Black Friday 2022: Saiba como comprar sem entrar no vermelho

Especialistas explicam como comprar na Black Friday 2022 com segurança e sem comprometer o orçamento financeiro.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Com a chegada da Black Friday 2022, marcada para a próxima sexta-feira, 25, muitos consumidores começam a ficar atentos aos descontos e promoções oferecidos pelas lojas nessa época do ano. No entanto, é importante tomar alguns cuidados, principalmente no contexto atual de inadimplência alta no Brasil.

De acordo com uma pesquisa recente do Serasa Experian, só em setembro, o Brasil tinha mais de 68,39 milhões de inadimplentes. O levantamento também mostra que o cartão de crédito é o principal motivador da inadimplência entre os brasileiros.

Diante disso, o iDinheiro ouviu especialistas para entender como aproveitar a Black Friday sem entrar no vermelho. Além disso, listamos algumas dicas importantes para quem vai às compras nesse período.

Como comprar na Black Friday 2022 sem entrar no vermelho

De acordo com Bruna Allemann, educadora financeira da Acordo Certo, é necessário tomar alguns cuidados antes de ir às compras:

“Antes de sair comprando, é preciso tomar alguns cuidados para que os gastos não pesem no bolso e prejudiquem a sua saúde financeira. É possível conseguir bons descontos desde que haja planejamento e responsabilidade”, alerta.

Ela explica que um primeiro ponto que requer atenção são as compras por impulso, principalmente nessa época do ano, já que a Black Friday é recheada de promoções.

“É fundamental que a gente faça algumas perguntas como, ‘eu preciso? Tenho dinheiro?’, para identificar a real necessidade de compra. Lembre-se de que há outras datas como Dia das Mães, Dia dos Pais e as promoções de janeiro e julho, que são boas oportunidades para conseguir desconto”, lembra.

Outro ponto importante para não se endividar são as parcelas do cartão de crédito. Segundo a especialista, a princípio, o parcelamento pode parecer uma saída para que as compras caibam no bolso, mas as taxas de juros muito elevadas podem levar ao endividamento.

Cuidado para não se perder com as parcelas e gastar mais do que tem disponível. Lembre-se que a dívida se estende para outros meses do ano e, caso você não consiga arcar com a sua fatura, você pode gerar uma dívida inestimável”, alerta.

Data também requer cuidados com segurança

Para além do cuidado com o orçamento financeiro, é importante ter atenção com a segurança, principalmente em compras online. De acordo com um levantamento feito pela Kaspersky, o roubo de dados de pagamento dobrou esse ano em comparação com 2021, chegando a quase 20 milhões de ataques, o que demonstra a necessidade de atenção em momentos de compra online.

O principal ponto de atenção do consumidor deve ser para ofertas falsas. O período de Black Friday já é esperado em trazer ofertas atrativas, e os criminosos usam esse fator a seu favor para fisgar novas vítimas de fraudes em sites falsos. A pressa pela oferta faz com que o consumidor compre por impulso para obter o menor preço, porém muitas vezes é uma armadilha para os desavisados”, explica Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Segundo o especialista, a partir desse tipo de ação, os clientes podem cair em uma campanha chamada de phishing, em que os criminosos utilizam temas populares como “isca” para induzir usuários a informar seus dados aos golpistas, que irão cometer crimes: fraudes financeiras, compras online fraudulentas, entre outros delitos.

Pensando nisso, o Fabio recomenda algumas dicas importantes para garantir uma experiência de compra segura:

  • Verifique o endereço (URL) antes de clicar no link. A URL está correta? Existem erros de ortografia ou bugs de design? Em caso afirmativo, acesse a página da oferta da loja digitando diretamente o endereço correto.
  • Faça compras apenas nas lojas oficiais. Caso haja dúvida sobre a reputação da loja, faça uma busca nos serviços de reclamação e verifique os comentários antes de tomar qualquer decisão.
  • Utilize uma solução de segurança com tecnologias anti-phishing, que enviam uma notificação caso você tente visitar uma página fraudulenta.
  • Use senhas únicas para cada site ou serviço. Caso você use apenas uma senha, se ela for roubada, todos os serviços estarão comprometidos.
  • Crie cartões virtuais para compras on-line diferentes. No app do seu banco, você provavelmente consegue criar cartões para serem utilizados uma única vez. Dessa forma, em caso de problemas, é fácil cancelar com seu smartphone.

Quer continuar acompanhando notícias como esta, sobre comprar como comprar na Black Friday 2022? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp