Com a chegada do Carnaval 2023, muitas pessoas já estão se preparando para aproveitar o feriado prolongado pelas ruas e avenidas de todo o país, em um momento de descontração e distração.
No entanto, esse momento também requer alguns cuidados importantes para evitar golpes financeiros e estragar uma das festas mais tradicionais do Brasil. Pensando nisso, o iDinheiro reuniu dicas de especialistas sobre como se prevenir contra a perda e roubo de senhas ou cartões durante os pagamentos de produtos ou serviços durante o evento.
Como evitar golpes financeiros no Carnaval 2023
Como lembra Adriana Umeda, Diretora Executiva de Risco da Visa, durante o carnaval, golpistas se aproveitam da aglomeração de pessoas nas ruas para aplicar golpes ou realizar pequenos furtos.
Por isso, além de redobrar a atenção nesses momentos, é indicado que o consumidor utilize bolsas que fiquem mais à frente e próximas ao corpo, como doleiras e pochetes, para se prevenir contra roubo de senhas e cartões.
A especialista também traz as seguintes orientações para evitar golpes financeiros no Carnaval:
- Não deixe senhas expostas, tanto em anotações na carteira, em bolsas ou em bloco de notas no celular.
- Leve apenas um cartão ou dois no máximo para uma contingência, além de um documento com foto.
- Se necessário, use um celular para as transações. A especialista lembra que atualmente é muito fácil realizar o pagamento por aproximação através do celular, relógios e pulseiras, por exemplo. Dessa forma, o cartão pode ficar protegido em casa e a transação só é liberada com a autenticação do portador daquele cartão cadastrado.
“Você pode usar a biometria disponível no aparelho (digital ou autenticação facial, por íris), ou até mesmo digitar uma senha numérica cadastrada no celular para aprovar a transação. Recomendamos também ter mais um fator de prevenção externo, como cadastrar a confirmação da compra para ser avisado por e-mail ou SMS, no momento em que ela é feita, assim você controla seus gastos e é avisado caso tenha sido feita uma compra indevida”, recomenda Adriana.
Limites do PIX e outras medidas de segurança
Para além do cuidado com o cartão em si, o head de cibersegurança do C6 Bank, José Luiz Santana, alerta sobre a importância de se certificar de que as configurações de segurança do celular e aplicativos bancários estão ativadas:
“Caso ainda não tenha configurado limites para Pix, bloqueio automático de tela e autenticação com biometria para acesso ao celular e aplicativos financeiros, é hora de colocar as ferramentas de segurança em dia”, diz Santana.
O especialista também ressalta que, nos bloquinhos e festas, o principal cuidado é não se separar do cartão: “Nunca entregue o cartão para vendedores fazerem o pagamento por você. Assim, você evita que o vendedor troque o plástico e devolva um cartão que não é o seu”.
No caso dos clientes do C6 Bank, uma funcionalidade própria do aplicativo que pode ajudar a se proteger de golpes financeiros no Carnaval é a “locais seguros”, que permite que o cliente escolha os lugares geográficos onde as informações sobre investimento podem aparecer na tela do aplicativo.
Nesse sentido, quando o cliente está fora desses locais cadastrados, a carteira aparecerá zerada e não será possível realizar transações.
Uma funcionalidade parecida também é oferecida aos clientes do Nubank: o chamado Modo Rua permite que os usuários determinem um valor total máximo para transações quando estiverem fora de casa.
O que fazer em caso de perda ou roubo do celular
Adriana também explica que, no caso de perda ou roubo, é indicado que o cliente comunique o mais rápido possível o seu banco, para que ele não tenha uma perda posterior, como retiradas da sua conta ou o uso do limite do seu cartão de crédito.
“No caso do cartão cadastrado no celular, é necessário que o portador entre primeiro em contato com a operadora de celular para cancelar a linha, e também faça a comunicação para os emissores dos cartões que ele tem cadastrado naquele aparelho, para que os bancos possam tomar as medidas necessárias e realizar o bloqueio de tokens e credenciais”, acrescenta.
Funcionamento das instituições financeiras no Carnaval
De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) não haverá expediente bancário nos dias 20 e 21 de fevereiro. A decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval.
Já na Quarta-Feira de Cinzas, 22 de fevereiro, o atendimento será realizado a partir das 12 horas, no horário local, com encerramento previsto para o horário normal das agências.
No caso das Casas Lotéricas, como o horário de funcionamento é definido pelo próprio dono, algumas unidades podem abrir durante o Carnaval e outras não. Nesse caso, o ideal é entrar em contato com a própria Lotérica para verificar o expediente durante o Carnaval.
Vale ressaltar que, mesmo que o expediente seja realizado normalmente, não é contado como dia útil para pagamentos e não haverá sorteios das Loterias CAIXA entre sábado e quarta feira, quando as Casas Lotéricas voltarão a funcionar normalmente.
Perguntas frequentes sobre o Carnaval 2023
- Carnaval é feriado?
Apesar de ser uma das festas mais tradicionais do Brasil, o Carnaval não é considerado um feriado nacional. Na verdade, ele é ponto facultativo, ou seja, fica a critério da empresa conceder folga ou não. No entanto, em algumas cidades e estados, o Carnaval é considerado feriado, como no estado do Rio de Janeiro, por exemplo.
- Os bancos vão funcionar durante o Carnaval 2023?
As agências bancárias ficarão fechadas durante o período do Carnaval 2023, ou seja, na segunda-feira, dia 20, e na terça-feira, dia 21 de fevereiro. Já na quarta-feira de cinzas (22), o atendimento será retomado a partir das 12h, no horário local de cada estado.
- Lotérica funciona no Carnaval?
Como o horário das Casas Lotéricas é definido pela pessoa responsável pelo estabelecimento, algumas unidades podem funcionar durante o Carnaval. No entanto, mesmo que haja expediente, a data não é contada como dia útil para pagamentos.
Quer continuar acompanhando notícias como esta, sobre como se proteger de golpes financeiros no Carnaval 2023? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.