Nesta terça-feira, 11, o WhatsApp anunciou o lançamento do serviço de pagamentos para pequenas empresas, por meio do próprio aplicativo. Essa é a segunda inovação anunciada pela empresa relacionada a pagamentos: Desde 2021, todos os usuários podem transferir dinheiro pelo WhastApp.
No entanto, a nova funcionalidade ainda não está plenamente ativa pois, segundo a Meta, empresa que controla o Whatsapp, a nova função deve chegar às empresas de forma gradual.
A ideia é que “em alguns meses” todos os negócios cadastrados no WhatsApp Business terão acesso, mas a empresa ainda não especificou uma data.
Pagamentos de serviços e produtos através do WhatsApp
Para realizar pagamentos de serviços e produtos através do WhatsApp, será necessário adicionar uma forma de pagamento, que pode ser um cartão de crédito, débito ou pré-pago das bandeiras Mastercard e Visa.
No caso das empresas, além de ter cadastro no WhatsApp Business, é necessário ter a conta vinculada a uma das seguintes plataformas de pagamento compatíveis: Cielo, Mercado Pago e Rede.
Como usar o WhatsApp como meio de pagamento
Após atualizar o aplicativo do WhastApp, o cliente deve acessar a página inicial de “Pagamentos:
- No Android, a função aparece ao clicar em “:”;
- No iOS, clique em “Configurações”.
Em seguida, é preciso clicar em “Adicionar forma de pagamento” e criar uma senha (PIN), que será utilizada para confirmar os pagamentos no aplicativo. Nesse caso, também é possível utilizar a impressão digital ou reconhecimento facial como forma de autorizar o pagamento.
Também é necessário inserir dados pessoais (nome, CPF, CEP) e depois colocar as informações do cartão que será utilizado para realizar os pagamentos pelo WhatsApp.
Como usar o WhatsApp nas empresas
No caso de quem possui uma empresa, para liberar a função de pagamentos dos seus produtos e serviços pelo WhatsApp, é necessário vincular a conta a uma das plataformas de pagamento parceiras da iniciativa (Cielo, Mercado Pago e Rede):
- Com o WhatsApp Business atualizado, clique em “Pedidos”, através da opção “⋮” no Android ou “Configurações” no iOS;
- Para aceitar pagamentos com cartão para os pedidos, selecione a opção “Aceitar cartões de crédito e débito” na seção “Formas de pagamento”;
- Depois disso, é preciso vincular a conta selecionada a uma das três empresas de serviço financeiro compatíveis (Cielo, Mercado Pago ou Rede). Se ainda não tiver uma conta em uma das plataformas, será necessário criar.
- Em seguida, insira o e-mail ou ID associado à conta na plataforma de transação financeira e você receberá um código de confirmação com o qual poderá finalizar o processo de vinculação.
Dependendo da plataforma de serviço financeiro escolhida, pode levar alguns dias para que a vinculação seja concluída com sucesso e a empresa esteja pronta para receber pagamentos pelo WhatsApp.
Quer continuar acompanhando as principais notícias que afetam o seu bolso? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.