Consulta do valor do IPVA 2021 de SP já está disponível

O valor do IPVA 2021 de SP já está disponível para consulta na rede bancária e no site da Secretaria de Estado da Fazenda. Saiba mais!

Escrito por Rodrigo Salgado

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O valor do IPVA 2021 de SP já está disponível para consulta na rede bancária. Os contribuintes podem conferir nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos dos bancos, usando o número do Renavam.

O site da Secretaria da Fazenda do estado também oferece a consulta, utilizando o número do Renavam e placa do veículo. Além disso, também por lá, os contribuintes que são pessoas com deficiência (PCD) também podem verificar as condições do benefício de isenção do imposto.

A consulta do calendário com a data de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021 de São Paulo também poderá ser feita pelo site da Secretaria.

Os contribuintes terão até a data de vencimento, conforme a placa do veículo, para pagar o imposto; seja em cota única e desconto ou a primeira prestação, em caso de parcelamento.

Licenciamento no IPVA 2021 de SP

Os contribuintes poderão optar pelo licenciamento antecipado e realizar o pagamento independente do número final da placa do carro a partir de 4 de janeiro de 2021, a primeira segunda-feira do novo ano.

Quem optar por essa forma de pagamento poderá pagar em cota única com desconto de 3% até o dia 20 de janeiro.

Para quem optar pelo pagamento em cota única, mas sem desconto, poderá fazê-lo até o dia 25 de fevereiro.

Para quem escolher pelo parcelamento, a terceira prestação deverá ser paga até o dia 22 de março.

Por fim, quem deixar de pagar o IPVA fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na Taxa Selic. Se ultrapassar 60 dias, entretanto, a multa fica fixada em 20% do valor total do imposto.

De acordo com pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) o IPVA 2021 de SP será em média 6,77% mais barato. Isso porque o preço de venda de todos os automóveis teve queda neste ano.

O estado de São Paulo conta com uma frota de aproximadamente 26 milhões de veículos. Desses, 618 mil são isentos do pagamento.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e fique por dentro de nossas atualizações em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp