Entenda as mudanças no cartão consignado anunciadas pelo INSS

Com a mudança, o limite máximo do cartão consignado pode ser até 1,6 vezes maior que o valor do benefício.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou algumas mudanças nas regras referentes aos limites de contratação do cartão de crédito consignado. A partir de agora, o limite máximo de crédito passa a ser até 1,6 vezes maior que o valor do benefício.

O cartão de crédito consignado é aquele em que o valor mínimo da fatura é descontado diretamente no contracheque ou do benefício do INSS, como aposentados e pensionistas. Diante disso, o iDinheiro conversou com a educadora financeira da Acordo Certo, Bruna Allemann, para entender o que mudou no cartão consignado.

Mudanças no cartão de crédito consignado

Como explica a especialista Bruna, o cartão consignado possui algumas vantagens interessantes: “Ele é muito mais vantajoso que outros cartões de crédito, pois oferece custo de taxas pela metade e um prazo maior para quitar as dívidas – até 72 meses, e até 84 meses para aposentados e pensionistas”.

Na prática, o cartão de crédito consignado funciona como um cartão comum e pode ser utilizado para realizar compras ou pagar serviços, por exemplo. A diferença é que, assim como no caso do empréstimo consignado, caso a pessoa não pague o valor total da fatura até o vencimento, o pagamento mínimo vem descontado diretamente do seu benefício ou salário na próxima folha de pagamento.

Ademais, o limite máximo do cartão pode ser até 1,6 vezes maior que o benefício: “Houve uma mudança no limite máximo de crédito, que agora passa a ser de até 1,6 vezes o valor do benefício. Além disso, nas duas modalidades de cartão a quantia para sacar foi limitada em 70% da margem total, a taxa de juros não passará de 3,06% por mês”, explica Bruna.

Outra mudança anunciada pelo INSS diz respeito ao limite de comprometimento de renda para os empréstimos consignados:

“Aposentados e pensionistas podem comprometer 35% da renda com empréstimos descontados na folha, voltando a porcentagem vigente antes da lei temporária. É aplicado uma margem de 40% para beneficiários do Auxílio Brasil para quitar dívidas com financiamentos e empréstimos nos termos da medida provisória editada pelo governo federal”, acrescenta.

Cuidados necessários antes de utilizar um cartão consignado

Como destacamos anteriormente, uma das diferenças do cartão consignado para os cartões “convencionais” é que, caso o pagamento da fatura não seja realizado, o valor mínimo é descontado diretamente do benefício da pessoa que contratou o crédito.

Dessa forma, é importante ter alguns cuidados antes de utilizar esse tipo de crédito. Como explica a educadora financeira Bruna, assim como no caso do cartão de crédito convencional, como o limite muitas vezes é maior do que a pessoa conseguiria em outros tipos de crédito, é comum que ela acabe utilizando o cartão constantemente, o que pode acabar virando uma bola de neve.

“As regras para utilização são as mesmas para qualquer planejamento financeiro, precisa organizar o quanto você pode gastar e não deixar acumular parcelas. Todas essas questões básicas de um planejamento financeiro servem para o cartão consignado, com uma única diferença que tem que tomar cuidado com as suas emoções, pois para determinadas pessoas acaba sendo um limite de crédito muito fácil acima do que provavelmente ela pode receber”, acrescenta.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre cartões de crédito? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp