Falta de prova de vida em 2021 volta a cortar benefícios do INSS em junho

Beneficiários que deixaram de realizar a renovação de senha em março e abril de 2020 serão os primeiros que precisarão realizar a nova comprovação.

Escrito por Cristina Boscolo

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O INSS informou na última quinta-feira, 13, que voltará a bloquear aposentadorias e pensões em caso de ausência de prova de vida em 2021, a partir de junho.

Isso significa que os beneficiários que não realizaram o procedimento por causa da suspensão da obrigatoriedade, que ocorreu entre março de 2020 e maio de 2021, precisarão realizar a exigência para continuar recebendo seu benefício a partir do mês que vem.

A suspensão estava em vigor devido às medidas restritivas de circulação decorrentes da contenção da Covid-19. A partir de junho, porém, a medida volta a ser como era antes – como já era previsto inicialmente para maio, porém foi adiado em um mês de acordo com a Portaria 1.299, publicada no Diário Oficial da União.

Para evitar que as agências bancárias sofram com aglomerações, será mantida uma escala do prazo para que os aposentados e pensionistas possam recadastrar as senhas dos cartões utilizados para recebimento.

Conheça a escala para a prova de vida em 2021

Os beneficiários que deixaram de realizar a renovação de senha em março e abril de 2020 serão os primeiros que precisarão realizar a nova prova de vida em 2021. Veja o calendário:

Mês em que a prova de vida venceuNovo prazo para a prova de vida em 2021
março e abril de 2020junho de 2021
maio e junho de 2020julho de 2021
julho e agosto de 2020agosto de 2021
setembro e outubro de 2020setembro de 2021
novembro e dezembro de 2020outubro de 2021
janeiro e fevereiro de 2021novembro de 2021
março e abril de 2021dezembro de 2021

Os beneficiários que foram selecionados para comprovação digital por reconhecimento facial (biometria) e não o fizeram terão o bloqueio feito ainda esse mês, de acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União.

Segundo o INSS informou ao jornal Agora, o bloqueio para convocados para a prova de vida digital ocorrerá em maio para somente 160 mil pessoas, cujo prazo havia expirado em fevereiro de 2020. 

Quem estiver neste grupo poderá ainda realizar o desbloqueio por reconhecimento facial pelo app Meu gov.br. Já os demais segurados deverão seguir o calendário normalmente a partir de junho. 

Vale lembrar que o beneficiário não precisa esperar o fim do prazo para realizar sua prova de vida em 2021, podendo realizar o recadastramento a qualquer momento.

Saiba se seu benefício do INSS pode ser cancelado

O INSS poderá cancelar os salários dos beneficiários que já estavam devendo a prova de vida antes do início da suspensão da obrigatoriedade. O fato determinante para saber se um pagamento será cancelado ou não é o tempo que a pessoa demorou para realizar a comprovação após o término do prazo máximo.

Quando um pagamento permanece bloqueado por mais de seis meses pela ausência do recadastramento é automaticamente cancelado.

O mês de vencimento da prova de vida é definido pelos bancos responsáveis pelos pagamentos dos benefícios. Normalmente, coincide com o mês de aniversário do beneficiário ou com a data da abertura da conta.

É importante salientar que, como grande parte das pessoas recebe o valor depositado pelo INSS somente no mês seguinte à competência que está sendo paga, muitos só percebem o bloqueio um mês após o ocorrido – quando notam a ausência dos valores.

Caso queira consultar o extrato de pagamentos, o beneficiário pode acessar o site Meu INSS.

Fique por dentro de todas as novidades para aposentados e pensionistas. Assine a newsletter do iDinheiro e ative as notificações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp