Despesas de fim de ano: Cuidados necessários para evitar dívidas

Febraban e PROTESTE listam principais cuidados para comprar com segurança e sem comprometer o orçamento financeiro.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Com a chegada de dezembro, muitas pessoas começam a se preocupar com as despesas de fim de ano, como as festas de Natal e ano novo, e também com as contas que chegam no começo do ano seguinte, como as despesas com material escolar, IPVA e IPTU.

Segundo um levantamento feito a startup Orbit Data Science, que analisou as respostas de internautas sobre as intenções de compras de Natal, mais da metade (60,3%) das respostas indicam que as pessoas vão aproveitar o Natal para presentear a si mesmo.

Já entre os demais presenteados, a pesquisa destaca o “Meu parceiro(a) com 10,8%, “Minha mãe” e “Meu pai”, que somam 7,5%, e “Meu filho(a), com 4,4%, o que aponta que a prioridade do brasileiro é presentear seu núcleo familiar mais próximo.

Nesse sentido, seja para presentear um familiar ou a si mesmo, ou para começar a planejar o ano seguinte, é importante saber como organizar as finanças nessa época do ano. Por isso, o iDinheiro reuniu algumas dicas importantes sobre como realizar as compras de fim de ano com segurança e sem comprometer o orçamento financeiro.

Principais cuidados com as despesas de fim de ano

De acordo com a PROTESTE Associação de Consumidores, o primeiro passo seria antecipar as compras de Natal, aproveitando a maior variedade, a possibilidade de pesquisar melhor os preços e também evitando a correria de última hora, além de lojas cheias.

A associação também destaca que escolher com pressa é muito perigoso para o bolso. Assim, é preciso estar atento a qualidade, preço e condições de pagamento para não se arrepender depois. Uma boa dica é listar tudo o que terá de comprar para evitar sair do orçamento com a empolgação do clima natalino nas lojas.

Atenção aos gastos de início de ano, como IPVA e IPTU

Para além dos gastos com presentes de Natal, o consumidor não pode esquecer que, entre o final de um ano e o início de outro, há uma série de compromissos financeiros a pagar, como:

  • matrículas na rede particular;
  • uniformes e material escolar;
  • Imposto para Veículos Automotivos – IPVA;
  • IPTU.

Por isso, a PROTESTE aconselha que o consumidor dê prioridade ao pagamento ou redução das dívidas, especialmente às de cartões de crédito ou de empréstimos com juros altos. Após resolver estes problemas, é fundamental planejar os gastos, tanto de lazer quanto os dos compromissos citados acima, como gastos com IPVA e IPTU:

  1. Se você tiver recurso em poupança ou em fundos de renda fixa, é melhor pagar o IPTU e o IPVA à vista.
  2. Comprar o material escolar com antecedência, antes da volta às aulas, também pode ajudar a evitar novas dívidas, já que assim é possível comparar preços e obter descontos.
  3. Roupas, calçados, bolsas, malas e outros produtos costumam ser oferecidos com preços promocionais após o Natal, nas liquidações de shoppings centers e de lojas de rua.
  4. Para quem está planejando as férias do próximo ano, as passagens aéreas são mais baratas pela Internet, e podem ser parceladas no cartão de crédito, sem juros.
  5. Já para quem deve viajar de ônibus para visitar a família nas festas de fim de ano, algumas linhas de ônibus intermunicipais e interestaduais também aceitam parcelam as passagens no cartão. Também vale ficar de olho em possíveis promoções de última hora.

Como comprar com segurança

Além dos cuidados com as despesas de fim de ano e o orçamento financeiro, vale ressaltar que o consumidor deve ficar atento com a segurança na hora das compras. Por isso, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) listou algumas dicas para evitar golpes e realizar compras mais seguras, seja em lojas físicas ou em compras pela internet:

Compras online

  • Desconfie de abordagens em que alguém diga que há uma grande oportunidade de compra e também de promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto. Pesquise a média de preços em vários sites conhecidos.
  • Nunca clique em links recebidos em e-mails, mensagens de WhatsApp e pelo SMS. Além disso, fique atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br.
  • Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet.
  • Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento antes de fazer a transferência.
  • Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída.

Compras em lojas físicas

  • Passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa.
  • Sempre confira o valor da compra na maquininha antes de digitar a sua senha. E proteja o código de segurança.
  • Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Golpistas podem se aproveitar de distrações para trocar o seu cartão.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre as despesas de fim de ano? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp