INSS começa a pagar o 13º de aposentados e pensionistas que recebem mais de 1 salário mínimo

Pagamentos do 13º estão sendo realizados junto com o benefício de abril, entre os dias 02 e 06 de maio.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem mais de um salário mínimo começa a ser paga nesta segunda-feira (02), e segue até o dia 6 de maio para os demais beneficiários.

Segundo o INSS, mais de 31 milhões de cidadãos serão beneficiados, entre aposentados e pensionistas. Tem direito ao benefício os aposentados, pensionistas, beneficiários de auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

Dessa forma, não tem direito à gratificação quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou renda mensal vitalícia.

Calendário de pagamentos do 13º do INSS para quem recebe mais de 1 salário mínimo

Confira abaixo o calendário de pagamentos da primeira e da segunda parcela do 13º do INSS para quem recebe mais de 1 salário mínimo. As datas seguem o número final do benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece após o traço no cartão.

Final do benefício1ª parcela2ª parcela
1 e 62 de maio1 de junho
2 e 73 de maio2 de junho
3 e 84 de maio3 de junho
4 e 95 de maio6 de junho
5 e 06 de maio7 de junho

Como consultar o 13º do INSS

O 13º do INSS pode ser consultado através dos seguintes canais:

  • Central de atendimento pelo telefone 135: a ligação é gratuita, com atendimento de segunda a sábado, de 7h às 22h;
  • Portal Meu INSS;
  • Aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp