O que mudou no empréstimo consignado? Entenda a nova margem de 40% e saiba cuidados ao solicitar o crédito

Margem do crédito consignado foi alterada para 40%. Saiba cuidados necessários ao solicitar o empréstimo.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliou a margem do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas. Desde o dia 28 de março de 2022, data da publicação da Instrução Normativa no Diário Oficial da União, aposentados e pensionistas do INSS podem comprometer 40% do valor total do benefício com o crédito consignado.

Outra mudança anunciada pelo Instituto foi a inclusão de beneficiários de programas sociais como o Auxílio Brasil na modalidade de empréstimo consignado. Segundo dados do INSS, mais de 50 milhões de brasileiros podem se beneficiar com a medida. Desses, mais de 30,5 milhões são aposentados e pensionistas e cerca de 4,8 milhões são beneficiários do BPC.

Diante dessas alterações, o iDinheiro conversou com um especialista no assunto para entender as mudanças no empréstimo consignado e quais são os cuidados necessários ao solicitar o crédito.

Mudanças no empréstimo consignado

De acordo com Gustavo Gorenstein, CEO e co-fundador da bx blue, fintech especializada em simulações e contratações de empréstimos consignados, a margem do crédito foi alterada no ano passado para aquecer a economia.

“O teto normal era de 30% do empréstimo consignado e mais 5% do cartão e passou para 35%, mais 5% do cartão, totalizando 40% de margem de contratação. Essa mudança ia até 31 de dezembro de 2021. Agora, com a nova normativa, muitas pessoas vão conseguir solicitar um empréstimo consignado.”, aponta Gustavo.

Segundo o especialista, a mudança também foi positiva para pessoas que se aposentavam com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Com essa mudança, mais de 50 milhões de pessoas, incluindo aposentados, pensionistas do INSS e pessoas que se aposentaram por BPC ou LOAS, poderão utilizar o crédito consignado.”

Vantagens do empréstimo consignado

1. Taxas

O empréstimo consignado é o empréstimo pessoal com a menor taxa do mercado. De acordo com Gustavo, essa modalidade de crédito chega a ser 10 vezes mais barata do que o cheque especial e 5 vezes mais barata do que o cartão de crédito.

“O consignado foi criado para isso: como uma alternativa no mercado financeiro para que as pessoas troquem dívidas mais caras por dívidas mais baratas.”.

2. Prazo de pagamento

É possível pagar um empréstimo consignado em até 96 meses e os descontos mensais são menores do que as outras modalidades de empréstimos, contratadas em 12 ou 24 meses, por exemplo. No entanto, o CEO da bx blue destaca que, se possível, o beneficiário deve solicitar o pagamento antecipadamente.

“Se você pegou um empréstimo, mas recebeu alguma renda extra, por exemplo, é vantajoso antecipar o pagamento para não ficar pagando os juros desse crédito.“.

3. Facilidade de contratação

Gustavo destaca a facilidade de contratação do empréstimo consignado, principalmente através de fintechs como a bx blue. “O cliente pode comparar as taxas e solicitar um empréstimo consignado com as melhores condições de forma simples e fácil, através de um celular.”

4. Desconto direto na conta

Como a prestação do empréstimo consignado é descontada diretamente do benefício do solicitante todos os meses, ele não precisa se preocupar com o pagamento de boletos.

Cuidados necessários ao solicitar um empréstimo consignado

1. Verifique se você realmente precisa de um empréstimo

Gustavo alerta que o consignado é o tipo de empréstimo que mais recebe reclamações no Banco Central. Por isso, o beneficiário deve avaliar a sua vida financeira antes de solicitar esse tipo de crédito. Ademais, como o valor da parcela é descontado todos os meses diretamente da conta do beneficiário, é importante ter cautela e verificar se isso não vai afetar todo o planejamento financeiro do beneficiário.

2. Lembre-se que venda casada é proibida no Brasil

Outro ponto que merece atenção é a venda casa. “Por ter uma taxa muito boa, às vezes uma instituição pode oferecer uma ‘condição especial’ caso o cliente aceite um produto como um seguro, por exemplo. No entanto, é importante ficar atento porque a venda casada é proibida no Brasil e, portanto, o beneficiário não é obrigado a contratar nada para ter acesso ao empréstimo consignado.”, alerta o especialista.

3. Compare taxas e instituições

O CEO da bx blue também destaca a diversidade do mercado. Por isso, é importante que o usuário compare taxas e condições em diferentes instituições.

“Mesmo sendo o crédito mais barato do Brasil, é possível encontrar uma oferta de empréstimo consignado até 80% mais barato do que as taxas médias do mercado, por exemplo.”

Empréstimo consignado Bxblue

O empréstimo consignado Bxblue está disponível para aposentados e pensionistas do INSS, além de funcionários públicos (com convênio SIAPE). Todo o processo é feito 100% online.

  • Servidor Público
  • Score Baixo
  • Negativado
  • Aposentado e pensionista
  • checkmarak Disponível para negativados.
  • checkmarak Taxas de juros atrativas;
  • checkmarak Processo 100% online;
  • checkmarak Encontra e compara diversas propostas disponíveis para o seu perfil;
  • close A renda exigida para solicitar o empréstimo é de pelo menos um salário mínimo.

Juros mensais: 2,14% a.m.
CET: 0,00 % a.a.

Valores do empréstimo: Flexíveis
Prazo de pagamento: De 12 até 84 meses
Prazo de liberação: De 1 até 4 dias
Observação: Não precisa de análise de crédito

Leia mais sobre Empréstimo consignado Bxblue Referência

Quer continuar acompanhando as notícias como esta, sobre o empréstimo consignado? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp