627 mil pessoas terão que devolver o dinheiro do auxílio emergencial

Saiba quais grupos terão que devolver o dinheiro do auxílio emergencial. Mensagens de texto serão enviadas pelo governo ao longo desta semana.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Ao longo desta semana, 627 mil pessoas receberão mensagens de texto para devolver o dinheiro do auxílio emergencial recebido indevidamente. Esse é o segundo lote de SMS no ano de 2021. Em agosto, 650 mil pessoas foram comunicadas e até o dia 21 de setembro, foram restituídos cerca de R$ 40,6 milhões aos cofres públicos.

As mensagens incluirão orientações sobre a devolução voluntária dos recursos, a denúncia de fraudes ou o pagamento de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) do auxílio emergencial.

Saiba quais grupos terão que devolver o dinheiro do auxílio emergencial

Confira, abaixo, quais grupos terão que devolver o dinheiro do auxílio emergencial:

  • Trabalhadores que, ao declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), geraram DARF para restituição de parcelas do auxílio emergencial, mas ainda não efetuaram o pagamento.
  • Quem recebeu recursos de forma indevida por não se enquadrar nos critérios de elegibilidade do programa.

Entre os critérios que caracterizam o recebimento indevido estão: acumular outros benefícios assistenciais do governo, como aposentadoria, seguro-desemprego ou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm); ter um emprego com carteira assinada no período do pagamento do auxílio ou renda incompatível com o programa, entre outros.

Mensagens serão enviadas pelos números 28041 ou 28042

O Ministério da Cidadania esclarece que as mensagens serão enviadas pelos números 28041 ou 28042, terão o registro do CPF do beneficiário e o link iniciado com gov.br. Assim, qualquer SMS com esse intuito e de número diferente deverá ser desconsiderado.

Para o grupo que recebeu fora das regras do auxílio, a mensagem será: “O CPF ***.456.789-** recebeu auxilio emergencial indevidamente. Devolva voluntariamente o auxílio em gov.br/devolucao e/ou denuncie fraude em gov.br/falabrae”.

Já o grupo relacionado à Declaração de IRPF e com DARF emitida, receberá a seguinte mensagem: “O CPF ***.456.789-** possui DARF do Imposto de Renda em aberto relativo ao auxilio emergencial. Pague o valor ou denuncie fraude. Acesse gov.br/dirpf21ae”.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o auxílio emergencial? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro, ativar as notificações push, se inscreva, também, no nosso canal do Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp