Calendário do IPVA 2021 CE é divulgado; confira datas e alíquotas cobradas

Contribuintes poderão pagar o IPVA 2021 CE em até 5 vezes. É possível obter desconto no imposto ao escolher o pagamento em cota única.

Escrito por Heloísa Vasconcelos

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) divulgou na última terça-feira, 29, o calendário do IPVA 2021 CE. Os pagamentos do imposto começam no dia 29 de janeiro e vão até 10 de junho.

Os contribuintes podem pagar o tributo em até 5 vezes ou escolher pagar em cota única para obter desconto de 5%. Neste ano, o imposto tem redução média de 4,95%, conforme a Sefaz-CE.

Os motoristas do Ceará podem realizar consultas e emitir certificado no aplicativo Meu IPVA, que está disponível para Android e iOS.

Alíquotas do IPVA 2021 CE

O imposto recai sobre o valor venal do veículo, calculado com base na tabela Fipe. As alíquotas variam de 0,5% a 3,5% da seguinte forma:

  • motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas (com infração de trânsito): 1% e 3,5%;
  • Ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoras:1%; 
  • Veículos elétricos:0,5%.

A tabela completa com os valores a serem pagos de acordo com o modelo e ano de cada veículo foi divulgado em tabela pela secretaria. Para conferir, clique aqui

Os boletos para pagamento do IPVA 2021 estarão disponíveis a partir de 1º de janeiro, no site da Sefaz, no aplicativo Meu IPVA ou pelo Ceará App. Importante salientar que a Sefaz não envia os boletos pelos Correios.

A arrecadação do imposto prevista em 2021 é de R$ 1,12 bilhão, referente a mais de 2.25 milhões de veículos. Do montante recolhido, metade vai para os cofres estaduais e a outra metade fica com os municípios.

Calendário de pagamentos 

Forma de pagamentoData
Parcela única, com 5% de descontoaté 29 de janeiro
1ª parcela10 de fevereiro
2ª parcela10 de março
3ª parcela12 de abril
4ª parcela10 de maio
5ª parcela10 de junho

IPVA 2021 em outros estados

Confira informações sobre o pagamento do imposto em outros estados do Brasil

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o IPVA 2021? Então, assine a newsletter iDinheiro e se mantenha sempre atualizado sobre tudo o que importa para o seu dinheiro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp