CadÚnico: Saiba como se cadastrar e ter acesso aos programas sociais do governo em 2023

Cadastro Único é a principal porta de entrada para benefícios sociais como Bolsa Família, Auxílio Gás e BPC. Confira as principais informações!

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Nos últimos anos, o número de pessoas inscritas no Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico, aumentou expressivamente. Segundo dados do Governo Federal, em janeiro de 2023, cerca de 41.519.690 famílias estavam inscritas no Cadastro.

Atualmente, o registro é a principal porta de entrada para diversos benefícios sociais, como o Bolsa Família, Auxílio Gás, Tarifa Social de Energia Elétrica e ID Jovem, por exemplo.

Diante disso, o iDinheiro reuniu as principais informações sobre o tema, como quem pode se cadastrar no CadÚnico atualmente, como atualizar os dados e mais. Confira!

O que é o Cadastro Único?

Segundo o Governo Federal, o Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil.

Apesar de ter sido criado pelo Governo Federal, o registro é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de todo o país de forma gratuita.

Para que serve o CadÚnico?

A inscrição e atualizados dos dados no CadÚnico permite que o beneficiário participe de diversos programas sociais, como:

Quem pode se cadastrar no CadÚnico?

Para ter acesso aos benefícios do Cadastro, é necessário cumprir alguns requisitos relacionados à renda familiar. Confira, a seguir, quem pode se cadastrar no CadÚnico:

  • Famílias com renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
  • Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos;
  • Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou querendo algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.
  • Pessoas que vivem em situação de rua (sozinhas ou com a família).

Como fazer o cadastro

Quem cumpre esses requisitos e, portanto, pode se cadastrar no CadÚnico, deve comparecer à unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) responsável pela sua região.

Para saber qual é o CRAS mais próximo da sua residência, acesse o site Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS).

A pessoa que levar as informações da família ao CRAS será o responsável familiar e, preferencialmente, deve ser uma mulher. É necessário levar os seguintes documentos:

  • CPF (preferencialmente), ou outros documentos de identificação, como Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, RG, Carteira de Trabalho ou título de eleitor do responsável familiar.
  • Comprovante de endereço (preferencialmente a conta de energia elétrica).
  • Comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Se não tiver comprovante, leve o nome da escola de cada criança ou jovem.
  • Carteira de Trabalho.
  • Documentos dos demais membros da família (CPF, RG, Carteira de Trabalho).

Apresentando esses documentos, o responsável familiar passa por uma espécie de entrevista que pode demorar até 1 hora. Depois disso, caso cumpra todos os requisitos, o responsável recebe o número do NIS para se cadastrar nos programas sociais.

icon

Pré-Cadastro

No caso do primeiro cadastro, o responsável familiar pode fazer um Pré-Cadastro através do aplicativo do Cadastro Único, informando seus dados. Depois disso, o responsável tem até 240 dias para comparecer à unidade do CRAS para apresentar os documentos de identificação e complementar as informações pendentes. Lembrando que essa etapa é opcional.

Como atualizar os dados no CadÚnico?

A atualização dos dados do CadÚnico deve ser feita presencialmente, a cada dois anos, nos postos da prefeitura que cuidam do Cadastro ou em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para isso, o responsável familiar deve levar os documentos de identificação e outras informações que ajudam no cadastro, como carteira de trabalho e comprovante de residência.

No momento da atualização, é necessário comprovar que a renda mensal dividida pelos integrantes da família continua não ultrapassando meio salário mínimo (R$ 606,00), e ainda que a renda bruta mensal seja inferior a três pisos (R$ 3.636,00).

A falta de atualização no cadastro dentro do prazo estipulado pelo governo pode levar ao bloqueio dos benefícios e, posteriormente, ao cancelamento.

Perguntas frequentes sobre o CadÚnico

  1. Quem pode se cadastrar no CadUnico?

    Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo e, ainda, as famílias que possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou querendo algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.

  2. Como se cadastrar no CadÚnico pela internet?

    Não é possível se cadastrar no CadÚnico pela internet, apenas em uma unidade do CRAS. No entanto, o responsável familiar pode realizar um Pré-Cadastro através do aplicativo do CadÚnico e, posteriormente, levar os documentos necessários ao CRAS.

  3. Como atualizar o CadÚnico pela internet?

    Caso não tenha ocorrido nenhuma atualização nos dados informados na última entrevista feita presencialmente na unidade do CRAS, o responsável familiar pode realizar a confirmação dos dados através da internet. Isso pode ser feito através do aplicativo do Cadastro Único e através do portal CadÚnico.

  4. Como atualizar os dados do Cadastro Único?

    A atualização dos dados do Cadastro Único pode ser feita através do portal CadÚnico e do aplicativo Cadastro Único. No entanto, se for preciso alterar alguma informação, o responsável familiar deve comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização.

  5. Quais os benefícios do CadÚnico?

    Quem está inscrito no CadÚnico pode ter acesso a diversos benefícios sociais como: Auxílio Gás, Bolsa Família, ID Jovem, Tarifa Social de Energia, entre outros.

Quer continuar acompanhando notícias como essa, sobre quem pode se cadastrar no CadÚnico? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp