O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliou a margem do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas. Desde o dia 28 de março de 2022, data da publicação da Instrução Normativa no Diário Oficial da União, aposentados e pensionistas do INSS podem comprometer 40% do valor total do benefício com o crédito consignado.
Outra mudança anunciada pelo Instituto foi a inclusão de beneficiários de programas sociais como o Auxílio Brasil na modalidade de empréstimo consignado. Segundo dados do INSS, mais de 50 milhões de brasileiros podem se beneficiar com a medida. Desses, mais de 30,5 milhões são aposentados e pensionistas e cerca de 4,8 milhões são beneficiários do BPC.
Diante dessas alterações, o iDinheiro conversou com um especialista no assunto para entender as mudanças no empréstimo consignado e quais são os cuidados necessários ao solicitar o crédito.
Mudanças no empréstimo consignado
De acordo com Gustavo Gorenstein, CEO e co-fundador da bx blue, fintech especializada em simulações e contratações de empréstimos consignados, a margem do crédito foi alterada no ano passado para aquecer a economia.
“O teto normal era de 30% do empréstimo consignado e mais 5% do cartão e passou para 35%, mais 5% do cartão, totalizando 40% de margem de contratação. Essa mudança ia até 31 de dezembro de 2021. Agora, com a nova normativa, muitas pessoas vão conseguir solicitar um empréstimo consignado.”, aponta Gustavo.
Segundo o especialista, a mudança também foi positiva para pessoas que se aposentavam com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Com essa mudança, mais de 50 milhões de pessoas, incluindo aposentados, pensionistas do INSS e pessoas que se aposentaram por BPC ou LOAS, poderão utilizar o crédito consignado.”
Vantagens do empréstimo consignado
1. Taxas
O empréstimo consignado é o empréstimo pessoal com a menor taxa do mercado. De acordo com Gustavo, essa modalidade de crédito chega a ser 10 vezes mais barata do que o cheque especial e 5 vezes mais barata do que o cartão de crédito.
“O consignado foi criado para isso: como uma alternativa no mercado financeiro para que as pessoas troquem dívidas mais caras por dívidas mais baratas.”.
2. Prazo de pagamento
É possível pagar um empréstimo consignado em até 96 meses e os descontos mensais são menores do que as outras modalidades de empréstimos, contratadas em 12 ou 24 meses, por exemplo. No entanto, o CEO da bx blue destaca que, se possível, o beneficiário deve solicitar o pagamento antecipadamente.
“Se você pegou um empréstimo, mas recebeu alguma renda extra, por exemplo, é vantajoso antecipar o pagamento para não ficar pagando os juros desse crédito.“.
3. Facilidade de contratação
Gustavo destaca a facilidade de contratação do empréstimo consignado, principalmente através de fintechs como a bx blue. “O cliente pode comparar as taxas e solicitar um empréstimo consignado com as melhores condições de forma simples e fácil, através de um celular.”
4. Desconto direto na conta
Como a prestação do empréstimo consignado é descontada diretamente do benefício do solicitante todos os meses, ele não precisa se preocupar com o pagamento de boletos.
Cuidados necessários ao solicitar um empréstimo consignado
1. Verifique se você realmente precisa de um empréstimo
Gustavo alerta que o consignado é o tipo de empréstimo que mais recebe reclamações no Banco Central. Por isso, o beneficiário deve avaliar a sua vida financeira antes de solicitar esse tipo de crédito. Ademais, como o valor da parcela é descontado todos os meses diretamente da conta do beneficiário, é importante ter cautela e verificar se isso não vai afetar todo o planejamento financeiro do beneficiário.
2. Lembre-se que venda casada é proibida no Brasil
Outro ponto que merece atenção é a venda casa. “Por ter uma taxa muito boa, às vezes uma instituição pode oferecer uma ‘condição especial’ caso o cliente aceite um produto como um seguro, por exemplo. No entanto, é importante ficar atento porque a venda casada é proibida no Brasil e, portanto, o beneficiário não é obrigado a contratar nada para ter acesso ao empréstimo consignado.”, alerta o especialista.
3. Compare taxas e instituições
O CEO da bx blue também destaca a diversidade do mercado. Por isso, é importante que o usuário compare taxas e condições em diferentes instituições.
“Mesmo sendo o crédito mais barato do Brasil, é possível encontrar uma oferta de empréstimo consignado até 80% mais barato do que as taxas médias do mercado, por exemplo.”
Empréstimo consignado Bxblue
Quer continuar acompanhando as notícias como esta, sobre o empréstimo consignado? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.