Confira calendário e valores do IPVA 2021 RJ e veja como obter desconto

É possível conseguir desconto de 3% no IPVA 2021 RJ caso o contribuinte opte por pagamento em cota única. Veja as datas de vencimento do imposto.

Escrito por Heloísa Vasconcelos

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro já divulgou o calendário de pagamentos do IPVA 2021 RJ. Os vencimentos das parcelas se iniciam no dia 21 de janeiro e vão até 9 de abril.

O pagamento pode ser parcelado em até três vezes ou feito em cota única; nesse caso, é possível conseguir um desconto de 3% no valor.

Os valores venais dos veículos para o cálculo do imposto foram divulgados pela Secretaria em publicação no Diário Oficial

Como é calculado o IPVA 2021 RJ?

O imposto recai sobre os valores calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). As alíquotas são de 4% para carros flex, 2% para motos e 1,5% para carros movidos a GNV.

Além disso, o valor a ser pago é limitado a (em reais):

  • 70 mil para veículos usados
  • 50 mil para veículos novos, desconsiderando IPI e ICMS incidentes ou que incidiriam quando da venda
  • 70 mil para veículos novos importados

É possível realizar o pagamento emitindo a Guia de Regularização de Débitos (GRD) por meio dos sites do Banco Bradesco ou do portal da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro.

Para isso, é preciso ter em mãos o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). O pagamento deverá ser efetuado em dinheiro e poderá ser realizado em qualquer agência bancária.

Calendário de pagamentos

Confira o calendário de pagamentos referente a automotores terrestres usados:

Final de PlacaVencimento da cota única ou 1ª parcela2ª parcela3ª parcela
021/jan22/fev24/mar
122/jan23/fev25/mar
225/jan24/fev26/mar
326/jan25/fev29/mar
427/jan26/fev30/mar
528/jan01/mar05/abr
629/jan02/mar06/abr
701/fev03/mar07/abr
802/fev04/mar08/abr
903/fev05/mar09/abr

IPVA 2021 em outros estados

Confira informações sobre o pagamento do imposto em outros estados do Brasil

Gostou deste conteúdo e quer continuar acompanhando notícias sobre o IPVA 2021? Então, assine a newsletter iDinheiro e ative as notificações Push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp