Primeira parcela do 13º do INSS será paga na próxima semana; veja como consultar

Confira o calendário de pagamentos do 13º do INSS, saiba quem deve receber e entenda como o benefício será pago.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A primeira parcela do 13º do INSS será paga a partir da próxima segunda-feira, 25, junto com o benefício mensal. A consulta do valor e do extrato já está disponível, via telefone, site e aplicativo do INSS.

Para os segurados que já estavam aposentados em janeiro de 2022, o valor da primeira parcela do 13º equivale a metade do valor do benefício mensal.

Já a segunda parcela, terá os devidos descontos de Imposto de Renda, para quem tem a pagar. Quem passou a receber o benefício após janeiro deste ano receberá os valores proporcionalmente. Confira todas as informações sobre o benefício.

Quem tem direito ao 13º do INSS?

Todos os segurados do INSS que recebem auxílio-doença, aposentadoria, auxílio-reclusão, auxílio-acidente e pensão por morte têm direito a receber o 13º salário.

Entretanto, as pessoas que ganham benefícios assistenciais, como Renda Mensal Vitalícia e Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas), não têm direito a gratificação.

Calendário de pagamentos 13º do INSS

Veja a seguir o calendário de pagamento do 13º do INSS para quem recebe um salário mínimo.

Final do número do NISData de pagamento da 1ª parcelaData de pagamento da 2ª parcela
125 de abril25 de maio
226 de abril26 de maio
327 de abril27 de maio
428 de abril30 de maio
529 de abril 31 de maio
62 de maio1 de junho
73 de maio2 de junho
84 de maio3 de junho
95 de maio6 de junho
06 de maio7 de junho

Agora, confira abaixo o calendário para quem recebe mais de um salário.

Final do número do NISData de pagamento da 1ª parcelaData de pagamento da 2ª parcela
1 e 62 de maio1 de junho
2 e 73 de maio2 de junho
3 e 84 de maio3 de junho
4 e 95 de maio6 de junho
5 e 06 de maio7 de junho

Como consultar o 13º do INSS?

Há três maneiras de consultar a primeira parcela do 13º do INSS: via telefone, pelo site ou pelo aplicativo.

Via telefone

Uma forma simples de consultar o benefício do INSS e obter informações sobre ele é por meio da central de atendimento, discando o número 135.

Ao efetuar a ligação, você deve informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais que serão solicitadas, a fim de evitar possíveis fraudes.

O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Pelo site

Para consultar pelo site, você deve acessar o Meu INSS, efetuar o login e clicar na opção “Extrato de Pagamento”. Lá, estão todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

Pelo app

A consulta também poderá ser feita pelo aplicativo Meu INSS, está disponível para download no Google Play e na App Store.

Assim como na consulta pelo site, é necessário efetuar o login para ter acesso a esse e outros serviços disponíveis, além do seu histórico de informações.

Quer continuar acompanhando as notícias como esta, sobre o 13º do INSS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp