Cartão de crédito virtual: saiba como funciona e tire suas principais dúvidas!

Os cartões de crédito virtual são ótimas soluções para a aumentar a segurança principalmente em transações online.

Escrito por Heloisa Moraes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O cartão de crédito físico, que é inserido na maquininha, provavelmente você já conhece. Mas, já pensou em ter um cartão de crédito virtual? Pois saiba que isso é bastante possível! Com o aumento das transações de compra e venda online, algumas soluções surgiram para dar mais segurança para quem faz compras pela internet usando esse produto.

Por isso, o iDinheiro preparou esse conteúdo para te ajudar a entender o que é cartão virtual, como funciona, como usar na maquininha, quais bancos oferecem cartão de crédito virtual, como solicitar o seu e muito mais. Confira!

Mulher mexendo no computador

Acesse o nosso
Recomendador de Cartões

Ainda está em dúvida sobre qual cartão da lista escolher? Acesse nosso recomendador! Lá você poderá escolher os atributos importantes para você e baseado nas suas respostas, entregaremos sugestões personalizadas ao seu perfil!

Ir para o recomendador

O que é um cartão de crédito virtual?

Um cartão virtual nada mais é do que um número temporário que sua operadora gera para realizar uma compra única pela internet. O usuário gera um novo número de cartão específico para uma compra e, após a transação ser concluída, ele deixa de ser válido e não poderá ser utilizado em nenhuma outra transação. Em alguns bancos, o cartão virtual também pode ser usado em compras por telefone.

Como funciona um cartão virtual?

Como explicado, através do próprio aplicativo do banco, o usuário poderá gerar o cartão virtual. Ele terá uma numeração e data de validade diferente do seu cartão físico. Por conta disso, ele torna as compras online mais seguras, visto que o número muda constantemente.

No geral, ele funciona como um cartão de crédito comum. Ou seja, você poderá utilizá-lo virtualmente ao mesmo tempo que o físico e a cobrança de ambos, são aplicadas em uma única fatura.

Quais as vantagens de usar um cartão virtual?

icon

Prós

Como o cartão virtual gerado só vale para uma compra, é mais difícil a ocorrência de fraudes, como clonagem, para utilização do meio de pagamento em outras compras, realizadas por terceiros. Além disso, a solução é simples de usar e já está disponível em quase todos os bancos do país.

Cartão virtual ou digital? Entenda as diferenças

É muito comum que as pessoas confundam o cartão virtual e o cartão digital, afinal, as duas palavrinhas são muito parecidas. Mas, na prática, as soluções financeiras têm objetivos e funcionalidades diferentes.

Enquanto o cartão virtual é uma solução própria para deixar a compra online mais segura, o cartão digital é aquele gerado a partir de uma conta online. Porém, nesse caso, o cliente recebe um cartão físico. Bancos como Nubank, Original e Inter são os mais conhecidos pela oferta de contas exclusivamente digitais.

Como usar o cartão virtual?

Confira abaixo, o passo a passo de como gerar cartão de crédito virtual nos principais bancos do país, que já oferecem essa facilidade para seus clientes.

Cartão de crédito virtual Itaú

O cartão de crédito virtual Itaú é gerado na plataforma online do Itaucard.

  1. Acesse o aplicativo do Itaucard.
  2. No menu principal ou no campo de busca, procure pela opção “cartão virtual”.
  3. Selecione o cartão de crédito que quer usar e, então, gere um número de cartão virtual.
  4. Esse número deve ser utilizado nas configurações de pagamento da compra online.
  5. Além do número, é disponibilizado um código de segurança específico para esse cartão.

O cartão virtual só funciona em compras únicas, por isso, não é válido para serviços de assinatura, como Netflix e jornais mensais. Sua validade é de 24 horas e o limite é o mesmo que o cliente já possui em seu cartão de crédito regular.

Cartão de crédito virtual Santander

Para quem tem cartão Santander, o serviço chamado de cartão online tem o mesmo objetivo: tornar a sua compra mais segura. Para gerar um novo número:

  1. Acesse o aplicativo App Way (Android ou iOS) ou App Santander.
  2. Clique na opção “Cartão Online”.
  3. Será gerado um número novo, com validade e código de segurança, para utilizar em sua compra.

No Santander, mesmo antes do cartão físico chegar, o cliente já consegue gerar cartões virtuais para fazer suas compras online, com total segurança e praticidade.

Cartão de crédito virtual Nubank

Conta digital Nubank
Conta digital Nubank

Já citamos o Nubank como opção de conta digital. E o banco, queridinho dos mais moderninhos, também tem cartão de crédito virtual. Para ativar:

  1. Abra o aplicativo Nubank (Android ou iOS) e selecione o atalho “Cartão Virtual”, na parte inferior da tela.
  2. Digite a senha de quatro dígitos do seu cartão físico.
  3. Será gerado um cartão virtual com os números solicitados para pagamento da compra online.

E se, por alguma razão, precisar deletar o cartão antes do prazo de validade, é só clicar no ícone de lixeira, ao lado do número, que ele estará invalidado.

Cartão de crédito virtual Banco do Brasil

solicitar cartão de crédito bb
Conta corrente BB

No Banco do Brasil, o cartão de crédito virtual se chama Ourocard-e.

Diferentemente de outras instituições financeiras, no BB o próprio cliente define limite, data de validade e se quer utilizar o cartão virtual em compras internacionais.

Para gerá-lo, siga os passos a seguir:

  1. Abra o aplicativo do BB (Android ou iOS) , acesse  menu “Cartão”, e, depois, “Cartão virtual Ourocard-e”.
  2. Digite sua senha de seis dígitos.
  3. Selecione “Criar novo cartão”, e informe os dados solicitados.

Cartão de crédito virtual Sicoob

Quem é associado ao Sicoob, um sistema de cooperativas de crédito, também conta com essa facilidade de fazer compra com cartão virtual. Para gerar seu cartão no Sicoob:

  1. Acesse o app Sicoobcard Mobile (Android ou iOS).
  2. Selecione o cartão desejado e selecione a opção de gerar cartão virtual.
  3. Basta utilizar os números para concluir a compra pela internet.

Cartão de crédito virtual Caixa Econômica Federal

símbolo da caixa
Conta Fácil Caixa

Na Caixa, o cliente também pode fazer compras seguras com o cartão virtual.

Assim como acontece no Banco do Brasil, na CEF, o próprio cliente define limite e prazo de validade para o cartão, que não tem utilização única, mas funciona no período estabelecido pelo usuário.

  1. Acesse o app Cartões Caixa (Android ou iOS).
  2. Selecione a opção de cartão virtual e configure, conforme suas preferências.

Como usar o cartão virtual na maquininha?

Muitos se perguntam como fazer pagamento com cartão virtual e se ele pode ser usado nas maquinhas, a resposta é: alguns sim! Esse é o caso do Nubank e o Caixa Tem. Para fazer isso, é necessário cadastrar o número do cartão físico previamente através do aplicativo do banco.

Por fim, na hora de pagar com cartão virtual, basta selecionar a opção que deseja usar (crédito ou débito) e aproximar a tela do telefone celular na maquinha correspondente.

Como pagar a fatura do cartão virtual?

Para acessar o cartão de crédito virtual, o cliente deve ter um cartão físico. Assim, as compras online são lançadas na fatura que ele já recebe normalmente, todos os meses. O serviço é gratuito e a opção de pagamento virtual é apenas uma funcionalidade complementar ao cartão de crédito físico.

Portanto, os juros, taxas e benefícios, como acúmulo de milhas e pontos, valem da mesma forma. Você pode pagar a fatura em débito automático, na sua conta, pela fatura ou com a conta digital, sem se preocupar em receber boletos diferentes para as compras feitas pela internet.

Conclusão

Os cartões de crédito virtuais são ótimas soluções para a aumentar a segurança principalmente em transações online. No decorrer do artigo, você viu o que é um cartão de crédito virtual, quais as suas vantagens e como gerar um cartão desse tipo nos principais bancos do país.

Por fim, vale ressaltar que, independentemente se você utiliza o cartão virtual ou o cartão físico, é fundamental controlar todas as despesas provenientes dos cartões de crédito. Para isso, você pode contar com a ajuda de um app de controle financeiro ou uma planilha.

Perguntas Frequentes

  1. Como usar cartão virtual?

    Para usar cartão virtual, basta entrar no aplicativo do seu banco e gerar essa opção. Ao fazer isso, será gerado um novo número e código de segurança exclusivo do cartão virtual. Enfim, é só utilizar essa numeração para realizar compras online.

  2. Como pagar com cartão virtual?

    É possível pagar com cartão virtual ao fazer compras online, basta digitar o número e o código de segurança do mesmo. Além disso, também é possível pagar com cartão virtual do Nubank e Caixa Tem nas maquininhas. Para isso, aproxime a tela do telefone celular na máquina de cartão e pronto.

  3. Como usar o cartão virtual Nubank na maquininha?

    Para usar o cartão virtual Nubank na maquininha, abra o aplicativo (Android ou iOS) e leia o QR code que aparecer na maquininha para pagar e pronto!

  4. Como usar o cartão virtual BRB?

    Para gerar o cartão virtual BRB FLA, abra o app Nação BRB, clique em cartões, digite o valor do limite desejado, selecione “continuar”. Em seguida, digite sua senha e confirme. Clique em “voltar” e, pronto, seu cartão de crédito virtual BRB está criado!

E aí, o que achou do artigo sobre como funciona o cartão de crédito virtual? Se gostou, então, compartilhe com seus amigos e familiares que possam se interessar! A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, deixe seu comentário.

Referências do artigo
  1. Muito boa a explicação na próxima compra vou experimentar. Obrigada!

  2. Jaime Dantas

    Eu tinha ouvido falar, depois que li as explicações, entendo que é muito bom pois o que importa

    é a segurança do cliente. Muito obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp