IPVA 2021 DF: confira alíquota, calendário e como obter desconto

O IPVA 2021 DF começa a ser cobrado em fevereiro e pode ser dividido em até 3 parcelas. Há como obter desconto com o programa Nota Legal.

Escrito por Heloísa Vasconcelos

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O calendário do IPVA 2021 DF já está disponível para os contribuintes. O imposto começa a ser cobrado em fevereiro e pode ser dividido em até 3 parcelas.

Conforme a Portaria 405, de 16/12/2020, que determinou as especificações do pagamento do tributo neste ano, não é possível parcelar caso o valor das cotas fique inferior a R$ 50. No caso de impostos inferiores a R$ 100, o pagamento deverá ocorrer em cota única.

Não há desconto para o pagamento integral do imposto em apenas uma parcela. Contudo, os brasilienses podem conseguir abatimento no valor pago com o programa Nota Legal.

Alíquotas e como conseguir desconto

Mesmo contribuintes inadimplentes podem conseguir desconto no IPVA 2021 utilizando créditos do Nota Legal. Para isso, é necessário ser cadastrado no programa e ter crédito referente a notas fiscais com CPF.

É possível pedir abatimento até dia 31 de janeiro, acessando o portal do Nota Legal e imprimindo o boleto já atualizado com o valor do desconto obtido.

Os valores poderão ser usados somente para o abatimento dos impostos referentes aos imóveis ou veículos próprios. Dessa forma, não é possível transferir os créditos para terceiros.

O imposto recai sobre o preço do automóvel, previsto na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) de 2020. A alíquota cobrada é de:

  • 3% para automóveis;
  • 2% para motocicletas, ciclomotores, motonetas, quadriciclos e triciclos.

Calendário do IPVA 2021 DF

Número final da placa1ª parcela ou cota única2ª parcela3ª parcela
1 ou 222/222/326/4
3 ou 423/223/327/4
5 ou 624/224/328/4
7 ou 825/225/329/4
9 ou 026/226/330/4

IPVA 2021 em outros estados

Confira informações sobre o pagamento do imposto em outros estados do Brasil

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o IPVA 2021? Então, assine a newsletter iDinheiro e se mantenha sempre atualizado sobre tudo o que importa para o seu dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp