Auxílio Gás: Saiba como fazer o cadastro e receber o benefício

Programa social volta a ser pago na próxima semana. Confira as principais informações sobre o benefício.

Escrito por Rafaela Souza

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O Auxílio Gás é um programa social do Governo Federal criado em 2021, com o objetivo de diminuir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda.

Criado pela Lei nº 14.237, de 19 de novembro de 2021 e regulamentado pelo Decreto nº 10.881, de 2 de dezembro de 2021, o valor do benefício social corresponde a 100% da média nacional do preço do botijão de gás de cozinha por família.

Confira as principais informações do programa: como fazer o cadastro do Auxílio Gás, quem tem direito e como receber o benefício.

Como fazer o cadastro do Auxílio Gás?

Atualmente, tem direito ao benefício:

  • Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 606).
  • Famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o Benefício de Prestação Continuada da assistência social (BPC), inscritas ou não no CadÚnico.

Além disso, vale ressaltar que o Auxílio Gás será concedido preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

No caso das famílias não inscritas no Cadastro Único com beneficiários do BPC, o pagamento será feito ao titular do benefício assistencial ou seu Responsável Legal.

Passo a passo para o cadastro no Auxílio Gás

Quem ainda não está inscrito no CadÚnico deve fazer o cadastro ou atualização dos dados para receber o Auxílio Gás a cada dois meses. O cadastro pode ser feito nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade.

Para saber qual é o CRAS mais próximo da sua residência, acesse o site Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS). Assim como no caso do Bolsa Família, é preciso aguardar até dois meses para receber o próximo pagamento do Auxílio Gás.

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Inscrição no CadÚnico

Para fazer o cadastro no CRAS, o responsável familiar deve apresentar pelo menos um documento de identificação, de preferência o CPF. Além disso, é necessário levar os documentos dos demais membros da família e, se possível, também apresente um comprovante de endereço (conta de luz), comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos e carteira de trabalho.

Como o pagamento do benefício é realizado?

Após a inclusão da família no programa haverá o registro do benefício em sistema eletrônico, com base nas informações constantes do Cadastro Único e nos bancos de dados do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segundo o governo federal, a concessão do benefício tem caráter temporário, pessoal e intransferível e não gera direito adquirido.

O valor do benefício é pago a cada dois meses através de conta digital ou bancária. Caso a família não tenha acesso a uma dessas opções de conta, será aberta, automaticamente, uma poupança social digital, com acesso pelo Caixa Tem.

Valor do benefício em 2023

O valor do benefício é determinado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que publica o valor da média dos seis meses anteriores referentes ao preço nacional do botijão de 13kg de GLP.

Dessa forma, o valor do benefício corresponde a 100% da média do preço calculado pela ANP.

Calendário do Auxílio Gás em 2023

O Auxílio Gás é um benefício pago a cada dois meses pelo governo federal, junto como o Bolsa Família. Assim, o calendário do Auxílio Gás segue o número final do NIS (Número de Identificação Social) e o primeiro pagamento de 2023 deve ser feito a partir do dia 13 de fevereiro:

FINAL DO NISFEVABRJUNAGOOUTDEZ
113/0214/0419/0618/0818/1011/12
214/0217/0420/0621/0819/1012/12
315/0218/0421/0622/0820/1013/12
416/0219/0422/0623/0823/1014/12
517/0220/0423/0624/0824/1015/12
622/0224/0426/0625/0825/1018/12
723/0225/0427/0628/0826/1019/12
824/0226/0428/0629/0827/1020/12
927/0227/0429/0630/0830/1021/12
028/0228/0430/0631/0831/1022/12
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

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Perguntas frequentes sobre o Auxílio Gás

  1. Como saber se o cadastro do Auxílio Gás foi aprovado?

    O beneficiário pode verificar se o Auxílio Gás foi aprovado através do aplicativo Auxílio Brasil, do aplicativo Caixa Tem ou ligando no número 111 (Caixa).

  2. O que precisa para fazer o Auxílio Gás?

    A pessoa responsável pela família deve comparecer no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de sua residência com os seus documentos pessoais e os documentos dos demais membros da família para fazer o cadastro ou atualização no CadÚnico.

  3. Qual é o valor do Auxílio Gás?

    O valor do Auxílio Gás em 2023 corresponde a 100% da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos.

  4. Como receber o Auxílio Gás?

    Depois de aprovado o benefício, o saque do valor do Auxílio Gás pode ser realizado através da Conta Poupança Social Digital (Caixa Tem), Conta Caixa Fácil ou através de qualquer correspondente Caixa, como as lotéricas e agências bancárias da Caixa Econômica Federal.

  5. Como consultar o número do NIS?

    Após a entrevista no CRAS, o responsável familiar recebe a “Folha Resumo Cadastro Único” que consta as informações relativas ao cadastro da família, incluindo o número do NIS. Além disso, a consulta ao número do NIS pode ser feita através do portal ou aplicativo MeuCadÚnico, do cartão Cidadão e do portal CNIS.

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