Perfil dos empreendedores brasileiros

Estudo sobre o perfil dos empreendedores que utilizam máquinas de cartão atualmente.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Nos últimos anos, o Brasil testemunhou uma mudança significativa no setor de pagamentos. Essa mudança aconteceu, principalmente, por causa das maquininhas de cartão. 

Esse tipo de meio de pagamento se tornou cada vez mais comum, tanto em estabelecimentos comerciais de pequeno, médio e grande porte, quanto para empreendedores autônomos e eventuais, já que diversas operadoras começaram a disponibilizar maquininhas que se conectam com o smartphone e dispensam a necessidade de ter um CNPJ para sua contratação.  

Segundo uma pesquisa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos),  somente em 2022,  os meios de pagamentos preferidos dos brasileiros foram o cartão de crédito (18,2 bilhões) e o cartão de débito (15,6 bilhões), ficando atrás apenas do PIX.

A popularidade das máquinas de cartão pode ser atribuída à sua praticidade e conveniência, tanto para os consumidores quanto para os empreendedores. Isso porque as maquininhas permitem o parcelamento e outros tipos de facilidades como, por exemplo, a possibilidade de pagamentos por aproximação, sem a necessidade do uso do cartão físico.

Diante desse cenário de crescimento do uso de máquinas de cartão nos últimos anos, este estudo busca responder algumas perguntas e questionamentos sobre os empreendedores que contratam as maquininhas para o seu negócio. 

Ou seja, quais são as principais dúvidas e dificuldades que essas pessoas enfrentam ao escolher uma maquininha para o seu negócio, sejam empreendedores mais estruturados, sejam empreendedores informais.

Com a grande variedade de opções disponíveis no mercado, o que elas levam em consideração na hora dessa escolha? O que é mais importante, a taxa? O tempo para receber o dinheiro das vendas? O preço?

Através de uma pesquisa quantitativa realizada no primeiro trimestre de 2023, o Portal iDinheiro apresenta este relatório inédito, com dados referentes ao perfil de empreendedores que contratam maquininhas de cartão. 

Além da análise dos dados coletados a partir da pesquisa realizada no portal, que conta com mais de 5 milhões de acessos mensais, apresentamos os comentários da Thainá Cunha, Analista responsável pela editoria de conteúdos sobre máquinas de cartão no iDinheiro, que complementa o estudo e ajuda na compreensão das mudanças atuais no cenário do empreendedorismo brasileiro em relação a esse meio de pagamento.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa quantitativa do Portal iDinheiro coletou respostas de 429 usuários entre os meses de fevereiro e março de 2023. O questionário ficou disponível nas páginas relacionadas à maquininhas, alcançando mais de 218 mil usuários durante o período de coleta. O nível de confiança da pesquisa é de 80% e a margem de erro é de 5%, para mais ou para menos.

Além dessa coleta de dados principal, o relatório também traz alguns dados de uma segunda pesquisa com 157 usuários entre os meses de fevereiro e março de 2023.

O iDinheiro é uma empresa isenta e não provedora de serviços financeiros mais bem posicionada digitalmente para responder as dúvidas de usuários sobre máquinas de cartão.

Além disso, o portal iDinheiro conta com mais de 5 milhões de acessos mensais em conteúdos e ferramentas como calculadoras, simuladores e recomendadores. Em 2023, a editoria responsável pelos conteúdos sobre Negócios já ultrapassou a marca de 2 milhões de acessos de leitores, trazendo informações sobre o tema, como dicas, reviews, ferramentas e rankings sobre as melhores maquininhas de cartão.

Perfil dos participantes

A maior parte dos participantes da pesquisa tem um faturamento de menos de R$ 2.000,00 por mês.
Como veremos nos resultados da pesquisa, isso reflete no que é mais importante na hora de decidir sobre a compra de uma maquininha.

Taxas, preço ou prazo?

A seguir, apresentamos os principais dados coletados sobre os principais fatores que influenciam os empreendedores na hora de escolher um meio de pagamento.

Protagonismo das taxas

A taxa é o principal critério utilizado pelas pessoas na hora de escolher uma máquina de cartão.
Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, a grande maioria dos empreendedores escolhem a maquininha em função da taxa mais barata.

Como explica Thainá Cunha, responsável pelos conteúdos sobre Maquininhas no portal iDinheiro, o termo taxa é aplicado às tarifas cobradas no débito, crédito à vista e crédito parcelado:

“Geralmente, as taxas no débito são as mais baratas, o que é melhor para quem realiza mais vendas à vista. A taxa de crédito à vista também é acessível, e varia menos conforme as marcas. Já a tarifa de crédito parcelado é a maior, uma vez que ela varia conforme a quantidade de parcelas e pode ter outros custos adicionais, conforme a maquininha contratada”, explica.

Segundo Thainá, é justamente por essas variações nas taxas que é tão importante saber quais são as necessidades do negócio. Dessa forma, vale a pena saber quais são as principais transações utilizadas: débito, crédito à vista ou parcelado, para que seja possível escolher uma máquina a partir dessas informações:

“Além de conhecer as prioridades do negócio, também é importante comparar as taxas cobradas pela maquininha.  Nesse sentido, algumas ferramentas como a Calculadora de preço de venda do iDinheiro ajudam a simular os custos do equipamento e o lucro do vendedor, a partir dos custos fixos e das taxas das maquininhas. Dessa forma, é possível comparar as taxas e verificar com qual opção o ganho seria melhor.”.

Preço e prazo também são importantes

Para além da taxa, os resultados da pesquisa revelam que, para uma parcela significativa das pessoas (43,6%), o fator mais importante na hora de contratar uma maquininha de cartão é o preço cobrado para adquirir o produto.

Menor prazo para receber o valor das vendas também é um fator considerado na escolha da maquininha

Isso indica que as pessoas estão buscando soluções que sejam mais acessíveis para o processamento de pagamentos.

Por outro lado, para 40,8% dos participantes, o principal critério é o menor prazo para receber o valor das vendas.

Essa preferência destaca a importância da velocidade e eficiência na transferência dos ganhos obtidos. Isso porque ter acesso rápido aos recursos financeiros das vendas é fundamental para manter o fluxo de caixa em dia e garantir a continuidade dos negócios.

Nesse sentido, os resultados evidenciam a necessidade de equilibrar os dois pontos: o custo da maquininha e a rapidez na disponibilidade dos valores. Para muitos empreendedores, encontrar um serviço que ofereça taxas competitivas e, ao mesmo tempo, permita o recebimento ágil dos pagamentos é algo crucial na escolha da maquininha de cartão, como destaca Thainá:

“Esses outros fatores também devem ser considerados no momento da escolha, uma vez que, em alguns casos, receber o pagamento de forma imediata pode ser mais importante do que economizar em taxas. Além disso, para quem vende menos, o preço dos equipamentos também pode ter um impacto relevante, o que precisa ser considerado. Por isso, quanto mais a pessoa souber o que busca, mais fácil será encontrar a melhor opção para o seu momento”.

Além disso, é importante destacar que outros fatores também podem influenciar a decisão de contratar uma maquininha, como a facilidade de uso, a segurança das transações, a qualidade do suporte ao cliente e a variedade de funcionalidades oferecidas. Cada empreendedor deve avaliar suas necessidades específicas e prioridades ao selecionar a maquininha de cartão mais adequada para o seu negócio.

Diversidade de bandeiras aceitas

A pesquisa também aponta que 15,6% dos entrevistados consideram a diversidade de bandeiras como um aspecto importante na escolha da maquininha de cartão.

O resultado indica que essa parcela dos participantes valorizam a capacidade de aceitar uma ampla variedade de bandeiras de cartão, atendendo às preferências e necessidades dos seus clientes.

Oferecer uma ampla gama de opções de pagamento pode ampliar as oportunidades de negócio e contribuir para a satisfação dos clientes. Portanto, é importante que os empreendedores  analisem esse aspecto ao buscar a melhor solução de pagamento para o seu negócio.

iDinheiro lança ranking de melhores maquininhas de cartão

Considerando a importância da menor taxa para as pessoas no momento de escolha de uma maquininha, o iDinheiro destaca as cinco melhores máquinas de cartão com menor taxa.

O ranking foi feito com base em pesquisas quantitativas e qualitativas realizadas com nossos leitores da editoria de Negócios, além de dados externos, como as avaliações dos consumidores no Reclame Aqui e dos usuários dos aplicativos que fazem a gestão dos recebíveis. 

Dessa forma, o time responsável pelos conteúdos sobre Maquininhas procurou entender o que os usuários desse meio de pagamento consideram na hora de escolher as maquininhas.

para isso, também foram avaliadas, principalmente, as maquininhas com as menores taxas e os menores prazos de recebimento das vendas de débito. A partir desses critérios e de outras informações sobre as 10 melhores maquininhas de cartão, o time do iDinheiro identificou as 5 melhores para investir atualmente.

O que as pessoas consideram na hora de decidir comprar ou não uma nova maquininha?

Para além dos dados e dos fatores mais importantes sobre as maquininhas, também investigamos o comportamento dos entrevistados ao adquirir um produto.

Nessa etapa da pesquisa, 20% dos participantes afirmaram que comparam a maquininha atual antes de adquirir uma nova. Essa comparação pode envolver aspectos como taxas, funcionalidades, suporte ao cliente e experiência geral com o serviço.

Em seguida, 30% dos entrevistados relataram que conversam com pessoas de confiança, como sócios ou parceiros, antes de tomar uma decisão. Vale destacar que essa é uma estratégia importante, pois a opinião de pessoas próximas e que possuem conhecimento do mercado pode ser muito valiosa. Essas conversas podem fornecer insights, recomendações e experiências pessoais que ajudam na escolha da maquininha de cartão mais adequada.

Por fim, 9,3% dos participantes afirmaram que pedem ajuda para alguém que entende de maquininhas. Essa atitude demonstra a busca por especialistas ou consultores que possam orientar na seleção do melhor serviço.

Tal abordagem pode ser particularmente útil para aqueles que não possuem conhecimento aprofundado sobre as características técnicas, as nuances das maquininhas de cartão disponíveis no mercado e até a forma como as taxas incidem nas compras parceladas, que é o caso dos empreendedores que estão iniciando suas jornadas comerciais

Segundo Thainá, todos esses aspectos são importantes na hora de escolher uma máquina de cartão. Além disso, ela lista outros passos que podem ajudar nessa seleção:

“O primeiro passo é entender a realidade do seu negócio e do seu trabalho, como as principais formas de pagamento utilizadas pelos seus clientes; a quantidade de transações que realizaria com a maquininha mensalmente e o seu faturamento mensal médio ou previsto. Assim, fica mais fácil entender qual delas pode atender as necessidades buscadas”.

Outros fatores importantes para os entrevistados

Os dados adicionais encontrados nessa segunda etapa da pesquisa mostram outros dois fatores importantes que influenciam a escolha de uma maquininha de cartão pelos entrevistados

Além do preço, do prazo para recebimento do valor das vendas e do número de bandeiras aceitas, que já citamos na primeira parte do estudo, outras opções também foram selecionadas pelos participantes da pesquisa.

Em primeiro lugar, 22,3% das pessoas apontaram que a marca na qual já confiam é um fator importante na decisão. Isso indica que esses indivíduos valorizam a reputação e a credibilidade da marca ao escolher uma maquininha de cartão.

A confiança na marca pode ser construída ao longo do tempo por meio de experiências anteriores com produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Esses consumidores tendem a optar por marcas reconhecidas, que possuam um histórico sólido e uma imagem positiva no mercado.

Em segundo lugar, 20,9% dos participantes consideraram as funcionalidades do produto ao escolher uma maquininha de cartão. Esse é um fator importante, pois as funcionalidades oferecidas pela maquininha podem ter um impacto significativo na eficiência e no desempenho do negócio. 

Recursos como pagamento por aproximação (NFC), conexão sem fio, capacidade de imprimir comprovantes e compatibilidade com aplicativos e sistemas de gestão são alguns exemplos de funcionalidades que podem influenciar a escolha dos empreendedores.

Dicas

No iDinheiro, a ferramenta “Buscador de Maquininhas” pode ajudar nessa análise de funcionalidades. Através do buscador, é possível encontrar maquininhas de acordo com características e funcionalidades específicas, como tipo de comprovante (impresso ou por SMS), bateria e meios de pagamento por QR Code e Pix, por exemplo.

Referências

Este estudo foi produzido a partir de dados internos do iDinheiro e de pesquisas externas:

Redação do release: Rafaela Souza, jornalista responsável pela produção de conteúdos jornalísticos sobre produtos e serviços financeiros no portal iDinheiro.

Fonte responsável pelos comentários sobre os dados do estudo: Thainá Cunha, Analista responsável pelos conteúdos da editoria de maquininhas no portal iDinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp