e a falta de interesse pelo conteúdo (19%).
72% das pessoas pretendem cancelar alguma plataforma nos próximos 6 meses; Netflix lidera ranking
A surpresa, em contrapartida, ficou por conta dos dados de futuros cancelamentos: cerca de 72% dos entrevistados pretendem deixar de assinar algum serviço nos próximos 6 meses.
Desses, a Netflix lidera o ranking de plataformas que os entrevistados pretendem cancelar, com 34,5%, seguida da Amazon Prime (20,8%) e Disney Plus (14,9%).
Preço
Netflix também lidera o ranking de plataformas mais usadas
Ao serem questionados sobre as plataformas utilizadas atualmente, a Netflix obteve o maior número de respostas: cerca de 31% dos entrevistados utilizam o serviço. Na sequência, aparecem Amazon Prime Video, com 17%, e Disney Plus (11%).
Além disso, 15% afirmaram que utilizam outros serviços, o que pode incluir plataformas estrangeiras que não foram citadas na pesquisa. Outro ponto relevante diz respeito aos meios alternativos, que, especificamente, correspondem a 4% das respostas.
Informações sobre a pesquisa
A pesquisa sobre o uso de plataformas de streaming foi realizada em abril de 2022 e coletou 1058 respostas.
O conteúdo final com os resultados foi divulgado para a imprensa em agosto e setembro e foi citado por veículos como Money Times e Inset. Para utilizar os resultados da pesquisa em conteúdos sobre streaming, lembre-se de citar o iDinheiro.