Como controlar IPVA, IPTU e outros gastos de início de ano

O início de ano traz diversos gastos como IPVA e IPTU. Veja dicas de como controlar as finanças e economizar neste período.

Escrito por Rodrigo Salgado

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O início de ano está chegando e, com ele, diversos gastos, como IPVA e IPTU. Como controlar as finanças em um momento como esse?

Por isso, é interessante planejar bem os gastos e, em muitos casos, ações simples contribuem muito para que as contas fiquem em ordem durante o início do ano.

O décimo terceiro pode ser um grande aliado na hora de quitar essas dívidas. No entanto, com planejamento financeiro, além de pagar contas é possível usar esse dinheiro para realização pessoal.

Neste artigo, confira algumas dicas do DSOP Educação Financeira.

IPVA e IPTU

IPVA e IPTU são dois dos grandes vilões para o bolso de muitos brasileiros no início do ano.

De acordo com a DSOP, o grande erro está em não programar esses pagamentos com antecedência. É interessante traçar um planejamento anual para não ser pego “desprevenido” com esses impostos logo no início do ano.

Uma dúvida muito comum em relação a IPVA e IPTU é sobre a condição de pagamento: é melhor à vista ou a prazo? Essa resposta depende das finanças de cada contribuinte.

Se está endividado ou desequilibrado financeiramente, é provável que dificilmente conseguirá pagar à vista. Lembre-se sempre de evitar ao máximo empréstimos, cheque especial ou qualquer outro tipo de crédito extra, já que isso futuramente pode se tornar uma grande bola de neve de dívidas.

Por outro lado, em casos de situação financeira estável e com investimentos, o pagamento à vista vale a pena pelos descontos oferecidos. Apesar disso, não se esqueça de outros gastos ou compromissos futuros antes de avaliar bem a forma de pagamento.

Material escolar

O material escolar é outro gasto relevante para quem tem filhos. Para esse momento, é importante economizar sem abrir mão de comprar os itens que as crianças necessitam.

Em primeiro lugar, faça um diagnóstico do orçamento destinado ao material escolar antes de ir às compras. Em seguida, é interessante conversar com as crianças, explicando a situação da conta bancária. Dessa forma, eles provavelmente entenderão melhor que não será possível comprar tudo.

Outras medidas simples também podem ajudar na hora de reduzir os gastos com material escolar:

  • Converse com outros pais e tentem fazer a compra em conjunto, pois, assim, podem conseguir preços menores;
  • Confira todo o material do ano que acabou e veja a possibilidade de reutilizá-lo. Se tiver dois filhos, veja o que o
  • mais novo pode “herdar” do mais velho;
  • Faça uma lista do que precisa comprar para não se perder e acabar rendendo-se aos impulsos consumistas.

Outras dicas para reduzir gastos no início do ano (ou em qualquer época)

  • Evite compras por impulso. Antes de adquirir, se pergunte: eu preciso? Se eu não comprar, o que acontecerá? Tenho ou terei dinheiro?
  • Peça descontos. Não tenha vergonha de pechinchar!
  • Pesquisa preços e compre à vista. Mas só se for possível, é claro. Para isso, então, é preciso planejamento financeiro.
  • Tente guardar dinheiro. Pode ser difícil, mas qualquer pequeno valor reservado já é algo.
  • Sempre se atente às dívidas. Fique de olho em prazos, em como evitar algumas delas, em como renegociar.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e fique por dentro de todas as nossas atualizações no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp