Faltando menos de dois meses para a Black Friday, os brasileiros parecem estar mais otimistas para a data neste ano. É o que aponta uma pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos, que mostra que não apenas um número maior de consumidores pretende ir às compras durante a já tradicional data de promoções que antecede o Natal, como eles também estão dispostos a comprar mais.
De acordo com os dados divulgados pela pesquisa, dos mil entrevistados na pesquisa, 71% declarou que pretende comprar na Black Friday 2022, o que representa uma alta de de 29% de crescimento em relação a 2021. Segundo a pesquisa, uma das razões é o aumento da confiança da classe C, cuja intenção de compra aumentou 32% em relação a 2021, enquanto na classe A e B o aumento foi de 23%.
Roupas e acessórios lideram a lista de produtos preferidos
Ainda de acordo com a pesquisa Google/Ipsos, cada consumidor pretende adquirir produtos de 5 categorias neste ano. Confira a lista dos itens preferidos pelos entrevistados:
- Roupas e Acessórios: Quase metade (47%) das pessoas declararam que vão comprar produtos desta categoria.
- Livros e Itens de Papelaria: em 2022, a intenção de compra dos itens desta categoria saltou de 31% para 43%, sinalizando que a Black Friday deve ser usada para antecipar as compras de material escolar.
- Calçados: intenção de compra desta categoria mais que dobrou (era de 17% em 2021 e saltou para 38% neste ano).
- Celulares: em 2021, esta categoria foi apontada por 34% dos entrevistados. Já em 2022, por36% dos entrevistados
- Eletroportáteis: a intenção de compra desta categoria era de 18% em 2021 e passou a 33% em 2022.
“A Black Friday deste ano recebe um consumidor que, apesar de estar em uma situação econômica desafiadora, não está esvaziado de desejos”, afirma Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o segmento de Varejo do Google Brasil.
Ainda de acordo com Gleidys, o aumento da intenção de compra é reflexo do aumento da confiança do consumidor, que acredita que sua capacidade de compra vai melhorar até o final do ano.
Consumidor deve comprar tanto em lojas físicas quanto em canais online
A pesquisa realizada pelo Google/Ipsos também revela que o brasileiro consolidou seus hábitos de compra adquiridos ao longo dos últimos anos, principalmente a partir do contexto da pandemia da Covid-19. Com isso, os consumidores brasileiros estão comprando por meio de diferentes canais, sejam de e-commerce ou em lojas físicas.
No total, 72% dos entrevistados afirmaram que compraram tanto em canais on-line quanto offline nos últimos seis meses. Já no caso específico da Black Friday de 2022:
- 57% dos entrevistados afirmaram que pretendem fazer suas compras por meio de sites;
- 51% por meio de aplicativos;
- 45% por meio de lojas físicas.
Marketing de afiliados deve impulsionar as vendas na Black Friday
Além do interesse em comprar mais e melhor na Black Friday, dados divulgados pela Afilio, empresa de marketing de performance, apontam que o marketing de afiliados deve impulsionar as vendas na Black Friday 2022.
“Não temos dúvidas de que a Black Friday é a data mais importante e esperada do varejo. Nossos afiliados e anunciantes começam os preparativos e as análises com antecedência e essa preparação vai além do adiantamento das ofertas. Estudamos as melhores oportunidades e oferecemos uma experiência completa através de diferentes canais para impulsionar as vendas antes, durante e depois do evento”, comenta Fernanda Hermanny, CEO da Afilio.
De acordo com Fernanda, os principais segmentos que obtiveram mais lucro em 2021 foram:
- Moda e esporte;
- Viagens;
- Alimentos e bebidas;
- Beleza e saúde.
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