Antecipação do 13º do INSS: Entenda como serão os pagamentos do benefício

Pagamentos do 13º do INSS foram adiantados para abril e maio. Veja quem tem direito e como consultar o benefício.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A partir do próximo mês, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira parcela do décimo terceiro. O benefício, geralmente pago no segundo semestre do ano, foi antecipado pelo governo no dia 18 de março.

Confira as principais informações sobre a antecipação dos pagamentos:

Quem tem direito ao 13º do INSS?

Segundo o governo, mais de 30 milhões de beneficiários do INSS serão contemplados com a antecipação do 13º salário em todo o Brasil.

Tem direito à antecipação do 13º do INSS aposentados, pensionistas, beneficiários de auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

Dessa forma, não tem direito à gratificação quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou renda mensal vitalícia.

Quando os pagamentos serão feitos?

Os pagamentos do décimo terceiro do INSS serão feitos em duas parcelas, junto com o benefício de cada mês.

Primeira parcela: corresponde a 50% do valor do benefício, pago entre os dias 25 de abril e 6 de maio.

Segunda parcela: 50% do valor do benefício, menos o valor devido ao Imposto de Renda (a quem se aplicar), pago entre 25 de maio e 7 de junho.

No caso dos beneficiários que começaram a receber o benefício depois de janeiro, os valores das parcelas serão calculados de forma proporcional.

Confira o calendário completo de pagamentos do 13º do INSS.

Como consultar os benefícios do INSS?

É possível consultar os benefícios do INSS através de três canais:

  • Central de atendimento pelo telefone 135: a ligação é gratuita e o atendimento é de segunda a sábado, de 7h às 22h;
  • Portal Meu INSS;
  • Aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp